terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Por Bob Charles

Ano Novo

Bob Charles
Como já havia sido publicado nesta coluna, o quase ex-deputado  estadual Luís de Deus (DEM) não deve mesmo deixar a vida pública em 2011.Seu destino ainda é desconhecido, mas existem diversas possibilidades em aberto. Como o próprio Luís de Deus  já "ensinou", nunca é demais ser cauteloso.
Demanda
Por causa das festas de fim de ano os estoques de sangue caem bastante no Hemoba. Quem for doador poderia comparecer o quanto antes para ajudar na coleta.

Aftosa
Termina amanhã o prazo para declarar a vacinação contra a febre aftosa. Criador que ignorar vai pagar multa. 

Entretenimento

Natal no Parque leva multidão à Praça das Mangueiras

Redação/PMPA
redacao@ozildoalves.com.br


Crédito: Antônio Francisco

Mesmo com as chuvas ocorridas no final de semana, uma grande multidão se dirigiu à Praça das Mangueiras para viver toda cultura, lazer e o espírito natalino, que cercaram a decoração e as apresentações de corais e orquestras.  Na sexta-feira, 10, os corais Zênite e da Chesf levaram famílias inteiras a curtirem o mais belo repertório. Já no sábado a Orquestra Sinfônica da UFBA levou o público a uma grande viajem por músicas que envolveram e encantaram o público. Aplaudida de pé ao final da apresentação, a orquestra marcou um grande momento de quem esteve presente na praça. "Fico toda arrepiada ouvindo essa orquestra tocar Chico Buarque de maneira diferente e tão bonita", destacou a estudante Amanda Costa.
José Maurício Brandão regente da orquestra agradeceu a oportunidade de estar em Paulo afonso. "Quero agradecer a Prefeitura por poder estar aqui nesta belíssima cidade e fazer esse espetáculo neste bonito espaço", destacou o regente.
No domingo, 12, a programação ficou sob o comando do Departamento de Cultura. Alegria, diversão, crianças por todos os lados a até a visita do Papai Noel foi possível encontrar na praça que contou também com as apresentações infantis, Orquestra do Colégio Sete de Setembro, Auto de Natal, pastoril e palhaços. A programação de natal continua até o dia 26, todo o final de semana na Praça das Mangueiras. Na próxima semana as atrações começam a se apresentar já na quinta-feira, 16. Confira a programação, leve sua família e deixe o clima do natal contagiar você!

16/12 (quinta-feira) 18h - Celebrando a Vida com a Terceira Idade / Show de Humor "Surra Que é Bom", com Bosco.
17/12 (sexta-feira) 21h - Cantata de Natal da Igreja Pentencostal.
18/12 (sábado) 21h - Coral do Mosteiro de São Bento (Salvador-BA) / Crianças Flautistas BTN 2 (PETI)
19/12 (domingo) 17h - Programação Infantil / Auto de Natal / pastoril, palhaços, danças e muito mais.

22/12 (quarta-feira) 21h - Coral Canto da Terra (UNEB) / Coral Sonoras Vozes (Carlina).
23/12 (quinta-feira) 21h - Zigo Aguiar (Acústico)
24/12 (sexta-feira) 21h - Natal Encantado SESC Ler
25/12 (sábado) 21h - Quinteto Sanfônico de Sergipe / Coral Zênite
26/12 (domingo) 17h - Programação Infantil, Auto de Natal, pastoril, palhaços, danças e muito mais

Pescadores recebem curso gratuito de Mecânica Marítima

P.A InDoOr
Diversos pescadores baianos poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade a partir do natal. Os profissionais estão participando de um curso de Mecânica de Motores Marítimos, que irá ajudá-los a resolver problemas antes das viagens ou mesmo emergências em alto mar. As aulas são fruto de um convênio entre o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Bahia Pesca. “Esta é apenas a primeira turma, com 16 alunos. As aulas começaram na segunda-feira (6/12) e vão até o dia 23. Em seguida abriremos vagas para outros pescadores”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que participou da aula inaugural. A carga horária do curso é de 100h.
O conhecimento adquirido servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a auto-estima dos pescadores, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras. “Lá em Bananeiras (na Ilha de Maré) não tem nenhum mecânico, então quando um motor quebra a gente fica sem poder sair pra pescar, e ainda tem de pagar alguém pra resolver. Agora eu mesmo vou colocar a mão na massa”, comemora o pescador Paulo Sérgio, 25 anos, aluno do curso. Além dele, a turma tem pescadores de Santa Cruz de Cabrália, Canavieiras, Prado, Cumuruxatiba, Remanso e Sobradinho.
Entre os temas das aulas estão os princípios de funcionamento dos motores, componentes do sistema, gases de escape, dentre outros.

Chuva deixa desabrigados e alaga ruas em Juazeiro

P.A InDoOr
Dez famílias que tiveram as casas derrubadas pelas chuvas ou condenadas pela Defesa Civil de Juazeiro (a 500 km de Salvador), nos bairros Piranga I, Quidé, Palmares e Jardim das Acácias estão agora em casas de parentes. Os 60 milímetros de chuva registrados no último domingo causaram alagamentos em várias ruas e avenidas na cidade, que têm estrutura precária para escoamento de água de chuva.
A Prefeitura de Juazeiro decretou estado de emergência devido às chuvas. Essa é uma situação que se repete a cada ano quando chega o período chuvoso, entre os meses de novembro e março.
A população mais atingida mora em casas construídas em invasões nos bairros periféricos próximos a riachos, canais e lagoas, a exemplo dos moradores da invasão do Palmares I. Cinco famílias tiveram que deixar suas casas.
Uma das que desabaram pertencia a Auseni Ramos. Ela conta que teve tempo de retirar os móveis e sair com a família para a casa de uma irmã. “Graças a Deus ninguém ficou ferido”, disse enquanto olhava a casa destruída.
A prefeitura realizou limpeza de canais que cortam a cidade. A Defesa Civil está fazendo vistorias nos bairros e permanece de prontidão para emergências. A previsão do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é de mais chuvas até a próxima sexta.
Ibirapuã - As chuvas da quinta-feira passada em Ibirapuã, a 873 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, fizeram a prefeitura local decretar estado de emergência por 30 dias, informou nesta segunda o secretário de Administração Denilton Pinto da Cruz.
O prejuízo na cidade, onde 15 casas ficaram danificadas, obrigando três famílias a procurar a ajuda de terceiros para ter onde ficar, chega perto dos R$ 80 mil. Não houve feridos.

Dilma convidou Ciro para ministério, diz Cid Gomes

P.A InDoOr
O deputado federal Ciro Gomes (PSB) foi convidado a ser ministro do governo da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). A confirmação foi feita hoje pelo irmão dele, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), em Fortaleza. "Será no primeiro escalão e isso deve ficar definido entre hoje e amanhã", antecipou Cid, reforçando que o encontro do PSB da última sexta-feira com Dilma "não foi conclusivo e não discutiu segundo escalão". 

"Mas cabe à presidenta anunciar seu ministério. O que conversamos na última sexta-feira em Brasília não foi nada conclusivo. Ela me disse que até a próxima quarta-feira deve apresentar os nomes dos ministros que ainda estão faltando", disse Cid, depois de assinar ordem de serviço para construção do novo estádio Castelão. Cid declarou que o irmão continua de férias no exterior e que está sendo informado de tudo do governo Dilma. 

Cid espera pelo anuncio completo do ministério de Dilma até quarta-feira para começar a pensar no seu novo secretariado. "Começo a pensar nisso a partir de quarta-feira e até antes do Natal anuncio. Não que o pessoal do PSB cearense que sobrar do governo Dilma necessariamente venha para o meu secretariado", destacou. O PSB teria no governo Dilma os ministérios da Integração Nacional e as secretarias especiais dos Portos e Aeroportos e das Micro Empresas.

Governador reafirma compromisso de construção da ponte Salvador/Itaparica

Wagner prevê um prazo de seis meses “ou, talvez um pouquinho mais”, para o lançamento do Edital.
P.A InDoOr
Crédito: Agecom
Luiz Inácio Lula da Silva e Jaques Wagner
Luiz Inácio Lula da Silva e Jaques Wagner
No programa de rádio desta terça-feira (14), o governador Jaques Wagner reafirma ao ouvinte Moisés Rocha o seu compromisso de construção da ponte Salvador/Itaparica. Para isso, já tem em mãos os projetos apresentados, na semana passada, pelos consórcios que se habilitaram, dentro do prazo que estava acordado.

“Agora, as equipes de governo têm que se debruçar sobre esses projetos, trabalhar para ver qual deles é o mais interessante, e, em seguida, preparar o edital e partir diretamente para a licitação, com previsão, é claro, de receitas orçamentárias do Estado e da Federação”. Wagner prevê um prazo de seis meses “ou, talvez um pouquinho mais”, para o lançamento do Edital.

O governador afirma que a obra “vai melhorar a entrada e saída da nossa capital, que hoje está praticamente restrita à BR324, e todo esse conjunto, impactando muito no baixo sul e no sul do nosso estado”. Wagner também destaca a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bahia, no final de semana, quando assinou a ordem de serviço dos quatro primeiros lotes da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (Fiol), correspondentes ao trecho Ilhéus/Caetité, com 537 quilômetros de extensão. O presidente também participou da solenidade de formatura de 291 mil alunos da terceira etapa do programa estadual Todos pela Alfabetização (Topa).

“Foram duas belas festas. Uma em Ilhéus e outra em Salvador. O presidente estava muito emocionado e eu também. Acho que isso contagiou a todos. É a síntese daquilo que a gente fez - investir na logística do Estado, que há muito tempo estava abandonado, sem grandes projetos para melhorar a condição de transportes”.
Segundo Wagner, a Fiol, que tinha sido sonhada no século XIX, finalmente começa a se materializar. “Isso é uma demonstração da minha e da preocupação do Presidente Lula, e, tenho certeza, que continuará a ser a preocupação da presidenta Dilma”.

Sobre o Topa, o governador diz que se orgulhou de ouvir do presidente e do seu ministro da Educação, Fernando Haddad, “que o nosso programa é o maior do Brasil nessa área de alfabetização. O que mostra a nossa preocupação com a nossa gente”.

Outro assunto em destaque no programa é a construção de novos aeroportos em Vitória da Conquista, Ilhéus e Luís Eduardo Magalhães, além da ampliação da pista do terminal de Barreiras. Wagner fala ainda do transporte regional, com o governo facilitando a vinda das empresas que querem investir no setor.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 19h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Potencial do Sistema Itaparica foi divulgado na 2ª Esposhow, em Petrolândia (PE)

Para os agricultores familiares dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, construídos pela Chesf e administrados pela Codevasf, a realização da Exposhow foi uma oportunidade de divulgar o potencial da produção regional.
P.A InDoOr
Crédito: Assessoria de Comunicação do Sistema Itaparica 
Expositor Cicero Moura freire.
Expositor Cicero Moura freire.
Terminou no domingo (12/12), a segunda edição da Exposhow - Feira de Tecnologia da Agricultura Familiar do município de Petrolândia, em Pernambuco, que aconteceu no Parque de Exposições João Pernambuco. Foram três dias de exposição que atraiu cerca de 20 mil pessoas, de acordo com a coordenação do evento.
Para os agricultores familiares dos Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica, construídos pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e administrados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a realização da Exposhow foi uma oportunidade de divulgar o potencial da produção regional. O momento também proporcionou o conhecimento e acesso às novidades tecnológicas do mercado agropecuário. 
Produtores do Sistema Itaparica apostaram no potencial da Feira e levaram seus produtos para expor em estandes cedidos pela Prefeitura Municipal de Petrolândia, organizadora do evento. Os visitantes puderam conferir as criações de codornas e bovinos, a produção de hortaliças orgânicas, além dos artesanatos produzidos com couro do peixe Tilápia.
 
Ianne Lima
Jornalista
Assessoria de Comunicação do Sistema Itaparica - Convênio Eletrobras Chesf/Codevasf
Codevasf - 6ª Superintendência Regional

Mais notícias

IBGE lança nova edição do Atlas Nacional com atualização de informações

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (14) o Atlas Nacional do Brasil Milton Santos. O livro, que traz 548 mapas, 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, atualiza informações geográficas sobre o território brasileiro. Entre os destaques, estão os mapas referentes à cadeia produtiva (carne, algodão herbáceo e mandioca) e o da distribuição dos estabelecimentos agropecuários, publicados pela primeira vez nesta edição.

De acordo com o IBGE, a primeira obra desse tipo foi lançada pelo instituto em 1959, com o nome deAtlas do Brasil. Em 1966, uma nova edição intitulada Atlas Nacional do Brasil trouxe atualização dos dados em algumas folhas. Em seguida, o IBGE lançou três publicações em formato semelhante ao atual, nos anos de 1992, 1996 e 2000.

Segundo a geógrafa Adma Hamam de Figueiredo, coordenadora do projeto do IBGE, o Atlas reúne informações variadas e é responsável pela difusão do conhecimento geográfico do Brasil entre estudantes de todos os níveis de ensino e para a população em geral. 

“É um enorme conjunto de informações sobre o território brasileiro, desde a parte física, de recursos naturais, até aspectos sociais, na esfera socioeconômica. Trata-se de um retrato bastante complexo da realidade territorial do país”, explicou.

A publicação se estrutura em torno de quatro grandes eixos: O Brasil no Mundo; Território e Meio Ambiente; Sociedade e Economia; e Redes Geográficas. O primeiro trata da inserção do Brasil no cenário mundial e aborda questões como a desigualdade social, o acesso a informações, as redes geográficas e as fontes energéticas. Ressalta que as diversas formas de inclusão do Brasil no mundo afetam a própria geografia do país, pois grande parte das atividades aqui desenvolvidas relaciona-se à competição mundial. 

A relação entre território e meio ambiente enfatiza que o espaço geográfico representa um dos fundamentos da identidade nacional, o que torna o mapa uma referência central de seu reconhecimento no mundo. Trata da divisão política, da regionalização e do meio ambiente, destacando que o território brasileiro está submetido a tensão constante entre forças que induzem à interiorização da ocupação do território e, simultaneamente, ao reforço do processo histórico de litoralização.

atlas pode ser adquirido na loja virtual do IBGE (http://www.ibge.gov.br/lojavirtual/default.php) e nas livrarias consignadas (http://www.ibge.gov.br/lojavirtual/livrarias.php).  

Edição: Graça Adjuto

Esporte

Baba dos Velhinhos é o campeão do interbabas

P.A InDoOr
Crédito: Antônio Francisco

Foi consagrado campeão do campeonato intebabas o baba dos velhinhos que venceu com o placar de 2x 1 o time de Admox. Em terceiro lugar ficou o Baba Amizade de venceu o Baba da Lua de 5x1. na última partida, estiveram presentes o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte Jânio Soares e o Chefe de Gabinete Hermes Benzota.
Este ano, o evento foi realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte. Para o primeiro colocado, a premiação foi o troféu de campeão e mais o valor de R$ 600. Já o segundo lugar levou para casa o troféu e o valor de R$ 300, o terceiro lugar conquistou o troféu e R$ 100 e o quarto lugar foi premiado com uma bola. Também foi premiado o melhor jogador e artilheiro do campeonato, o atleta marco Melo do Admox levou esse título para casa.

Saúde

Anvisa suspende comércio de lote de xarope pediátrico com erro no rótulo

P.A InDoOr
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, o comércio e o uso, em todo o país, do Lote 0535 ABR10 do xarope pediátrico Bisolvon, fabricado pela empresa Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda.
Segundo resolução publicada segunda-feira (13) no Diário Oficial da União, a razão da suspensão foi um erro de informação na rotulagem do produto. No rótulo constava que o xarope não continha corante, mas estudos da Anvisa comprovaram a presença da substância.
A Boehringer deverá providenciar a retirada imediata do lote citado do mercado. De acordo com resolução de 21 de março de 2005, a medida deve ser tomada sempre que houver indícios suficientes ou comprovação de desvio de qualidade que possa representar risco à saúde. As informações são da Agênci Brasil.