quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entretenimento


Crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o "BBB"

P.A InDoOr
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil, encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 11 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 11 é a realidade em busca do IBOPE..

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 11. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os “animais” do “zoológico”: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a “não sou piranha mas não sou santa”, o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.


Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? 


São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados.

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.
Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína, Zilda Arns).

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.
   E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)


Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. 

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.
 
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.

Entretenimento


TV São Francisco lança em Paulo Afonso o Projeto “Quinta na Praça”

Por Gledson Barros
gledbarros@bol.com.br


Crédito: Divulgação
Deise e Banda, uma das atrações desta
Deise e Banda, uma das atrações desta
A partir desta quinta-feira, dia 03, e durante todas as quintas do mês de fevereiro a TV São Francisco realizará o projeto "Quinta na Praça" (Praça das Mangueiras), com atrações musicais e culturais da nossa cidade. A temporada de apresentações terá seu ínicio às 18h com a cantoraDeise Novaes,acompanhada de banda (Igor Gnomo, Sardinha, Gildo Madeira e Danilo Negão), e para variar da parte musical, a equipe do "Humor Ereto" (grupo formado por jovens de nossa cidade que difundem o gênero Standup Comedy) terá seu espaço intercalando a última atração desta noite que é a banda de samba/pagode "Entre Amigos".
É a valorização e divulgação de nossa cultura disponível a todos.
O projeto Quinta na Praça é um evento musical e cultural com atrações e artistas pauloafonsinos. O projeto tem o intuito a valorização de uma boa música e excepcionais apresentações locais, alegria e diversão durante as quintas-feiras,  no mês de fevereiro, nos dias 03; 10; 17 e 24 das 18:00 à 00:00 na Praça das Mangueiras em Paulo Afonso, tornando-se um ponto de encontro de amigos e familiares de todas as gerações.

Entretenimento


Projeto Lazer é Vida tem excelentes resultados

Da Redação PANotícias
redacao@pauloafonsonoticias.com.br


Crédito: Arquivo PAN
Projeto Lazer é Vida, na Prainha do Candieiro
Projeto Lazer é Vida, na Prainha do Candieiro
O Programa Educar em parceria com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) em Paulo Afonso /BA realizou neste último mês de janeiro o Projeto Lazer é vida para crianças e adolescentes de 08 a 17 anos.
Com diversas oficinas esportivas, as crianças e adolescentes que participaram do projeto tiveram uma alternativa de lazer saudável durante o período de férias escolares.
Para a coordenadora do CREAS, Roseane Nunes, o resultado do Projeto foi excelente – “Conseguimos aumentar a alto estima dessas crianças e adolescentes, assim como estimulá-los a caminhos alternativos como o resgate da consciência para estar na escola e nos ambientes socioeducativos de qualidade”.
Aos adolescentes, mais especificamente, houve o estímulo a participação em cursos profissionalizantes. Eles estarão se matriculando em breve no Curso de Geração de Renda, onde irão aprender a fazer tortas salgadas, bolos e salgados finos.
A coordenadora Roseane destacou ainda o envolvimento e gratidão das mães dos participantes do Projeto – “Agradeço a estas mães que colaboraram conosco e participaram da oficina. Quero agradecer também, em nome de toda a equipe, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara, pelo total apoio a este projeto que busca resgatar estas crianças e jovens que se encontram em vulnerabilidade social”.
A perspectiva é que o Projeto Lazer é vida continue durante outros períodos de recesso escolar.

Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Administração do BTN - Paulo Afonso / Bahia.

Entretenimento


CIDADÃO REPÓRTER: suspeita de leishmaniose

“...essa doença é tão grave quanto a DENGUE, FEBRE AMARELA e com um agravante não tem cura nem mesmo nos seres humanos ”.
P.A InDoOr
Crédito: Imagem ilustrativa


01/02/2011
Maria José
Mazzzzzze@hotmail.com
Mensagem: Lendo a denuncia feita pelo S.r. Laércio sobre as doenças animais em nossa cidade, ele tem toda razão, tive dois animais sacrificados por suspeita de leishmaniose, e vários outros também foram sacrificados sem mesmo saber se era ou não a doença. O que me intriga é que nada é feito para prevenir, ou seja limpar os locais onde existem focos, os mais graves, Abel Barbosa, Caminho dos Lagos , Oliveira Lopes, vila Militar , Belvedere, Parte do Bairro Centenário, nas proximidades da PA – IV próximo ao Grande Hotel e na Chesf em toda parte próximo ao COPA. Não seria preocupante se não fosse transmitido ao ser humano e não tem cura tem apenas tratamento para controlar a doença, que por sinal é caro demais e não é feito no Brasil. Será que não seria mais fácil combater o transmissor no caso o mosquito? Se você passar nas proximidades da Vila Militar é possível que seja picado por um deles tamanha é a quantidade deles que lá existe. O combate com o carro fumacê seria o ideal e o mais econômico, afinal além de sacrificar os animais ainda tem que se mandar amostra de sangue para laboratórios fora de nossa cidade e o resultado às vezes chegam com ate 120 dias. No Caminho dos Lagos muita gente esta tendo que sacrificar seus animais por suspeita da doença e isso não é de agora, a epidemia ela já vem desde dezembro. Não estaria na hora das autoridades sanitárias tomarem uma atitude proativa ao invés de sacrificar os animais, muitos deles podem ter sido sacrificados em vão, ou seja, sem a doença apenas pelos sintomas que pode ser de uma outra? Será que precisamos chegar ao extremo para se tomar uma atitude simples e eficiente? Combater o mosquito? Afinal essa doença é tão grave quanto a DENGUE, FEBRE AMARELA e com um agravante não tem cura nem mesmo nos seres humanos. Por favor, tomem uma atitude antes que as coisas desandem. Locais onde podo ter o mosquito: Entulho de folhas e fruta principalmente úmidas; Esgotos a céu aberto; Lagos estagnado com água parada principalmente com muito capim seco e folhas; Local onde tem grande concentração de arvores e muita folha seca pelo chão; Nos também podemos contribuir para que isso venha a ser minimizado, basta tomar cuidado com os nossos animais de estimação, vacinando regularmente, não só contra a raiva, mas todas as vacinas animal eles precisam ficar imunes às doenças para ser nossos amigos, afinal ninguém quer ver seu cão ou gato sendo sacrificado por causa de uma doença ainda mais sabendo que poderia ter sido evitado. E as autoridades sanitárias, parar de sacrificar os animais e combater a CAUSA, seria mais justo e certo afinal vocês estão ai para resolver esse problema e solução tem várias as mais simples possíveis, mas o sacrifício é mais rápido, mas também muito caro aos cofres público. Quem sabe limpar os lagos colocar veneno nos locais mais perigosos, fazer campanha de prevenção, pouparia muitas vidas de bichinhos e muito dinheiro com exames e injeções letais. Obrigada.

Esporte


COPA CÉSAR CAMPOS 2011 COMEÇA DIA 20 DE MARÇO


image
Credito: Divulgação
Deverá movimentar 32 equipes

No domingo, 30, pela Copa 03 Amigos, na Quixaba, a Ponte Preta derrotou por 03 tentos a 01, nos pênaltis, o time Interjovem e vai decidir domingo agora, 06/02, o título da competição, contra o Retiro. Na próxima matéria falaremos sobre o desfecho deste significativo evento futebolístico, que homenageia os desportistas Joel, Robson e Aelson.
Outro assunto: já está pronto o Esqueleto do Projeto que norteará a Copa César Campos de Futebol Glória 2011, que deverá movimentar 32 equipes do município daquela cidade baiana e que será patrocinada pela Prefeitura Municipal de Glória. A competição será conduzida pelo Coordenador de Esportes da Prefeitura Nino Fla, apoiado por funcionários do município. Nesta amplitude, o evento é inédito, um trabalho inovador e que, por sua descentralização, deverá exigir bastante da equipe que estará na linha de frente dos trabalhos, face ao grande número de agremiações e pessoas que estarão envolvidas, participando direta ou indiretamente da arrojada iniciativa.
A idéia central é distribuir as trinta e duas equipes participantes em quatro Zonais, cada um deles com oito times, que jogarão, em suas respectivas sedes, num único dia, partidas eliminatórias que vão valer classificação naquela data, e encaminharão os quatro times vencedores nos seus confrontos diretos a uma etapa seguinte chamada de semifinais; daí sairão os dois finalistas, que disputarão o jogo final da referida Sede. Nesta partida será conhecido o campeão do Zonal, que continuará na competição e será um dos quatro times que irão disputar, no dia 17 de abril, no Povoado Olho Dágua do Souza, a 2ª Fase ou Semifinal de toda a Copa César Campos.
Até que seja concluída a quarta etapa, ou Zonal, todos os jogos, naquela data específica, serão disputados pela manhã, nos horários: 09, 10, 11 e 12 horas, respectivamente; as semifinais acontecerão duas e três da tarde, ficando para as 16 horas o jogo final daquele dia e que apontará a equipe campeã no seu Zonal. Em síntese, o critério de disputa em cada dia de jogos assemelha-se ao de um tradicional “Torneio Início”, porém, com tempos das partidas mais prolongados.
Na segunda-feira, 31/01, o Coordenador de Esportes da Prefeitura reuniu-se em Glória com 24 representantes de equipes que participarão do evento. Os dirigentes receberam documentos relativos à Copa César Campos. NF nos disse que o primeiro encontro para falar do assunto foi proveitoso e que está agilizando providências que farão a competição acontecer com sucesso. Falou-nos da arbitragem, que é sempre um tópico que merece atenção especial, mas adiantou que fará pacotes com pessoas interessadas em trabalhar nos jogos. Achamos o número que nos passou bastante reduzido considerando que, no mesmo dia, serão disputados 07 jogos, totalizando mais de cinco horas de duração, fazendo com que o rendimento de um mesmo árbitro e de seus assistentes que se revezam de um jogo para o outro diminua, notadamente a partir da segunda partida.
Vamos à composição de cada Grupo e quais equipes estão em sua respectiva Sede. ZONAL 01, que está localizado no Povoado Chico Correia e seus jogos (abertura) serão disputados no dia 20 de Março próximo: 1- Grêmio do Chico Correia; 2- Raça do Chico Correia; 3- Vitória da Baixa das Pedras; 4- Juventus da Agrovila; 5- Flamenguinho da Agrovila; 6- São Paulo da Agrovila 05; 7- Palmeiras da Agrovila Jusante; 8- Internacional da Agrovila Jusante. Daqui sairá o Campeão do Zonal 01. Serão sete jogos no mesmo dia e, para sagrar-se campeã, uma mesma equipe deverá jogar e vencer três vezes..  
Equipes do ZONAL 02, localizado no POVOADO QUIXABA, cujos jogos acontecerão no dia 27 de março: 1- Nacional da Quixaba; 2- Inter Jovem da Quixaba; 3- Botafogo da Quixaba; 4- Botafogo das Queimadas; 5- Atlético da Serrota do Brejo; 6- Juventus do Brejo; 7- Azulão do Brejo; 8- Ponte Preta do Brejo. Este Zonal também terá sua equipe campeã no dia 27.
Equipes do ZONAL 03, localizado no POVOADO ILHA DAS FLORES. Lá, os sete jogos ocorrerão no dia 03 de abril e os times integrantes são: 1- Cruzeiro da Ilha das Flores; 2- Corinthians da Ilha das Flores; 3- Grêmio do Torquato; 4- São Paulo do Torquato; 5- Criciúma do Torquato; 6- Jurubeba do Torquato; 8- Internacional do Porto da Serra. Qual será o Campeão do dia 03 de abril?
O ZONAL 04, localizado no POVOADO RETIRO, tem esta composição: 1- Fluminense do Retiro; 2- América do Olho Dágua; 3- São Caetano do Riachão; 4- Vitória do Riachão; 5- G.F.C. de Glória; 6- Juventus de Glória; 7- Associação de Bode, de Glória; 8- Flamengo de Glória. Os Jogos do Povoado Retiro serão realizados no dia 10 de abril, quando também será conhecido o campeão da etapa.
A 2ª Fase terá também suas SEMIFINAIS, que reunirão as quatro equipes campeãs em seus respectivos Zonais. O dia reservado para o encontro mata-mata, que apontará os dois candidatos ao título da COPA CÉSAR CAMPOS DE FUTEBOL GLÓRIA 2011 será 17 de abril, à tarde, no POVOADO OLHO DÁGUA DO SOUZA. Até lá, muita água terá corrido por baixo da ponte, o torcedor visto bons jogos e os dirigentes das equipes vencedoras já saberão quais serão seus adversários. Por enquanto, ninguém é de ninguém.
Estão reservadas para o município de Glória-BA (Sede), na tarde do dia 24 de abril, a disputa de 3º e 4º lugares (jogo 31), bem como a partida que apontará o grande campeão do evento (jogo 32). Até que seja dado o chute inicial, no dia 20 de março, no Povoado Chico Correia, poderemos ter alguns fatos novos que vão incrementar mais ainda a Copa César Campos e deixaremos os leitores do Site Notícias do Sertão a par das novidades.

Educação


Curso de Direito da UNEB de Paulo Afonso alcança conceito máximo

Danilo Oliveira - Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


Crédito: Divulgação

Os cursos de desenho industrial do Campus I (Salvador) e de direito do Campus VIII (Paulo Afonso) da UNEB obtiveram conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A edição 2009 do exame, cujos resultados foram divulgados no final do ano passado, avaliou o aprendizado dos discentes de cerca de 6,8 mil graduações de 15 áreas de conhecimento, em 1,7 mil instituições de ensino superior de todo o país. Desse volume, apenas 309 cursos (5,5%) receberam  nota 5.
“Além da ótima qualificação do quadro docente,nosso projeto pedagógico procura contemplar as diversas demandas que o mercado de trabalhoexige do profissional. Assim conseguimos formar designers multifuncionais”, avaliou Antônio Neto, coordenador do colegiado do curso de desenho industrial.
O curso da UNEB foi o único da área de design, na Bahia, a obter o mais elevado  conceito no Enade.
Já em relação ao curso de direito, além da UNEB, apenas a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) alcançou a nota máxima. A Universidade Federal (Ufba) ficou com 4.
José Miranda, coordenador do colegiado do curso da UNEB em Paulo Afonso, destacou que as atividades desenvolvidas no campus prezam pelo intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, professores e a sociedade.
“Implantamos, por exemplo, um posto avançado do Juizado Especial Federal (JEF), que presta atendimento jurídico gratuito à população de baixa-renda. E estamos buscando outros convênios com órgãos públicos e o setor privado para qualificar ainda mais a formação dos discentes”,adiantou Miranda.

Estudantes de direito atendem população de Paulo Afonso gratuitamente. Foto: Divulgação
Estudantes de direito atendem população de Paulo Afonso gratuitamente. Foto: Divulgação
Outras sete graduações da UNEB também foram bem avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, em 2009.
Os cursos de direito do Campus III (Juazeiro), de turismo e hotelaria dos campi I e XVIII (Eunápolis) e de administração dos campi I, V (Santo Antônio de Jesus), XI (Serrinha) e XII (Guanambi) alcançaram nota 4 no Enade.
Dayse Lago, pró-reitora (em exercício) de Graduação (Prograd) da universidade, afirmou que o bom desempenho desses cursos é resultado do esforço dos gestores e da comunidade acadêmica.
“Essas boas notas refletem a qualidade do ensino que estamos oferecendo nos diversos municípios da Bahia”, ressaltou Dayse.
Laerton Lima, coordenador do colegiado do curso de administração da UNEB, em Salvador, lembrou que com o crescente estímulo à participação dos estudantes em seminários de pesquisa “os alunos passam por uma formação acadêmica diferenciada, já que estudam mais sobre sua profissão e debatem sobre os trabalhos científicos produzidos”.
O Enade, que é realizado desde 2004, tem como objetivo mensurar o rendimento dos discentes de graduação com relação aos conteúdos programáticos do curso, suas habilidades e competências.
O exame é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores que são utilizados pelo MEC nos processos de avaliação da educação superior no país.