quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Entretenimento

Entretenimento

Pelourinho Cultural relembra antigos bailes de Carnaval

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

Para relembrar os antigos bailes de Carnaval e guiar a plateia por uma viagem musical que remete aos fascinantes salões com pierrôs e colombinas, o programa Pelourinho Cultural leva ao Largo Tereza Batista, neste sábado (8), às 21h, o Bailinho de Quinta.

O projeto busca, de maneira criativa, congregar alguns dos momentos memoráveis da história musical da festa mais aguardada do calendário baiano. Para animar o público, músicas como Mamãe Eu Quero, Balancê, Bandeira Branca, A Banda, A Filha da Chiquita e canções compostas por artistas como Eduardo Souto, Freire Júnior, Sinhô, Moraes Moreira, Chico Buarque e Caetano Veloso.

A banda do Bailinho de Quinta é formada por músicos atuantes no cenário musical de Salvador, como o guitarrista Graco Vieira (Scambo), o baterista Thiago Trad (Cascadura), o baixista multibandas Renato Hishihara, os sopristas Léo Couto, Bruno Neri e Mateus Aleluia (Orquestra Rumpilezz, Orquestra Afrosinfônica) e a cantora Juliana Leite (Orquestra do Maestro Zeca Freitas).

Por Bob charles

Postura

Bob Charles
Médico lotado em Hospital Nair Alves de Souza relatava ontem sua admiração para um detalhe: a pontualidade do médico Luiz Aureliano no cumprimento da jornada de trabalho e o esforço para dispensar atendimento à população. Quem já trabalhou com Aureliano, não estranha o ritmo acelerado que ele empreende às suas ações administrativas, reforça.

De sola
Aliás, por falar em Luiz Aureliano dizem nos bastidores que ele já se mandou para Salvador, onde tem uma audiência agendada com o secretario de saúde do Estado. Assim, Aureliano já entra de sola.

Banda fina 
Sofre o funcionário que tentar acessar o site da prefeitura em Paulo Afonso. A dificuldade, segundo o governo, foi gerada por um problema no servidor da operadora Oi.

Pauloafonsino Antonio Carlos Zuca é premiado em Maricá/RJ

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação
Zuca atua no jornalismo da Revista Encontros
Zuca atua no jornalismo da Revista Encontros
O Jornal Mão na Roda (Maricá - RJ) realiza há seis anos uma premiação certificando o reconhecimento dos bons profissionais a cada ano, sendo que em 2010 um conhecido de nós pauloafonsinos foi agraciado. O repórter Antônio Carlos Zuca venceu na categoria “Repórter” o prêmio “Amor e Dedicação”.
Há dois anos atuando na imprensa carioca, mais especificamente na Região dos Lagos, na cidade de Maricá (40 km da capital), Zuca, que atua no jornalismo da Revista Encontros, uma das mais conceituadas na região, se destacou através de suas matérias e sua dedicação naquilo que faz. “Carismático, ele foi ganhando seu espaço até ser reconhecido pelos amigos de profissão e pela comunidade maricaense, portanto merecedor”, disse João Madeira, proprietário do “Mão na Roda”. A editora chefe da Revista Encontros, jornalista Bete Santos, disse, “nossa revista e o Carlinhos, como carinhosamente o chamamos, fomos agraciados. Ele é um excelente profissional. É realmente um trabalho de amor e dedicação realizado no cotidiano”.
Antônio Carlos Zuca (AC Zuca) já teve passagem pelas Rádios Cultura e Rádio Bahia Nordeste, colaborou com o Jornal Folha Sertaneja e o site maisfesta, além de ter trabalhado na Ascom da Prefeitura de Paulo Afonso.
Logo após ter se envolvido com drogas, principalmente com o crack, AC Zuca reconheceu que precisava se afastar para buscar seu soerguimento e assim fez.
Neste mês de dezembro, AC Zuca completou dois anos livre dos vícios e leva uma vida saudável e de muito trabalho na cidade de Maricá – RJ, onde realiza suas reportagens colaborando com a imprensa carioca em diversos aspectos.
“Quando fui informado que estaria entre os destaques do ano fiquei emocionado. Tudo isso é fruto de um recomeço, uma renovação. Agradeço aos amigos de sempre, que foram importantes nessa minha nova fase de vida. Hoje levo uma vida tranqüila, livre daquilo que um dia me escravizou. Espero que isso possa servir para outras pessoas que buscam essa liberdade. É possível, basta querer” disse Antônio Carlos Zuca.    
Com informação do Jornal Mão na Roda (Maricá - RJ)

Regivaldo Coriolano anula oficialmente posse de Pedro Macário

Da Redação PANotícias
redacao@pauloafonsonoticias.com.br


Crédito: Arquivo PAN
Pedro Macário(PP).
Pedro Macário(PP).
No dia 30 de Dezembro de 2010, quinta-feira passada, o vereador Antônio Alexandre (DEM) no seu penúltimo dia à frente da presidência da Câmara Municipal de Paulo Afonso empossou o suplente de vereador Pedro Macário Neto (PP). O ato foi baseado na decisão do Supremo Tribunal Federal que  recentemente determinou que a vaga decorrente de licença ou renúncia fosse ocupada pelo primeiro suplente do partido, e não da coligação.
O atual presidente do poder Legislativo Municipal, vereador Regivaldo Coriolano (PCdoB) ao saber da situação ocorrida convocou uma reunião com os advogados  Fernando Montalvão e Celso Pereira de Souza para entender e avaliar os procedimentos jurídicos que o caso demandava.
Na terça-feira, 04 de janeiro, com base na consultoria jurídica e através do ato administrativo Nº 001/2011, o presidente Regivaldo Coriolano declarou nula a posse dada ao segundo suplente da coligação Pedro Macário(PP). Sendo assim, o vereador Edson Oliveira (Dinho) primeiro suplente da coligação PP/PSC permanece no exercício da vereança.

Com informações de Darcimone Patriota – ASCOM / CMPA

Bahia Pesca apresenta crescimento do setor à ministra da Aquicultura

P.A InDoOr
Crédito: Alberto Coutinho
Aquicultura e pesca na Bahia crescem em ritmo superior à média do país
Aquicultura e pesca na Bahia crescem em ritmo superior à média do país
A aquicultura e a pesca na Bahia estão crescendo em ritmo superior à média do país. Os dados do setor foram apresentados pelo presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, à ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, na terça-feira (4), na primeira audiência externa da nova ministra. 

“Entre 2006 e 2009 a produção de pescado no estado cresceu 57% e atingiu 120 mil toneladas. Contribuíram para isto a aquicultura continental, que aumentou 150%, e a pesca extrativa marinha, que cresceu 82%”, afirmou o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Segundo ele, houve também um expressivo aumento na capacidade de produção de alevinos, superando os 400%. Só a Estação de Caiçara, na cidade de Paulo Afonso, produziu 15 milhões de alevinos. A quantidade de famílias atendidas pelo Programa de Peixamento de Aguadas Públicas também cresceu, beneficiando 53 mil famílias. 

Água salgada 
Parte dos peixes produzidos nas estações está sendo usada no programa ‘Peixe-Poço’, que utiliza as águas salobras de poços artesianos. Graças a uma nova tecnologia utilizada pela Bahia Pesca, pescadores do sertão baiano estão produzindo peixes de água salgada, em meio ao solo seco e árido da região. 

“A tecnologia de dessalinização é utilizada para a obtenção de água doce dos poços artesianos. O problema é que, ao realizar o processo, metade da água se tornava potável, mas a outra metade tinha o dobro de concentração de sal. Agora os pescadores do sertão baiano podem ter, com o material de um único poço, água doce e um criadouro de peixes de água salgada”, explica o diretor técnico da Bahia Pesca, Marcos Rocha. 

Terminais pesqueiros 
O crescimento da produção pesqueira colocou a Bahia na terceira colocação no ranking nacional de produção de pescado. “Nosso objetivo é atingir o volume de 140 mil toneladas de pescado”, conta Albagli. Para tanto, uma série de ações começou a ser implementada em 2010, com destaque para a capacitação dos pescadores, construção de terminais pesqueiros e criação de peixes nas águas salobras do sertão.

Kit marisqueira 
A Bahia Pesca está construindo também os primeiros terminais pesqueiros do estado, em Ilhéus e Salvador, que vão beneficiar cerca de 30 mil pescadores artesanais. “Ampliaremos ainda o Profrota, programa do governo federal que disponibiliza crédito para construção, aquisição e modernização de embarcações”, diz Albagli. 

Outro estímulo à pesca vem do Programa de Subvenção ao Preço do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras, que já atendeu quase dois mil pescadores. O benefício é oferecido pelo Governo do Estado por meio de subsídios como a isenção do ICMS, e pelo Governo Federal que ressarce até 25% do valor pago. 

Com o objetivo de beneficiar os produtos da mariscagem e possibilitar melhorias nas condições de higiene e trabalho das marisqueiras, a Bahia Pesca distribuiu um ‘kit’ nas comunidades pesqueiras da Baía de Todos-os-Santos, compostos por uma bancada com pia e outra para catação, um eco-fogão, jogo de panelas e escorredor, além de material de proteção ao corpo dos profissionais que começa a ser distribuído neste mês de janeiro. 

Criação de algas 
Partes da Baía de Todos-os-Santos se tornaram verdadeiras fazendas de uma planta abundante em suas águas, que são as macroalgas marinhas, produzidas por 60 marisqueiras das localidades de Manguinhos e Misericórdia, que foram capacitadas para beneficiamento da matéria prima. Elas estão transformando as plantas em sabonetes, mousses e outras guloseimas. A atividade faz parte do Projeto de Cultivo de Macroalgas Marinhas, realizado pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca, com o apoio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

A Bahia Pesca, em parceria com o Ministério da Pesca e da Aquicultura, criou o Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura, conjunto de estudos e serviços necessários ao planejamento e ordenamento da maricultura. Através dele as comunidades pesqueiras poderão utilizar as águas da União para obter renda com a atividade.

Seca leva 11 cidades a decretar emergência em Sergipe

Defesa Civil estima que cerca de 70 mil pessoas tenham sido afetadas. Falta de chuva prejudica pecuária e agricultura no estado.
Do G1, em São Paulo
P.A InDoOr



A falta de chuva levou 11 cidades a decretar situação de emergência em Sergipe, até esta quarta-feira (5), segundo a Defesa Civil Estadual. Em algumas regiões do estado não chove desde setembro de 2010. A estimativa é de que cerca de 70 mil pessoas tenham sido afetadas pela estiagem.
“Em grande parte dos municípios afetados houve perda de animais, de safra e diminuição na produção de leite por causa da seca”, diz ao G1 o capitão Douglas Moraes, chefe de gabinete da Defesa Civil de Sergipe.
A Defesa Civil atua na distribuição de cestas básicas para as famílias prejudicadas pela estiagem, e realiza, em parceria com o governo do estado, a Operação Pipa, para a distribuição de água nos povoados afetados.

NSS deposita benefício de aposentados e pensionistas

P.A InDoOr
Brasília - O salário de aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 8 será depositado hoje (5). Também recebem aqueles que ganham acima do piso previdenciário e têm cartão com finais 3 e 8. 

A folha de dezembro, no valor de R$ 19.336.202.951,92, será paga até a próxima sexta-feira (7). O calendário de pagamento de 2011 está disponível no Portal da Previdência Social(www.previdencia.gov.br).

Edição: Graça Adjuto

Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas a partir de hoje

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

Brasília - A partir de hoje (5), certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil serão confeccionadas em papel especial com marca d'água e microletras. Além disso, a impressão dos documentos será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro, o que aumenta a segurança contra falsificações.
A padronização será possível depois de uma parceria da Casa da Moeda do Brasil com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Os funcionários dos cartórios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a instituição receberá um kit com computador, sistema de impressão para a emitir documentos e uma certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar todos as certidões do país e evitar a falsificação.
O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios definem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça e CNJ.
Edição: Talita Cavalcante

Anilton acena que quer se reinventar em 2011 com indicação de novos secretários

P.A InDoOr
pauloafonsonoticias
Anilton Bastos, durante coletiva em um restaurante local
Anilton Bastos, durante coletiva em um restaurante local
O prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos Pereira (DEM) cumpriu o que prometeu. Anunciou uma mini reforma administrativa no final do ano. Além do médico Luiz Aureliano  para a pasta  da saúde, ele promoveu algumas poucas modificações no primeiro escalão da prefeitura que lhe dêem não apenas  apoio político, mas, lhe tragam melhor visibilidade administrativa. Analistas mais experientes avaliam que o Anilton de hoje esta perdendo a batalha para o Anilton de ontem. Para o prefeito é tempo de recomeço.  Com uma equipe renovada, mas nem tanto, onde coube até as aventuras como a do caso do secretario de Desenvolvimento Econômico Gilberto Sérgio, ele acena que quer se reinventar em 2011. Como caldo de galinha e bom senso não fazem mal a ninguém, não custa nada lembrar que o governo municipal é órfão de deputado na assembléia Legislativa do estado e na Câmara federal. Quanto a nós, a vida segue.

Novo presidente da Câmara de Paulo Afonso vai gerenciar 5 milhões em 2011

P.A InDoOr
divulgação
A nova diretoria da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso (BA), comandada pelo vereador Regivaldo Coriolano da Silva (PC do B), toma posse nesta quarta-feira, (5), no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira, a partir das 19 horas. O poder Legislativo da capital da energia figura entre os 12 mais ricos do Brasil proporcionalmente, levando os vereadores do município a serem os mais bem pagos do país. O poder legislativo tem um repasse de quase R$ 400.000,00, mês podendo em 2011 esses números chegar a R$ 450.000,00. Este ano o novo presidente, Regivaldo Coriolano vai gerenciar uma soma de dinheiro que chegará a casa dos R$ 5 Milhões. Atualmente um vereador recebe R$ 6.000,00, e trabalham com a hipótese de R$ 10 mil ainda nesse mandato, isso sem contabilizar a verba de gabinete. De acordo com a ONG Transparência Brasil, todo cidadão paga em média R$ 4,50 para manter as atividades de cada vereador. A conta é feita com a divisão do número de eleitores, pelo número de parlamentares em cada cidade. A Câmara de Paulo Afonso é tida como para muitos como a “Menina dos Olhos". Prova disso é alto numero de concorrentes ano ano a ano. Em 2008, por exemplo, foram mais 100 disputando apenas 11 vagas. Para 2012 fala-se em 17 vagas, isso fatalmente aumentará o numero de candidatos.

Apoio ao Prefeito de Salvador fica mais difícil na Câmara do Vereadores

Aguirre Peixoto l A TARDE
redacao@pauloafonsonoticias.com.br


Apesar da tentativa de acalmar os ânimos dos vereadores insatisfeitos, tudo indica que a vida de João Henrique na Câmara não será fácil. Na terça-feira, 4, um grupo de seis vereadores de diferentes partidos anunciou a criação de um bloco independente, o que pode causar mais dificuldade ainda ao prefeito.
O bloco é integrado por Alcindo da Anunciação (PSL), Jorge Jambeiro (PSDB), Paulo Câmara (PSDB), Lau (PSB), Palhinha (PSB) e Joceval Rodrigues (PPS). Somados ao oito vereadores de oposição na Casa, o novo bloco pode garantir 14 votos contrários ao prefeito - de um total de 41 vereadores. Sobram 27 aliados, cuja fidelidade não é tão garantida. Para aprovar as contas da prefeitura, são necessários 28 votos favoráveis. A desaprovação pode deixar João Henrique inelegível por oito anos.
“Queremos dar um freio e colocar os projetos da prefeitura em debate. Terão que ser enviados com antecedência para que possamos discuti-los”, avisou o vereador Paulo Câmara. A prática comum no Legislativo é João Henrique enviar os projetos e aprova-los em regime de urgência pouco tempo depois. É recorrente a reclamação sobre a falta de debate.
Liderança - O novo líder do governo na Casa, Téo Senna (PTC), escolhido nesta terça pelo prefeito, terá que enfrentar essa queixa dos seus colegas. “Já pedi a ele (João Henrique) que os projetos não cheguem em cima da hora para serem votados”, afirmou.
Ele avalia que a ida de Alfredo Mangueira para a Casa Civil vai facilitar o contato entre o Legislativo e o Executivo, fortalecendo a articulação política do prefeito.
Esse fortalecimento foi um dos objetivos da reforma do secretariado, que acolheu os aliados na máquina do governo e também permitiu a entrada de novos aliados na Câmara. Os suplentes Cristovinho Ferreira Júnior (ex-PDT, agora PMDB) e Silvoney Salles (PMDB) também reforçam a base aliada do prefeito.
O líder da oposição, Henrique Carballal (PT), criticou as manobras. “Não posso acreditar que o prefeito mude os secretários visando aprovar as contas dele na Câmara. O destino da cidade não pode ficar atrelado aos seus interesses políticos”, disse.

Apoio ao Prefeito de Salvador fica mais difícil na Câmara do Vereadores

P.A InDoOr
Apesar da tentativa de acalmar os ânimos dos vereadores insatisfeitos, tudo indica que a vida de João Henrique na Câmara não será fácil. Na terça-feira, 4, um grupo de seis vereadores de diferentes partidos anunciou a criação de um bloco independente, o que pode causar mais dificuldade ainda ao prefeito.
O bloco é integrado por Alcindo da Anunciação (PSL), Jorge Jambeiro (PSDB), Paulo Câmara (PSDB), Lau (PSB), Palhinha (PSB) e Joceval Rodrigues (PPS). Somados ao oito vereadores de oposição na Casa, o novo bloco pode garantir 14 votos contrários ao prefeito - de um total de 41 vereadores. Sobram 27 aliados, cuja fidelidade não é tão garantida. Para aprovar as contas da prefeitura, são necessários 28 votos favoráveis. A desaprovação pode deixar João Henrique inelegível por oito anos.
“Queremos dar um freio e colocar os projetos da prefeitura em debate. Terão que ser enviados com antecedência para que possamos discuti-los”, avisou o vereador Paulo Câmara. A prática comum no Legislativo é João Henrique enviar os projetos e aprova-los em regime de urgência pouco tempo depois. É recorrente a reclamação sobre a falta de debate.
Liderança - O novo líder do governo na Casa, Téo Senna (PTC), escolhido nesta terça pelo prefeito, terá que enfrentar essa queixa dos seus colegas. “Já pedi a ele (João Henrique) que os projetos não cheguem em cima da hora para serem votados”, afirmou.
Ele avalia que a ida de Alfredo Mangueira para a Casa Civil vai facilitar o contato entre o Legislativo e o Executivo, fortalecendo a articulação política do prefeito.
Esse fortalecimento foi um dos objetivos da reforma do secretariado, que acolheu os aliados na máquina do governo e também permitiu a entrada de novos aliados na Câmara. Os suplentes Cristovinho Ferreira Júnior (ex-PDT, agora PMDB) e Silvoney Salles (PMDB) também reforçam a base aliada do prefeito.
O líder da oposição, Henrique Carballal (PT), criticou as manobras. “Não posso acreditar que o prefeito mude os secretários visando aprovar as contas dele na Câmara. O destino da cidade não pode ficar atrelado aos seus interesses políticos”, disse.