sábado, 4 de dezembro de 2010

Por Bob Charles

Será mesmo?

Bob Charles
Todo mundo diz que não pretende interferir na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Glória, mas a verdade é que todo mundo está tentando interferir. Parece que a palavra final deve ficar mesmo com a prefeita Enavilma (DEM). Enquanto isso ,as lideranças têm sido muito procuradas para conversar. A prefeita deve ficar esperta para não sofrer uma derrota inesperada. Além da insatisfação de alguns vereadores com a prefeita, tem gente jurando de pé junto que há lideranças trabalhando para enfraquecer Enavilma. Fonte petista comentou semana passada que o secretário de educação Josiel Araújo (PT) cogitou entregar o cargo, pois tanto ele quanto o partido não estariam compactuando com a forma de administrar da prefeita Enavilma. Há no ar indicio de que o PT pode romper a qualquer momento. Tanto é que o voto em branco dos vereadores Valério José e Nildo do PT, na votação das contas do ex-prefeito Policarpo é um recado de que o PT além de não estar satisfeito, ensaia uma aliança com Policarpo e seu grupo. Com isso, é tido como certo que o PT não irá votar no candidato da prefeita para a presidência da Câmara, independentemente de que este seja Gilmar Pereira(PP) ou Paulo Gomes (PT). A conversação mantida sob sigilo absoluto entre o PT e o DEM de Paulo Afonso parece que ganha notoriedade também em Glória.

Especulação

Já está na hora de a especulação ceder lugar à verdade: o deputado federal Mário Negromonte (PP) nunca foi convidado por Dilma para ocupar esse ou aquele ministério. Toda essa cortina de fumaça foi fruto imaginário dos seus  próprios correligionários. De volta à realidade, não custa lembrar que Negromonte foi reeleito pela 4ª vez pelo voto direto para a Câmara federal. Só.
Não quer
O vereador Marcondes Francisco (PRP) não será mais o líder do governo na Câmara na próxima gestão. Neste caso, a função nada grata sobrará para atual presidente Antonio Alexandre (DEM).
Equipe 

Amigos do prefeito Anilton Bastos Pereira (DEM) avaliam que ele precisa anunciar logo as possíveis mudanças no primeiro escalão, antes que alguns jornalistas apressados decidam nomear toda a equipe e não lhe sobre uma só indicação.
Balanço
Para evitar dor de cabeça no futuro, a prefeita de Glória Enavilma Negromonte, vai fechando as torneiras para poder pagar salário, fornecedores em atraso e o 13º. Os gastos são quase zero; só com coisas extremamente urgentes e que possam ser pagas rapidamente.

Opinião

Tabuleiro difícil

Dr. Pimenta
Pelo andar da carruagem, não serão poucas - nem episódicas, as dificuldades que esperam a presidente Dilma Rousseff, no Planalto. Mais uma vez, o gosto amargo do poder será servido pelos aliados, não pelos adversários. Destes, o máximo que se pode esperar é o que se tem visto: distorcer os fatos, auto-proclamar-se detentores de todas as soluções para os problemas que não souberam resolver no passado, denunciar práticas por eles mesmos inventadas – enfim, repetir cantilena cansativa e posta muito distante dos verdadeiros interesses da coletividade, como acontece em qualquer lugar, inclusive aqui no sertão baiano.
Em grande medida, o resultado das eleições decorreu do vazio em que mergulharam as oposições brasileiras, se é que um dia elas puderam receber tal denominação. Bom exemplo dessa tibieza foi dado recentemente pelo DEM, que ficou a um passo de fusão com o PMDB. Acostumado à sombra do poder, dele recebendo o calor que conforta e premia, o sucessor do PFL, do PDS e da ARENA não admite sequer ver-se levado à inanição. Só os postos e cofres públicos, portanto, podem trazer o remédio de que necessita. Não será a ação desses que incomodará Dilma.
As ameaças vêm da chamada base aliada, o que quer que isso signifique. Mais especificamente, é o PMDB que deve preocupar a presidente. A voracidade do partido, por demais conhecida, certamente não surpreende. É preciso avaliar, porém, a posição a ser assumida pelo PMDB, a partir de 1º.  de janeiro de 2011.  
Por mais que se pretenda ser magnânimos, se haverá de reconhecer que tal sentimento nem sempre se afina com a conduta política. Precisaríamos ser todos anjos, para descartar o interesse – raramente ostensivo – de chegar ao mais alto posto, mesmo se isso custa o mandato do titular. Ainda mais quando as alianças são tecidas ao sabor das ondas eleitorais, repousadas em débeis e soltos fios.
Transformada assim a atividade política em mero exercício de matemática, nada surpreenderá a oposição entre presidente e vice-presidente. Sequer original será tal configuração.
A própria formação da equipe que acompanhará Dima Rousseff começa a deixar à mostra as unhas sempre afiadas, mas nem sempre aparentes, dos aliados, o PMDB à frente, por motivos os mais óbvios. Obviedade, porém, não quer dizer legitimidade. Sendo ainda o partido mais forte, e compondo a chapa vencedora, o partido presidido por Michel Temer desempenhou papel decisivo na eleição presidencial.
Difícil imaginar que, com tais credenciais, o PMDB simplesmente se acomodasse e pretendesse desfrutar apenas do poder efêmero dos vice-presidentes. O que talvez muitos não esperassem é que a sede levasse tão rápida e atabalhoadamente os peemedebistas ao pote. Apoderar-se de alguns cargos importantes, então, parecia conseqüência lógica da participação na disputa, afinal vitoriosa.
Nem Lula, nem Dilma, nem qualquer outro aliado esperaria desprendimento. Seria ingenuidade sem tamanho, também, pretender que o próprio Michel Temer se mantivesse olimpicamente afastado da composição do ministério. Dilma poderá dizer, assim, que rói os ossos do ofício.
As dificuldades em compor a equipe de governo devem ser vistas como a primeira, e certamente não a única, dificuldade. Outras virão, inclusive aquelas que podem levar o sucessor a engrossar o coro da oposição que se vier a construir. Afinal, derrotas eleitorais são compreendidas e aceitas, quanto mais próximo se estiver dos padrões democráticos tão rejeitados quanto proclamados. Daí muitas vezes a voz das urnas não conseguir sobrepor-se ao alarido dos insatisfeitos, a que a grande imprensa tem sabido sempre servir. Aqui, como em toda ação humana, convém dar atenção aos interesses em jogo.
Se é verdade que José Dirceu, mesmo nos bastidores, desempenhará algum papel no governo a instalar-se em 1º. de janeiro de 2011, Dilma não perderia por ouvi-lo. Com a vantagem de não ocupar qualquer cargo oficial, o ex-deputado talvez enxergue melhor o tabuleiro em que o PT se meteu. Mas para quem está surpreso, que espere a eleição municipal aqui em Paulo Afonso, em 2012.

Mais notícias

Centro de Referência da Mulher, de Paulo Afonso, participa do I Congresso de Criminalística da Região Nordeste da Bahia

P.A InDoOrCrédito: Assessoria de Comunicação SEDES

Dentro da programação da Campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher” aconteceu nos dia 02 e 03/12, o I Congresso de Criminalística da Região Nordeste da Bahia, no Instituto Federal da Bahia (IFBA). No encontro, estiveram presentes diversas autoridades, como o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, os funcionários da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal,  Ministério Público, Justiça, além de pesquisadores, professores, estudantes do Ensino Superior, guardas de trânsito da prefeitura de Paulo Afonso e interessados em geral.
Como o Congresso aconteceu dentro da programação da campanha dos 16 de Ativismo, o Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis e o Conselho Municipal da Mulher estiveram no encontro. Na oportunidade, o Centro de Referência divulgou os serviços oferecidos pela a entidade, e o Conselho realizou a oficina “Defesa dos Direitos e das Políticas Públicas voltadas para as mulheres”.
Paralelo ao Congresso, em frente ao prédio do Centro de Referência, foram montados estandes onde as técnicas Glauce Kelly e Hannah Natássia divulgaram o trabalho realizado no local.

Assessoria de Comunicação SEDES.
Jornalista Natália Cleuber - DRT 1428/SE

Mais notícias

Encontro de Gestores Públicos debate melhores práticas do Turismo

P.A InDoOr

Crédito: Divulgação

O 2° Encontro de Gestores Públicos de Turismo da Bahia, realizado, na sexta-feira (3), no Centro de Convenções da Bahia, pela Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa, reuniu representantes de 40 municípios das 13 zonas turísticas baianas para debater sobre as melhores práticas de turismo desenvolvidas e implantadas nos destinos indutores, por intermédio do Programa de Regionalização Bahia.

A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, destacou a importância de promover o diálogo entre os gestores municipais e o governo. “Precisamos que cada município apresente seu levantamento com as suas limitações e potencialidades, para que, então, o governo possa apoiar os projetos que levem o desenvolvimento sustentável para a região”. 

O secretário estadual do Planejamento, Antonio Valença, iniciou o ciclo de palestras e apresentou os eixos de ação do governo. Como prioridades para o período citou a criação de uma nova infraestrutura logística na Bahia e lembrou a importância do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) para as atividades econômicas locais. “O ZEE e os Planos Mestres para o Litoral Norte, Recôncavo, Litoral Sul, Semiárido e Cerrado estão aliados aos planejamentos estratégicos de Meio Ambiente e de Turismo. Essa é uma tentativa do Estado de disciplinar o uso do território de uma forma segura e fundamentada para o empreendedor e segura para o meio ambiente”, enfatizou Valença.

A professora Carmélia Anna Amaral Souza, representante do Ministério do Turismo, que abordou o tema a ‘Inventariação da Oferta Turística’ disse ser fundamental inventariar um lugar para identificar sua potencialidade turística e formar um banco de dados com todas as informações do local”.

Uma mesa redonda foi realizada para discutir as melhores práticas nos destinos indutores, conduzida pelo diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira. Para fechar a programação do encontro, alguns casos de sucesso foram apresentados. 

Estavam presentes no evento, a representante do Banco do Nordeste, Soraia Sena, o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, a presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo, Cristina Baumgarten, e o representante do Sebrae, José Élio Souza.

Mais notícias

Participe do Natal da família. "O clima do Natal vai contagiar você"

A cidade de Paulo Afonso começa a viver os festejos natalinos que irão acontecer a partir de hoje no Parque das Mangueiras - "Natal no Parque". O pauloafonsino, a cidade e os turistas entram no clima natalino.
Da Redação PANotícias
redacao@pauloafonsonoticias.com.br


Crédito: JRCSilva
Natal no Parque das Mangueiras- Paulo Afonso - BA
Natal no Parque das Mangueiras- Paulo Afonso - BA
Na noite desse sábado começam os festejos natalinos em Paulo Afonso que irão acontecer no Parque das Mangueiras. Repetindo o sucesso do ano passado, o Parque das Mangueiras mais uma vez será o palco principal das decorações natalinas e das atrações musicais que prometem reunir toda a família para reviver o espírito natalino.
Organizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, o "Natal no Parque" neste ano traz o tema "O clima do Natal vai contagiar você", trazendo na sua agenda de atrações orquestras e corais todos os finais de semana de dezembro e uma extensa programação voltada para toda a criançada, sem esquecer dos autos natalinos e grupos de danças, além do grande show da cantora Carla Perez e dos palhaços Patatí, Patata no bairro BTN no dia 19/12. A grande abertura será neste sábado, 4, com as apresentações da Camerata de Sergipe e do Coral Infantil da Escola São Vicente de Paulo, na Praça das Mangueiras a partir das 21h.
Para o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Jânio Soares, toda decoração e a programação estão voltadas para a família. "Temos certeza que iremos repetir o sucesso do ano passado, proporcionando às famílias pauloafonsinas o clima do espírito natalino, com autos e cantatas, além da decoração e de toda programação", destacou o secretário.
Segundo o diretor de eventos, Kôca Tavares, este ano a iluminação tem magia e tecnologia. "Este ano além da praça toda iluminada, com muitas novidades, decoramos as principais avenidas da cidade, Getúlio Vargas e Apolônio Sales. A árvore de natal com 20m de altura terá uma iluminação de maneira especial. A programação é toda ela voltada para a família, fizemos uma decoração natalina especial com a tecnologia das luzes e com toda a magia do Natal", destacou o diretor.
O PANotícias esteve ontem a noite visitando o Parque das Mangueiras e encontrou Kôca trabalhando incansável junto com sua equipe, e pode verificar que a decoração desse ano além de manter algumas peças do ano passado foram colocadas novas luminárias e peças decorativas que engrandeceram a decoração.
O Parque das Mangueiras oferece a cidade de Paulo Afonso o privilégio de poder dispor de uma área propicia para realização dos festejos natalinos, o que não é comum em muitas cidades do interior. Também ter que ser levado em consideração o empenho de Kôca Tavares e sua equipe, que se dedicam 24h para que todo o trabalho seja quase que perfeito.
A programação que começa hoje, 4 de dezembro, se estende até o dia 26.  Confira e venha viver o espírito do natal.
Programação: 
04/12 (sábado) 21h - Camerata de Sergipe / Coral Infantil da Escola São Vicente de Paulo.
05/12 (domingo)  17h - Programação Infantil / Auto de Natal / pastoril, palhaços, danças e muito mais.

10/12 (sexta-feira) 21h - Coral Zênite / Coral da Chesf.
11/12 (sábado) 21h - Orquestra Sinfônica da UFBA (Projeto Coelba, Energia Para Crescer) / Coral Infantil AABB Comunidade / Coral Infantil Benone Rezende (PETI).
12/12 (domingo) 17h - Programação Infantil (Cantata Projovem) / Auto de Natal /  pastoril, palhaços, danças e muito mais.
16/12 (quinta-feira) 18h - Celebrando a Vida com a Terceira Idade / Show de Humor "Surra Que é Bom", com Bosco.
17/12 (sexta-feira) 21h - Cantata de Natal da Igreja Pentencostal.
18/12 (sábado) 21h - Coral do Mosteiro de São Bento (Salvador-BA) / Crianças Flautistas BTN 2 (PETI)
19/12 (domingo) 17h - Programação Infantil / Auto de Natal / pastoril, palhaços, danças e muito mais. BTN - Carla Perez e os palhaços Patatí, Patata, em frente a CEASA.
22/12 (quarta-feira) 21h - Coral Canto da Terra (UNEB) / Coral Sonoras Vozes (Carlina).
23/12 (quinta-feira) 21h - Zigo Aguiar (Acústico)
24/12 (sexta-feira) 21h - Natal Encantado SESC Ler
25/12 (sábado) 21h - Quinteto Sanfônico de Sergipe / Coral Zênite
26/12 (domingo) 17h - Programação Infantil, Auto de Natal, pastoril, palhaços, danças e muito mais

Mais notícias

Participe do Natal da família. "O clima do Natal vai contagiar você"

A cidade de Paulo Afonso começa a viver os festejos natalinos que irão acontecer a partir de hoje no Parque das Mangueiras - "Natal no Parque". O pauloafonsino, a cidade e os turistas entram no clima natalino.
Da Redação PANotícias
redacao@pauloafonsonoticias.com.br


Crédito: JRCSilva
Natal no Parque das Mangueiras- Paulo Afonso - BA
Natal no Parque das Mangueiras- Paulo Afonso - BA
Na noite desse sábado começam os festejos natalinos em Paulo Afonso que irão acontecer no Parque das Mangueiras. Repetindo o sucesso do ano passado, o Parque das Mangueiras mais uma vez será o palco principal das decorações natalinas e das atrações musicais que prometem reunir toda a família para reviver o espírito natalino.
Organizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, o "Natal no Parque" neste ano traz o tema "O clima do Natal vai contagiar você", trazendo na sua agenda de atrações orquestras e corais todos os finais de semana de dezembro e uma extensa programação voltada para toda a criançada, sem esquecer dos autos natalinos e grupos de danças, além do grande show da cantora Carla Perez e dos palhaços Patatí, Patata no bairro BTN no dia 19/12. A grande abertura será neste sábado, 4, com as apresentações da Camerata de Sergipe e do Coral Infantil da Escola São Vicente de Paulo, na Praça das Mangueiras a partir das 21h.
Para o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Jânio Soares, toda decoração e a programação estão voltadas para a família. "Temos certeza que iremos repetir o sucesso do ano passado, proporcionando às famílias pauloafonsinas o clima do espírito natalino, com autos e cantatas, além da decoração e de toda programação", destacou o secretário.
Segundo o diretor de eventos, Kôca Tavares, este ano a iluminação tem magia e tecnologia. "Este ano além da praça toda iluminada, com muitas novidades, decoramos as principais avenidas da cidade, Getúlio Vargas e Apolônio Sales. A árvore de natal com 20m de altura terá uma iluminação de maneira especial. A programação é toda ela voltada para a família, fizemos uma decoração natalina especial com a tecnologia das luzes e com toda a magia do Natal", destacou o diretor.
O PANotícias esteve ontem a noite visitando o Parque das Mangueiras e encontrou Kôca trabalhando incansável junto com sua equipe, e pode verificar que a decoração desse ano além de manter algumas peças do ano passado foram colocadas novas luminárias e peças decorativas que engrandeceram a decoração.
O Parque das Mangueiras oferece a cidade de Paulo Afonso o privilégio de poder dispor de uma área propicia para realização dos festejos natalinos, o que não é comum em muitas cidades do interior. Também ter que ser levado em consideração o empenho de Kôca Tavares e sua equipe, que se dedicam 24h para que todo o trabalho seja quase que perfeito.
A programação que começa hoje, 4 de dezembro, se estende até o dia 26.  Confira e venha viver o espírito do natal.
Programação: 
04/12 (sábado) 21h - Camerata de Sergipe / Coral Infantil da Escola São Vicente de Paulo.
05/12 (domingo)  17h - Programação Infantil / Auto de Natal / pastoril, palhaços, danças e muito mais.

10/12 (sexta-feira) 21h - Coral Zênite / Coral da Chesf.
11/12 (sábado) 21h - Orquestra Sinfônica da UFBA (Projeto Coelba, Energia Para Crescer) / Coral Infantil AABB Comunidade / Coral Infantil Benone Rezende (PETI).
12/12 (domingo) 17h - Programação Infantil (Cantata Projovem) / Auto de Natal /  pastoril, palhaços, danças e muito mais.
16/12 (quinta-feira) 18h - Celebrando a Vida com a Terceira Idade / Show de Humor "Surra Que é Bom", com Bosco.
17/12 (sexta-feira) 21h - Cantata de Natal da Igreja Pentencostal.
18/12 (sábado) 21h - Coral do Mosteiro de São Bento (Salvador-BA) / Crianças Flautistas BTN 2 (PETI)
19/12 (domingo) 17h - Programação Infantil / Auto de Natal / pastoril, palhaços, danças e muito mais. BTN - Carla Perez e os palhaços Patatí, Patata, em frente a CEASA.
22/12 (quarta-feira) 21h - Coral Canto da Terra (UNEB) / Coral Sonoras Vozes (Carlina).
23/12 (quinta-feira) 21h - Zigo Aguiar (Acústico)
24/12 (sexta-feira) 21h - Natal Encantado SESC Ler
25/12 (sábado) 21h - Quinteto Sanfônico de Sergipe / Coral Zênite
26/12 (domingo) 17h - Programação Infantil, Auto de Natal, pastoril, palhaços, danças e muito mais