terça-feira, 30 de novembro de 2010

Educação

Colégio Sete de Setembro inicia a construção da sua nova fachada

A partir do próximo ano letivo, os alunos receberão um cartão de identificação estudantil, o qual servirá como cartão magnético de autorização de acesso ao ambiente interno do colégio.

Crédito: Rizelda Beserra

Veja outras notícias no site:www.colegiosete.com.br

Esta semana deu-se início à execução do projeto arquitetônico/estrutural da nova fachada e recepção do Colégio Sete de Setembro.

As obras marcam a 1ª etapa de um processo de requalificação dos acessos e modernização de alguns ambientes de aprendizagem da instituição. A nova fachada e recepção possibilitarão conforto, segurança e qualidade no atendimento prestado aos alunos, pais e visitantes.

A partir do próximo ano letivo, os alunos receberão um cartão de identificação estudantil, o qual servirá como cartão magnético de autorização de acesso ao ambiente interno do colégio."Temos o compromisso de, ano após ano, buscar melhorias que dêem suporte as ações administrativas e pedagógicas desenvolvidas pelo colégio. Tudo isso se resume no objetivo de concretizarmos metas que qualifiquem o Colégio Sete de Setembro como um centro educacional de referência na região. O principal beneficiário do processo de melhoria que estamos realizando nos últimos anos são os nossos alunos e as famílias que, a nós, creditam a formação integral dos seus filhos", comentou o diretor administrativo da instituição, Gilberto Sérgio.

A construção da nova fachada está com conclusão prevista para o mês de janeiro, tendo em vista os serviços de atendimento aos alunos e familiares já no retorno às aulas, no dia 01 de fevereiro de 2011.

    Opinião

    Quem era Paulo Afonso há 20, 30 anos?

    Que Paulo Afonso acorde para o futuro, para que os filhos dessa terra não derramem mais lágrimas iguais aquelas que escorreram do meu rosto há 04 anos, quando tive que deixar minha cidade em busca do futuro.


    Crédito: Divulgação
    Centro de Paulo Afonso (Av. Getúlio Vargas)
    Centro de Paulo Afonso (Av. Getúlio Vargas)
    Aracaju, 26 de novembro de 2010
    Hoje pela manhã recebi a edição semanal da revista que assino. Logo na capa, uma nota me chama atenção, ao passo que provoca reflexões. A chamada faz menção ao crescimento vertiginoso que certas cidades médias brasileiras – aquelas que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes – vêm apresentando.
    Curioso em ler a reportagem e verificar o desempenho de nossa cidade, fui direto àquelas páginas, e uma realidade triste, mas verdadeira espantou-me: dentre inúmeras cidades nordestinas, Paulo Afonso sequer foi citada. Em meio à Petrolina, Campina Grande e até mesmo a alagoana Arapiraca, o nome da nossa capital da energia não figurava.
    Retorno, pois, a refletir sobre qual o motivo desse “esquecimento”. Tomando Petrolina como exemplo, surge um dentre vários questionamentos: Quem era essa cidade há 20, 30 anos e quem era Paulo Afonso nos idos de 1980? Ora, Petrolina não passava de mais uma cidade do alto sertão pernambucano, fadada ao desleixo e às mazelas a que são submetidas cidades sertanejas. Paulo Afonso, por sua vez, recebia a alcunha de terra do progresso, das grandes obras, da Chesf com suas hidrelétricas promissoras e geradoras de emprego. Pois, por ironia, dessas que o destino prega, os papéis invertem-se e Petrolina figura como a grande capital do sertão. Sem querer minimizar os méritos dos pernambucanos, mas rechaçando a incapacidade de Paulo Afonso desenvolver-se.
    O curioso, porém, é que nossa cidade já naquela época contava com infra-estrutura e recursos para desenvolver-se. Enquanto Petrolina, Arapiraca, ainda engalfinhavam-se a clamar pela atenção de seus representantes.
    Janeiro se aproxima, e tal reportagem não poderia ter vindo em melhor primavera. A realidade choca-me, e chego à conclusão espantosa, porém verdadeira: quem governa Paulo Afonso não está preocupado com nosso desenvolvimento social, educacional, econômico, tampouco se incomoda em diminuir a dependência crônica dessa cidade em relação à CHESF. E engana-se quem pensa que me refiro apenas ao governo municipal. Ora, estado e união também são responsáveis. Afinal, não elegemos deputados estaduais e federais para nos representarem perante os governos da Bahia e do Brasil?
    Fácil, caros leitores, é pousar em Paulo Afonso, fazer carreta, abraçar a todos. Difícil é contribuir para melhorar a vida daquela gente. Simples é inaugurar obras com estardalhaço político e discursos fervorosos. Complicado é fazer com que tais obras canalizem recursos e desenvolvimento para o município. Básico é fazer política. Essencial é governar para o povo. E escrevo isso sem tomar partido, até porque em nossa democracia o voto é secreto, e minhas convicções político-partidárias a ninguém interessam.
    2011 aproxima-se, meus amigos. E mais jovens pauloafonsinos, assim como este que vos fala, arrumam sua bagagem em direção a outras paradas. Mais mães, como dona Ivoneide Bacôca, começam a chorar copiosamente por seus filhos, que agora encontrarão o mundo. Paulo Afonso até possui algumas boas faculdades, mas emprego, como diria o velho e bom caboclo nordestino: “tem, mas tá em falta”.
    Façamos, pois, valer nossos direitos como cidadãos, como eleitores. Na política, bem como em uma sala de aula, o povo tem o governante que merece. Mais um ano se finda, ao passo que outro inicia. É o ciclo da vida, a razão de nossa existência. Que Paulo Afonso acorde para o futuro, para que os filhos dessa terra não derramem mais lágrimas iguais aquelas que escorreram do meu rosto há 04 anos, quando tive que deixar minha cidade em busca do futuro.
    Saudades da terra!
    João Carlos Bacôca

    João Carlos é pauloafonsino, estudante de MEDICINA na Universidade FEDERAL de Sergipe.

      Entretenimento

      Paulo Afonso: Aniversário TV São Francisco 20 anos. Participe!



      Crédito: Divulgação

      Você quer aparecer na programação da TV São Francisco? Então, vá treinando a voz para mostrar todo seu talento e desenvoltura, para participar da Campanha de 20 anos da TV São Francisco, “Eu e os 20 anos da TV”. Isso mesmo. Serão selecionados alguns vídeos para veiculação na programação da emissora.
      Você precisa enviar um vídeo, com no máximo um minuto de duração . Tem que estar falar direitinho olhando para a câmera. O tema são os 20 anos da TV. Vocês podem falar sobre qualquer assunto, relacionado a emissora de televisão, se a TV mudou a sua vida de alguma forma, uma história legal em relação a TV, em que a emissora é bom para a região e outras coisas. A mensagem tem que ter a frase “ 20 anos da TV São Francisco”. Devem caprichar na mensagem.
      Os vídeos serão exibidos na programação da TV entre os dias 1 de novembro a 15 dezembro. A escolha será feita pelo departamento de Marketing da TV São Francisco e o Vt poderá ser editado pela emissora.
      Vídeos - Você pode gravar de qualquer aparelho (câmera digital, celular, etc),com qualidade, mas o seu vídeo não pode ultrapassar um minuto. Não esqueça de mandar o telefone para contato e se for menor de idade tem que informar os dados de pai e mãe . Podem participar meninos e meninas. Os pais deverão autorizar a exibição dos vídeos
      Para participar acesse o site www.tvsaofrancisco.com.br

      Contamos com você!
      Grata,
      Meire - Assistente Comercial - TV São Francisco / Regional Paulo Afonso





      Laísa Chaves integra o cast de uma das principais agências do país

      A modelo, após se apresentar no Fashion Day in P.A. foi convidada para compor o cast da Major e participar da temporada de moda, outono-inverno 2011.


      Crédito: WG Models
      Laisa Chaves
      Laisa Chaves
      A modelo Laisa Chaves é a nova integrante do cast da Major Model Brasil, uma das mais importantes agências do país, segundo o ranking da Models. Laísa ingressou na carreira em 2008 e, nesse curto período, já é uma das principais modelos da região.
      Dona de um talento colossal, além de um mega carisma, Laísa conquistou os donos das principais marcas, fotógrafos, produtores e o público em geral. É difícil não ouvir um comentário elogioso sobre a bela.
      No último dia 05 de novembro, a modelo, após se apresentar no Fashion Day in P.A. foi convidada pelo diretor da agência Major no Brasil, Ney Alves, a seguir para São Paulo, para compor o cast da Major e participar da temporada de moda, outono-inverno 2011. O processo de contratação teve início o próprio Fashion Day, quando o booker new faces da Major, Édio Benoni, a convite de Inho Ribeiro (WG Models), veio a Paulo Afonso para avaliar os modelos da WG no próprio evento.
      Após ser escolhida, Laísa não hesitou em seguir para Sampa, na companhia do Inho, seu agente (scouting) e com super apoio da sua mãe (Rosângela) e do seu pai (Caliano).
      O resultado não podia ser diferente. Laísa agradou os bookers e os
      clientes da Major e em menos de duas semanas após sua chagada em São Paulo, já foi aprovada no casting do desfile da Puma, onde participou ao lado de seus novos colegas de agência, os modelos Bruno Schmidt e o Eduardo Bianchini.
      De contrato firmado com o Aracaju Fashion Square, Laísa Chaves retornou ao nordeste no último dia 24, para participar do evento. A permanência da bela, porém, foi curta. Tão curta que nem deu para aparecer na terrinha. Laísa teve que retornar para a capital paulista, pois foi aprovada no casting da Casa de Criadores, onde participará no dia primeiro de
      dezembro.
      Laísa deve aparecer na Ilha no final de dezembro para passar o natal com a família. Esse será um bom momento para matar saudades. E não podemos esperar para ver Laísa modelando novamente por aqui, pois o nosso cenário publicitário sentirá bastante a falta da linda
      A modelo Laisa Chaves é a nova integrante do cast da Major Model Brasil, uma das mais importantes agências do país, segundo o ranking da Models. Laísa ingressou na carreira em 2008 e, nesse curto período, já é uma das principais modelos da região.

      Dona de um talento colossal, além de um mega carisma, Laísa conquistou os donos das principais marcas, fotógrafos, produtores e o público em geral. É difícil não ouvir um comentário elogioso sobre a bela.
      No último dia 05 de novembro, a modelo, após se apresentar no Fashion Day in P.A. foi convidada pelo diretor da agência Major no Brasil, Ney Alves, a seguir para São Paulo, para compor o cast da Major e participar da temporada de moda, outono-inverno 2011. O processo de contratação teve início o próprio Fashion Day, quando o booker new faces da Major, Édio Benoni, a convite de Inho Ribeiro (WG Models), veio a Paulo Afonso para avaliar os modelos da WG no próprio evento.
      Após ser escolhida, Laísa não hesitou em seguir para Sampa, na companhia do Inho, seu agente (scouting) e com super apoio da sua mãe (Rosângela) e do seu pai (Caliano).
      O resultado não podia ser diferente. Laísa agradou os bookers e os
      clientes da Major e em menos de duas semanas após sua chagada em São Paulo, já foi aprovada no casting do desfile da Puma, onde participou ao lado de seus novos colegas de agência, os modelos Bruno Schmidt e o Eduardo Bianchini.
      De contrato firmado com o Aracaju Fashion Square, Laísa Chaves retornou ao nordeste no último dia 24, para participar do evento. A permanência da bela, porém, foi curta. Tão curta que nem deu para aparecer na terrinha. Laísa teve que retornar para a capital paulista, pois foi aprovada no casting da Casa de Criadores, onde participará no dia primeiro de
      dezembro.
      Laísa deve aparecer na Ilha no final de dezembro para passar o natal com a família. Esse será um bom momento para matar saudades. E não podemos esperar para ver Laísa modelando novamente por aqui, pois o nosso cenário publicitário sentirá bastante a falta da linda.


      Pauloafonsina Laísa Chaves integra o cast de uma das principais agências do país

      A modelo, após se apresentar no Fashion Day in P.A. foi convidada para compor o cast da Major e participar da temporada de moda, outono-inverno 2011.
      R
      Crédito: WG Models

      A modelo Laisa Chaves é a nova integrante do cast da Major Model Brasil, uma das mais importantes agências do país, segundo o ranking da Models. Laísa ingressou na carreira em 2008 e, nesse curto período, já é uma das principais modelos da região.

      Dona de um talento colossal, além de um mega carisma, Laísa conquistou os donos das principais marcas, fotógrafos, produtores e o público em geral. É difícil não ouvir um comentário elogioso sobre a bela.

      No último dia 05 de novembro, a modelo, após se apresentar no Fashion Day in P.A. foi convidada pelo diretor da agência Major no Brasil, Ney Alves, a seguir para São Paulo, para compor o cast da Major e participar da temporada de moda, outono-inverno 2011. O processo de contratação teve início o próprio Fashion Day, quando o booker new faces da Major, Édio Benoni, a convite de Inho Ribeiro (WG Models), veio a Paulo Afonso para avaliar os modelos da WG no próprio evento.

      Após ser escolhida, Laísa não hesitou em seguir para Sampa, na companhia do Inho, seu agente (scouting) e com super apoio da sua mãe (Rosângela) e do seu pai (Caliano).

      O resultado não podia ser diferente. Laísa agradou os bookers e os
      clientes da Major e em menos de duas semanas após sua chagada em São Paulo, já foi aprovada no casting do desfile da Puma, onde participou ao lado de seus novos colegas de agência, os modelos Bruno Schmidt e o Eduardo Bianchini.

      De contrato firmado com o Aracaju Fashion Square, Laísa Chaves retornou ao nordeste no último dia 24, para participar do evento. A permanência da bela, porém, foi curta. Tão curta que nem deu para aparecer na terrinha. Laísa teve que retornar para a capital paulista, pois foi aprovada no casting da Casa de Criadores, onde participará no dia primeiro de
      dezembro.

      Laísa deve aparecer na Ilha no final de dezembro para passar o natal com a família. Esse será um bom momento para matar saudades. E não podemos esperar para ver Laísa modelando novamente por aqui, pois o nosso cenário publicitário sentirá bastante a falta da linda.

        20 de novembro Dia da Consciência Negra (Brasil)

        Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

        O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.

        O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital, era Macaco, na Serra da Barriga.

        A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.

        O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
        A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.


        Professor Fernando: Pesquisador do Centro de estudos em Etnicidades (Opará) Uneb Campus VIII, Membro Permanente do Instituto Geográfico-histórico da Meso-região de Paulo Afonso, Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso, Coordenador da representação da Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Paulo Afonso e escritor.







        Centro de Referência da Mulher recebe visita da diretora Isabel Alice de Jesus

        A reunião com Isabel Alice de Jesus, diretora do Departamento de Crime contra a vida da Polícia Civil do Estado da Bahia, teve como foco principal articular e mobilizar a Rede de Atendimento à Mulher para a implantação de uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente no Município.

        Centro de Referência da Mulher, Eudócia Antunes de Assis
        Centro de Referência da Mulher, Eudócia Antunes de Assis
        O Centro de Referência da Mulher, Eudócia Antunes de Assis, órgão pertencente à Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, recebeu no último dia 17 de novembro a diretora do Departamento de Crime contra a vida da Polícia Civil do Estado da Bahia, Isabel Alice de Jesus e diversas entidades como: Delegacia da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Departamento de Polícia Técnica e o 20º Batalhão. A reunião teve como foco principal articular e mobilizar a Rede de Atendimento à Mulher para a implantação de uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente no Município.
        Na ocasião, Isabel Alice enfatizou que a Rede de Atendimento à Mulher de Paulo Afonso é referência no Estado Bahia e que isso só ocorre quando existe compromisso, vontade política e poder de decisão do Prefeito.
        A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Glauce Kelly, falou sobre o trabalho desenvolvido com mulheres em situação de violência, atendidas neste Centro, nos meses de agosto, setembro e outubro. Já a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Edvalda Aroucha, falou sobre a importância da articulação de toda a Rede e da grande necessidade da implantação da Delegacia para Atendimento da Criança e do Adolescente; uma vez que atualmente o atendimento de crianças e adolescentes do sexo feminino é responsabilidade da DEAM.



        Abaf mostra cadeia florestal na Fenagro 2010



        A cadeia florestal, mais especificamente de produção de eucalipto, está representada na 23ª edição da Fenagro pela Associação dos Produtores de Florestas Plantadas do Estado da Bahia – ABAF. A instituição participa pela primeira vez da feira, que acontece até 5 de dezembro, apresentando todas as etapas desta cadeia produtiva, tão importante para o desenvolvimento econômico e social do estado.  
        De acordo com o presidente da ABAF, Leonardo Genofre, a Bahia possui condições bastante propícias ao desenvolvimento do setor de florestas plantadas, devido às condições climáticas locais e pela disponibilidade de área para o plantio. Genofre destaca, ainda, a importância da criação da Câmara Setorial Florestal, pelo Governo do Estado da Bahia. “A criação da Câmara é um importante avanço para o planejamento ordenado e coeso das políticas públicas na Bahia, visando o desenvolvimento agropecuário. É preciso que essas políticas sejam criadas de acordo com as especificidades de cada área baiana, suas características naturais e sociais. Para isso, é necessário proximidade entre quem cria as políticas e quem será efetivamente impactado por elas, daí a importância das câmaras técnicas. Temos muito ainda a ser feito e eu acredito que esse é um caminho viável, tendo em vista a grande inspiração que são as câmaras setoriais do Ministério da Agricultura”, afirma Leonardo Genofre. 
        Participação na Fenagro - As 11 empresas que compõem a associação apresentarão materiais explicando o uso da madeira proveniente das florestas plantadas, assim como os subprodutos da cadeia produtiva, desde o seu início, com mudas de eucalipto, ao seu fim, com exibição de produtos finais como a celulose em fardos e solúvel, resma de papel, carvão, cavaco de madeira, móveis e artesanato.
        É importante destacar que as florestas plantadas assumiram, em todo o mundo, grande relevância ao serem utilizadas como  fonte de matéria-prima florestal, reduzindo a pressão sobre as florestas nativas e, consequentemente, estimulando a sua preservação.  Na Bahia, as empresas associadas a Abaf estão empenhadas em promover a preservação das espécies nativas. Algumas chegam a adotar um percentual de plantio de cerca de 50% de florestas nativas para o total de florestas de eucalipto plantadas. Hoje o setor é responsável pela proteção de mais de 370 mil hectares de mata nativa, seja em áreas de Reserva Legal, Proteção Permanente, Reservas Particulares de Proteção Natural e outras.
        Desenvolvimento do Setor Florestal
        O setor de florestal na Bahia vem crescendo consideravelmente. Em 2009, o estado foi responsável pelo maior aumento percentual em área plantada de eucalipto. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas – Abraf, a Bahia possui cerca de 14% da área de florestas de eucalipto e pinus plantadas no país, o que significa cerca de 630 mil hectares, sendo o terceiro estado no ranking nacional, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.
        A partir do próximo ano, empresas associadas a Abaf devem investir na Bahia um montante superior a R$ 5 bilhões. Um número muito significativo para a economia baiana e acima de tudo a confirmação que a Bahia é um dos maiores pólos florestais do Brasil e do mundo. Esses números refletem o potencial baiano o qual está sendo aproveitado pelas empresas de base florestal de forma sustentável e responsável, trazendo investimentos de grande porte para a Bahia, gerando emprego, renda, fornecimento de matéria prima de alta qualidade e preservação do meio ambiente.
        Posicionamento sustentável
        Seguindo o conceito de “Floresta Plantada Madeira Legal”, empresas do setor investem em certificações internacionais e desenvolvimento sócio-econômico local para garantir um produto sustentável a longo prazo. As florestas plantadas seguem as rígidas normas internacionais de certificação, com destaque para o Forest Stewardship Council – FSC, e nacionais, como o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor). O setor segue, de forma rígida, toda a regulamentação legal, especialmente de natureza ambiental e trabalhista, sendo todas as suas atividades ambientalmente licenciadas e monitoradas periódicoamente pelos órgãos ambientais competentes. 
        O setor florestal hoje responde nacionalmente por mais de R$ 1 bilhão em impostos arrecadados, gerando mais de 800 mil empregos diretos e indiretos. Na Bahia, esse número gira em torno de 30 mil vagas nos mais de 40 municípios onde existe atuação das empresas associadas à Abaf.
        Uma amostra dos impactos positivos do setor é a evolução dos municípios de Itabela, Eunápolis e Teixeira de Freias, que apresentaram crescimento importante no índice FIRJAN para o componente Emprego e Renda, Educação e Saúde superior  aos registrados na capital do estado, entre o período de 2000 a 2006 (ver dados complementares no final do texto).
        São estas as melhores práticas do setor florestal representado pela ABAF, as quais comprovam que a madeira proveniente das suas florestas é boa para a economia, para o meio ambiente e para a sociedade.  Por isso se a Floresta é Plantada a Madeira é Legal!
        Sobre a Abaf
        Criada em 2004, a Abaf representa as empresas do setor florestal no estado, desenvolvendo ações para em prol do uso racional das florestas, crescimento e ordenamento do setor florestal e fomento de discussões para a criação e aperfeiçoamento de políticas públicas que favoreçam a preservação ambiental e o uso da madeira legal.

        Contatos - Assessoria de imprensa DA ABAF
        Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária(Seagri)
        Assessoria de Imprensa  


        1ª Reunião Intersetorial do Selo Unicef é realizada em Paulo Afonso



        Crédito: Divulgação
        A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou neste mês a 1ª Reunião Intersetorial para fortalecimento das ações do Selo Unicef - Municipio Aprovado, Edição 2009-2012. A reunião foi realizada no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA) e teve como público alvo secretários municipais, coordenadores, gestores, conselheiros tutelares e técnicos das secretarias.
        Na oportunidade, a consultora Margarida Jambeiro, da Consultoria Mana Pinho Associados, fez uma palestra sobre O Desafio da Intersetorialidade e em seguida foram apresentados os Programas que compõem as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Turismo, Esporte e Lazer, com o objetivo de fortalecer as ações intersetoriais e garantir ações conjuntas priorizando os direitos das crianças e adolescentes em nosso município.
        Paulo Afonso está concorrendo a mais uma edição do Selo UNICEF, que tem como objetivo o reconhecimento internacional do Município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
        Com informações da ASCOM-PMPA



        Dia Mundial de luta contra a AIDS

        ASCOM/PMPA
        Divulgação
        No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no fim dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.
        Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos. Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.
        Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: "O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS".
        Para divulgação, vários atores e atrizes, como Rodrigo Santoro e Adriana Esteves pousaram para fotos juntamente com portadores do vírus HIV, numa demonstração de não- preconceito com essas pessoas.
        O Seta - Serviço de Testagem de Amostragem, que coordena os programas de DST/AIDS, em Paulo Afonso, vai desenvolver a campanha nacional no município, em parceria com os PSF's, da Secretaria Municipal de Saúde. Dentre as ações, estão programadas palestras educativas sobre AIDS, buscando a sensibilização e a prevenção, além de pedágios, com a mesma finalidade e, no dia 04 de dezembro, sábdo, no Centro Médico de Especialidades, interessados podem fazer o teste rápido de soro positividade.
        Todas essas ações já são feitas pelo SETA de forma permanente, incluindo outras patologias que tem o mesmo tratamento, como Sífilis e Hepatites. As ações sobre prevenção e combate à Aids intensificam-se durante o mês de dezembro em virtude da comemoração do dia mundial de Luta a doença.