quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Geral

Dia 18/12 tem mutirão de fístulas em Paulo Afonso (BA)

Objetivo é diminuir as filas no SUS para o procedimento, essencial para quem faz hemodiálise
Aline Thomaz - Vithal Comunicação Integrada 
alinethomaz@vithal.com.br


07/12/2010 - A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) realiza no dia 18 o primeiro Mutirão de Cirurgias de Fístulas em Paulo Afonso (BA), cidade a cerca de 470 km de Salvador. Serão realizadas 20 cirurgias no Hospital Municipal de Paulo Afonso em pacientes que estão na fila. Oito cirurgiões vasculares de diferentes estados participarão da iniciativa.

 
 “A ideia do mutirão de fístulas surgiu a partir da necessidade de prover acesso hemodialítico e haver uma lista de espera cada vez maior em vista da burocracia do próprio SUS, que atrapalha a dinâmica de trabalho”, afirma o cirurgião vascular de Paulo Afonso e organizador do mutirão junto à SBACV, Iran Gama Filho. Além da buracracia pública, há poucos cirurgiões vasculares no sertão nordestino, principalmente nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

 
Uma das formas de tratamento para quem tem insuficiência renal avançada é a hemodiálise. Para a melhor realização do procedimento é necessário fazer uma fístula artério-venosa – cirurgia que liga uma artéria a uma veia – para passagem do sangue para filtragem na máquina. “A cirurgia de fístula diminui as complicações que envolvem a longa permanência dos cateteres de hemodiálise, como a trombose de grandes vasos, infecção e deslocamento destes de seu local adequado”, complementa Gama Filho.

 
No dia 17, os profissionais de saúde estão convidados para uma palestra, às 20h, no auditório do Hospital Nair Alves de Souza, que pertence a Companhia Hidroelétrica do São Francisco. Os médicos Jackson Caiafa e Fábio Linard falarão, respectivamente, sobre “Cuidados com acessos vasculares para hemodiálise” e “Fístulas arterio-venosas sem próteses”. Participam do mutirão os cirurgiões vasculares: Guilherme Pitta (presidente da SBACV), Jackson Caiafa, Filipe Amorim Braga, Aldemar Araújo Castro, Luiz Henrique Serpa de Menezes, Miguel Porto, André Valença, Iran Gama Filho e Fábio Linardi.

Sem comentários:

Enviar um comentário