terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Polícia

Será lançado hoje em Paulo Afonso o projeto Ronda no Bairro

A solenidade de lançamento do projeto Ronda no Bairro acontece no BTN a partir das 10h, com a presença do Secretário de Segurança Pública César Nunes, o Coronel PM Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia Nilton Mascarenhas, juntamente com Ilustríssimo Senhor TEN CEL PM Neves
P.A InDoOr
Crédito: Divulgação
Viaturas Ecosport que fazem parte do Programa RB
Viaturas Ecosport que fazem parte do Programa RB
A solenidade de lançamento do PROJETO RONDA NO BAIRRO contará com a presença do Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia César Nunes e do Excelentíssimo Senhor Coronel PM Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia Nilton Mascarenhas, juntamente com Ilustríssimo Senhor TEN CEL PM Neves, Comandante do 20 Batalhão de Policia Militar.

Além das autoridades militar, devem comparecer a solenidade o prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos e o vice Jugurta Nepomuceno, secretários, vereadores, autoridades e convidados.

O lançamento do PROJETO RONDA NO BAIRRO em Paulo Afonso, será realizado nesta terça-feira 21/12, a partir das 10h na Av: Delmiro Gouveia, Praça Padre Lourenço, BTN II(Em frente ao módulo Policial).

Quatro viaturas Ecosport e 50 policiais fazem parte do Programa Ronda nos Bairros.
Ronda no Bairro
O inovador programa Ronda no Bairro, lançado em 2008 nas regiões que englobam as delegacias de Tancredo Neves (11ª DP) e Periperi (5ª DP), foi ampliado este ano em Salvador, chegando à região da 10ª Delegacia (Pau da Lima) e, mais recentemente, ao bairro de Pernambués, que se configuravam, segundo análises feitas pela SSP, como regiões com altos índices de violência.
Durante o lançamento do programa em Pau da Lima, em março deste ano, foram entregues também 535 pistolas, 70 escopetas e 1.500 coletes balísticos, que fazem parte da estrutura disponibilizada para as polícias Militar e Civil que atuam naquela região. Em Pernambués, o Ronda no Bairro foi iniciado em novembro, ampliando a estrutura existente em Tancredo Neves.
No interior, o programa estava implantado em Feira de Santana. Este ano chegou a mais três cidades: Itabuna, Vitória da Conquista e Porto Seguro. “Estamos com a PM mais forte, organizada, atuante e estimulada. Enfrentaremos duramente qualquer iniciativa do crime organizado, pois a Bahia jamais será refém de bandidos”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas.
Novas viaturas
A SSP entregou este ano 1.332 viaturas, entre motocicletas, caminhões, automóveis, rabecões, carros-presídio e um helicóptero, que ampliou a atuação do Graer. Foram aplicados recursos superiores a R$ 110 milhões no reforço da frota das polícias.
As viaturas dispõem de rádio, que funciona conjugado com o sistema de telecomunicações, permitindo o envio para qualquer unidade móvel em Salvador e região metropolitana de informações da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), responsável pela coordenação do funcionamento dos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). O sistema permite também a comunicação entre os veículos, otimizando as ações policiais.
Todas as novas viaturas possuem GPS, que fornece a localização exata de cada unidade móvel, facilitando o deslocamento. De 2007 a 2010 foram incorporados 2.178 veículos, concretizando o reaparelhamento do setor de transporte, conforme estabelecido no Plano Estadual de Segurança Pública.
O diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raul Barreto Filho, ressaltou a interiorização das unidades periciais e a aquisição de equipamentos que asseguram aos peritos os meios para realizar trabalhos mais rápidos e eficientes.
Proteção ao cidadão
No segundo semestre deste ano, a SSP lançou o Plano de Proteção ao Cidadão, com o objetivo de unir ações e realizar operações especiais para intensificar o policiamento ostensivo, combater o tráfico de drogas, apreender armas e inibir a criminalidade de um modo geral.
Ele foi implantado em Salvador e região metropolitana, e em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Porto Seguro. Também durante este ano foram realizados cursos de capacitação de policiais, com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O plano aumentou em 20% as abordagens a carros, motocicletas, ônibus, pontos de ônibus, bares e boates e intensificou as blitze nas principais rodovias estaduais. Em 2010, outras ações permanentes também tiveram reforço, destacando-se o cumprimento de mandados de prisão de pessoas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas e outros crimes.

Sem comentários:

Enviar um comentário