segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Agenda

images/bannertopo/topo.jpg

11/12/2010
Jaquié - Bahia
Forroleta de Verão


25/12/2010
Delmiro - Alagoas
Festa de natal 


26/12/2010
Jeremoabo - Bahia
Natal engrenado


01/01/2011
Paulo Afonso - Bahia
Bloco insaciáveis


02/012011

Paulo Afonso - Bahia
Bloco insaciáveis



07/12/2010
Speaçu - Bahia

08/12/2010
Maceió - Alagoas

17/12/2010
Aracaju - Sergipe

25/12/2010
Vitória da conquista - Bahia

25/12/2010
Ilhéus - Bahia

26/12/2010
Antonio Gonçalves - Bahia

26/12/2010
Juazeiro - Bahia

29/12/2010
Arco verde - Pernambuco

01/01/2011
Paulo Afonso - Bahia
Bloco insaciáveis 

02/01/2011
Paulo Afonso - Bahia
Bloco insaciáveis


ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFBA APRESENTA CONCERTO GRATUITO EM PAULO AFONSO


image
Credito: Divulgação
Será na Praça das Mangueiras, 11 de dezembro
A Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA), sob a regência do maestro José Maurício Brandão, apresenta concerto popular gratuito, dia 11 de dezembro, às 20h, na Praça das Mangueiras, em Paulo Afonso. A apresentação faz parte do Projeto “Concertos Populares da Orquestra Sinfônica da UFBA” que tem patrocínio da Coelba, através da lei de incentivo fiscal do Ministério da Cultura.
No programa do concerto estão previstas peças eruditas como A Suíte do Balé Quebra Nozes, de Tchaikovsky; valsas da ópera O Cavaleiro da Rosa, de Strauss e a Abertura da Ópera Ruslan & Lyudmila, de Mikhail Glinka. O maestro também selecionou algumas peças populares como quatro canções de Chico Buarque (Cotidiano, Olê, Olá!, Gente Humilde e Vai Trabalhar Vagabundo);  É D’oxum, de Gerônimo; Passo Double no Carnaval: Dôdo no céu, Osmar na Terra, de Solon Melo, Osmar Macedo e Moraes Moreira e É Doce Morrer no Mar, de Dorival Caymmi e Jorge Amado.
O Concerto contará também com as participações dos músicos Alexandre Vargas (Bandolim), Marcelo Neder (Cavaquinho) Arturo de La Paz (Violão) e Ana Luiza Barral (Pandeiro) na peça de Radamés Gnattali Suíte Retratos.                                              
O Projeto “Concertos Populares da Orquestra Sinfônica da UFBA”  integra o programa de responsabilidade social da Coelba, o Energia para Crescer, que visa contribuir para inclusão social e formação da cidadania. O Projeto foi criado em 2004, com o patrocínio da Coelba, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e tem como objetivos principais a popularização da música erudita e a formação de platéia, através de concertos populares e gratuitos em praças públicas, de Salvador e do interior do Estado.
De 2004 a 2009 foram realizados 39 concertos gratuitos, em 19 municípios da Bahia, atraindo um público de aproximadamente 115 mil pessoas, entre jovens, crianças e adultos, de todas as classes sociais. Muitos destes concertos contaram com participações especiais de artistas populares como Moraes Moreira, Roberto Mendes, Mariene de Castro e Leandro Braga, Armandinho e Luis Brasil, Mauricio Valverde, Mario Ulloa, Ilê Ayê, Cortejo Afro com Aloísio Menezes e Portela, Marilda Costa, além do Coro do TCA e do Madrigal da UFBA.
Em 2010 já aconteceram concertos nas cidades de Cipó, Amargosa, Camaçari, Porto Seguro, Feira de Santana e Salvador

        SERVIÇO

EVENTO: Concerto Popular da Orquestra Sinfônica da UFBA
REGÊNCIA: Maestro José Maurício Brandão
        DATA: Dia 11 de dezembro (sábado)
LOCAL: Paulo Afonso – Praça das Mangueiras
HORA: 20h

Orquestra Sinfônica da UFBA

A Orquestra Sinfônica da UFBA foi fundada em 1954 com os primeiros Seminários Livres de Música, promovidos pelo então reitor Edgar Santos. Na época a orquestra era regida por H.J. Koellreutter. Além dos concertos regulares, a finalidade mais relevante da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia é servir como laboratório de aperfeiçoamento para os alunos, principalmente em atendimento às necessidades acadêmicas. A OSUFBA foi, durante muito tempo, o único veículo baiano de divulgação da música clássica no Estado, servindo de elo importante entre a universidade e a comunidade.

José Maurício Brandão

José Maurício é professor adjunto de regência na UFBA onde exerce também a função de coordenador da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA. Tem regido concertos com as orquestras da Louisiana State University, além de trabalhos como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Bahia, da Louisiana Youth Orchestra, e em outras cidades americanas como Baltimore, Scranton e New York, paralelamente às suas atividades como instrumentista de câmara, ao piano, órgão, e especialmente ao cravo.
José Maurício nasceu em Salvador onde iniciou seus estudos de música aos quatro anos de idade com aulas de piano e solfejo. Aos 10 anos tornou-se aluno do Curso Preparatório da Escola de Música da UFBA e em 1988 ingressou no curso de graduação da UFBA, obtendo, em 1993, diploma em Instrumento/Piano. Nos anos de 1994-95 foi maestro assistente dos Coros Universitários da Universidade Estadual de Londrina (Londrina/PR), e atuou também como docente no Departamento de Arte desta universidade. Trabalhou ainda como cravista em diversos grupos de música antiga, além de ter sido o maestro fundador do Madrigal e Orquestra de Câmara do Festival de Música de Cascavel (Cascavel/PR).

Em 1999 concluiu o Mestrado em Regência Orquestral. Foi regente do Madrigal da UFBA entre 1998 e 2001; regente titular do Coral da Universidade Católica do Salvador entre 1997 e 2007; regente fundador e coordenador da Orquestra Sinfônica da Juventude de Salvador/BA entre 2001 e 2006. Foi ainda professor substituto na Escola de Música da UFBA em três períodos de dois anos, tendo dirigido inúmeras vezes a Orquestra Sinfônica da UFBA; trabalhou como professor de História da Arte na Faculdade São Salvador e do curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador.
Em 2009 obteve o grau de Doutor em Regência Orquestral na UFBA. Atualmente, está concluindo seu segundo Doutorado em Música em Regência Orquestral e Musicologia na Louisiana State University – LSU (Baton Rouge/LA, Estados Unidos da América).

TOYOTA PREMIA TERRA FORTE POR EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

A Terra Forte, concessionária Toyota na Bahia, recebe nesta segunda-feira (06.12), durante uma festa para cerca de 200 pessoas, dois grandes prêmios pela sua atuação no mercado regional: o Certificado TSW, concedido através dos rigorosos padrões estipulados pela montadora japonesa que atesta excelência no processo de atendimento, e o Certificado Padrão A, o único a ser emitido até hoje no Estado, pelo processo de vendas, pós-vendas e operação na concessionária.
Os diretores da Terra Forte, empresários Gercino Coelho e Nilo Coelho Filho, lembram que apesar da concessionária atuar já há um ano e meio na Bahia, com loja localizada em Salvador, os certificados foram emitidos com apenas sete meses de atividades da concessionária, e agora serão entregues por diretores da Toyota. “Estamos com uma performance bastante positiva. Além de termos certificação de qualidade, já somos hoje a maior operação do Nordeste em vendas e a terceira maior do Brasil. Desde o início de nossa operação conseguimos praticamente dobrar o market share da Toyota no segmento de automóveis premier no estado”, disse Gercino Coelho, que registra um faturamento anual de cerca de R$ 200 milhões por ano.
Os certificados recebidos são a garantia de que a concessionária baiana segue todos processos mundiais de atendimento Toyota. “O atendimento que prestamos aqui é o mesmo realizado no Japão, Estados Unidos ou qualquer outro país do mundo onde a montadora esteja presente”, disse Gercino Coelho, lembrando que a sigla TSW significa Toyota Sales Way, ou Qualidade Toyota de Atendimento.
Para o empresário, estas premiações são o resultado do engajamento e comprometimento de toda a equipe da concessionária, que hoje congrega cerca de 150 funcionários. “Estamos com uma equipe excepcional, que agora recebeu o reconhecimento da montadora, que tem padrões reconhecidamente rigorosos em todo o mundo”, comemora Coelho.
As certificações se baseiam em quatro critérios específicos: PVT (Processo de Vendas Toyota); SVT (Sistema de Vendas Toyota); ISC (Índice de Satisfação do Cliente) e Certificação. Todas as informações relacionadas à compra, desde a chegada do cliente à concessionária ao acompanhamento pós-venda, são monitoradas anualmente pela Toyota. As certificações serão entregues durante a festa do dia 6 pelo Gerente Regional Toyota Fernando Nogueira, pelo consultor Regional, Leonardo Paiva e pelo consultor TSW, Daniel Macedo.
Agência de Textos-Comunicação Integrada

Esporte

Conhecidos os campeões dos Jogos Abertos do Interior


image
Credito: Divulgação.
Nenhuma das cidades do Nordeste da bahia estão participando do evento
Os campeões dos Jogos Abertos do Interior, nas modalidades de vôlei, basquete, handebol e futsal, foram conhecidos no domingo (5), após três dias de competição, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, com a participação de 71 equipes, de 34 municípios baianos.

Antes do encerramento dos Jogos, aconteceram cinco zonais, nas cidades de Juazeiro, Seabra, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus e Barra do Choça, que serviram como fase classificatória. A competição é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com o apoio das prefeituras locais.
Resultados
Futsal 
Feminino - Barra do Choça 6 x 5 Nordestina
Masculino - Vitória da Conquista 8 x 1 Juazeiro
Handebol
Feminino - Juazeiro 28 x 26 Itabuna
Masculino - Irecê 34 x 30 Guaratinga
Basquete
Feminino - Rio Real 47 x 36 Vitória da Conquista
Masculino - Alagoinhas 70 x 35 Vitória da Conquista
Vôlei
Feminino - Coité 3 x 1 Feira de Santana
Masculino - Itabuna 3 x 0 Alagoinhas.

Política

Mantega diz que governo fará corte de gastos públicos em 2011

P.A InDoOrCrédito: Divulgação

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (6) que o governo federal reduzirá os gastos públicos no ano que vem. Segundo ele, que participou do seminário Diálogos Capitais 2011-2014, no Rio de Janeiro, a ideia é diminuir a demanda do Estado, abrir espaço para a demanda privada e permitir a redução da taxa de juros em 2011.

“Agora que a economia brasileira está recuperada [depois da crise], a partir de 2011, vamos reduzir, por exemplo, gastos de custeio. O Estado vai fazer um ajuste, diminuir subsídios e impedir a constituição de novos gastos. Esse é o desafio que nós temos, mas não é um desafio fácil”, disse Mantega.

De acordo com o ministro, o volume do ajuste ainda será definido pelo Ministério do Planejamento e pela Secretaria do Tesouro Nacional. Ele adiantou que o corte de gastos atingirá todos os ministérios e poderá afetar inclusive o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já que alguns novos projetos poderão ocorrer em ritmo mais lento.

Mantega também deve pedir ajuda ao Congresso Nacional, para que não sejam aprovados novos projetos de lei que levarão a aumento de gastos públicos, como o reajuste salarial do Poder Judiciário e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que prevê o aumento do salário de policiais e bombeiros de todo o país. Mantega também pede que o salário mínimo não seja superior a R$ 540.

O ministro disse, no entanto, que o ajuste fiscal a ser feito pelo governo no próximo ano não comprometerá o crescimento econômico. “Não se trata do velho ajuste fiscal do passado, de triste memória, que derrubava a economia”, afirmou. 

Segundo ele, ao fazer o ajuste, o governo poderá substituir uma política fiscal por uma política monetária. “Com a redução dos gastos públicos, principalmente de custeio, vamos gerar poupança pública e abrir espaço para a redução da taxa de juros. E, ao reduzir os juros, vamos estimular o setor privado. Esse corte de gastos abre espaço considerável para a redução dos juros, até porque o Brasil ainda está muito defasado em relação ao cenário internacional e isso causa problemas, inclusive, com o câmbio”, disse Mantega.

O ministro afirmou que, dentro de duas semanas, o governo deve anunciar medidas para estimular o aumento do crédito privado de longo prazo, para diminuir o volume de crédito oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mantega disse ainda que o governo federal também terá desafios, a partir do ano que vem, na redução de tributos sem desequilibrar as contas públicas, na manutenção do equilíbrio das contas externas e para evitar a valorização do real frente a outras moedas. “Não é uma briga fácil. Por isso, chamo de guerra cambial”, disse.

Edição: Graça Adjuto

Política

Governador Wagner indicará um único ministro

Tamanho da fonte: Diminuir fonte Aumentar fonte
image
Rui Costa e Juca Ferreira.
Em sua cota ainda permanecerá Juca Ferreirai no Minc

O Governador Jaques Wagner da Bahia tenta emplacar a indicação de nomes para ministérios na administração de Dilma Rousseff. A demora no anuncio de novos ministros está causando constrangimento ao PT – Partido dos Trabalhadores na Bahia. Depois de ter tido a maior votação e reeleito o governador, o partido se ver tendo que disputar espaço com Eduardo Campos de Pernambuco que é do PSB – Partido Socialista Brasileiro.
A presidenta eleita já confirmou os nomes do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci na Casa Civil, o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, na Secretaria Geral da Presidência, e o deputado federal José Eduardo Martins Cardozo no Ministério da Justiça.
Segundo um grão petista baiano, a pasta do Ministério da Cultura ficará na cota de Wagner. Lá permanecerá Juca Ferreira, atual ministro. Isso já teria sido acertado com Dilma e só estaria esperando o anúncio público. Outro ministério, possivelmente o das cidades ou
Ministério do Desenvolvimento Social. Um dos dois ficará com a Bahia. E o nome a ser indicado será o do deputado federal eleito Rui Costa.

Saúde

Vinte e quatro municípios brasileiros correm risco de surto de dengue

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

Vinte e quatro municípios em sete estados têm risco de surto de dengue. Nessas cidades, há registros de larvas de mosquitos em mais de 4% de residências pesquisadas. 

Pernambuco é o estado com maior número de cidades com risco de surto da doença, dez em todo o estado. No município de Afogados de Ingazeira, no sertão do estado, o índice de infestação é de 11% das casas. 

O Rio Grande do Norte aparece em seguida, com quatro municípios em situação crítica. Bahia e Minas Gerais têm três cidades da lista de risco. No Acre são duas cidades e no Amazonas e em Rondônia, uma. Duas capitais estão entre os municípios com situação crítica: Porto Velho e Rio Branco. 

As informações são do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgadas hoje (6) pelo Ministério da Saúde, que recebeu dados de 370 municípios. 

Além dos municípios com risco de surto, 154 cidades estão em situação de alerta, inclusive 14 capitais. Nestas cidades, o índice de presença de mosquitos atinge entre 1% e 3,9% das casas. De acordo com o Ministério da Saúde, esses municípios deverão receber atenção especial no combate ao mosquito para evitar a situação de risco de surto. 

Em 192 municípios, o resultado do levantamento foi considerado satisfatório, com menos de 1% de infestação. 

"Ciúme, não!": Da Coluna Raio Laser (Tribuna da Bahia) sobre o PT e Negromonte


P.A InDoOr



Ciúme, não!

O PT nega que se preocupe com a possibilidade de Mário Negromonte emplacar o Ministério das Cidades. Diz que o deputado federal tem se mostrado um companheiro leal ao governador Jaques Wagner e ao partido, de maneira geral, o que não justificaria nenhum tipo de ciúme.

Fonte: Coluna Raio Laser - Tribuna da Bahia (06/12/10)

Política

Aleluia diz que Lula deixa herança maldita para Dilma

P.A InDoOr
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está mordendo a língua. Reclamava tanto de herança maldita e, na verdade, ele é quem está deixando esse ônus para sua sucessora”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA).

Para Aleluia, ao contrário do que apregoou durante seus oito anos de governo, Lula recebeu de Fernando Henrique (PSDB) um país sem inflação, uma moeda estabilizada e a lei de Responsabilidade Fiscal.

“A mesma situação não vai encontrar a presidente eleita Dilma Roussef. No dia primeiro de janeiro, ela vai assumir com a obrigação de colocar o pé no freio no forte aquecimento da economia para evitar um repique inflacionário logo no início de sua gestão”, explica Aleluia.

Na última sexta-feira (03/12), o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou aperto de compulsórios, e o mercado espera alta de juros para breve. Para Aleluia, as medidas são corretas, mas expõem claramente uma decisão retardada.

“O governo Lula demorou a tomar as decisões necessárias para impedir o retorno da inflação. Estava unicamente preocupado com a eleição de Dilma Rousseff”, critica Aleluia.

O problema, segundo o líder oposicionista, é que Dilma faz restrições explícitas aos ajustes fiscais drásticos, com cortes lineares de despesas.

Aleluia não receia em declarar que a manutenção da política econômica implantada nos governos Itamar Franco e FHC, além do ambiente externo favorável, permitiram a Lula navegar em céu de brigadeiro.

“Mas, paralelamente, o governo do PT aumentou espetacularmente os gastos com a máquina pública. O que levou a um crescimento amazônico das despesas, inclusive com pessoal. Enquanto isso, os investimentos em infraestrutura foram desprezados. O país não pode crescer no mesmo nível de outros emergentes (China, Índia, Rússia), porque não tem portos, aeroportos, rodovias, energia elétrica”, lembra Aleluia.

Segundo o parlamentar, o governo federal terá de fazer um arrocho fiscal maior que o de 2003, primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, para que o superávit primário do setor público consolidado atinja 3,3% do PIB em 2011.

Essa meta foi sinalizada recentemente pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. A estimativa foi feita por economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O superávit de 3,3% se justifica para auxiliar o Banco Central, já que o risco inflacionário está em alta (hoje 5.78%, de acordo com o Boletim Focus do BC), como prova o recente aumento dos recolhimentos compulsórios, anunciado na sexta-feira.

"Mais uma vez ao restringir o crédido, o governo limita a expansão da vida privada sem nada fazer para deter o gigantismo estatal, que insiste em ampliar. O controle dos gastos públicos seria a forma segura e correta de conter a demanda da economia, sem mágicas contábeis, sem recessão de crédito e sem aumento de juros”, afirma Aleluia.

Geral

Auto Escola 2001 - Promoção 10 Anos de Sucesso!

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

A Auto-Escola 2001 em comemoração aos 10 anos de existência, contribuição ao crescimento e desenvolvimento da cidade, realiza o seu aniversário promovendo entre os meses de novembro e dezembro de 2010, a Campanha de Arrecadação de Donativos, que beneficiará famílias carentes da cidade e presenteará os cupons sorteados, além de realizar a distribuição de brindes, no dia 22 de dezembro, às 14 horas, na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Gráfica Jatobá. PARTICIPE!

Pontos de arrecadação dos donativos:

-Auto-Escola 2001 da Travessa do Ouvidor - Chesf;

-Auto-Escola 2001 do BTN II (ao lado do módulo policial);

-Auot-Escola 2001 da Avenida Getúlio Vargas (ao lado da Yamaha)