terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Educação


Alunos voltam às aulas hoje (01/02), na rede particular de Paulo Afonso

Redação
redacao@ozildoalves.com.br


Crédito: Divulgação

As primeiras escolas a iniciar o ano letivo são da rede privada, enquanto que as municipais e as do Estado voltam às atividades no dia 07 de fevereiro.

Colégios como Montessori, Sete de Setembro e Monteiro Lobato retornam ás aulas, hoje, terça-feira (01/02), assim como a maioria das escolas particulares de Paulo Afonso.

As escolas têm autonomia na determinação do início do período escolar, desde que cumpram o calendário de 200 dias letivos ao ano.

Educação


Jornada Pedagógica começa nesta terça-feira (1) em todas as escolas da rede estadual

Por Vanusa Campos
vanusa_campos@hotmail.com


Cerca de 50 mil educadores estarão reunidos, de terça (1º/2) a sexta-feira (4/2), na Jornada Pedagógica 2011, que desta vez acontecerá nas próprias escolas da rede estadual. Participam do encontro professores, coordenadores, diretores, além de gestores e técnicos das unidades de ensino, Diretorias Regionais (Direc) e Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O objetivo principal é planejar o ano letivo que se inicia no dia 7 de fevereiro, quando mais de 1 milhão de estudantes voltam às salas de aula.

A abertura da jornada foi às 9h, quando o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e gestores da Secretaria irão falar para as escolas, ao vivo, no canal TV Todos pela Escola, através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

“Um bom planejamento tem impacto direto nos indicadores de cada escola”, afirma Osvaldo Barreto, convocando os educadores para refletirem sobre a realidade da sua escola e, juntos, elaborarem um planejamento pedagógico para “melhorar, com rapidez, o desempenho dos nossos estudantes. Afinal, o objetivo maior da Secretaria da Educação é garantir a todos os estudantes o direito de aprender”.

Novidades - Pela primeira vez, as escolas vão usar os próprios indicadores de desempenho como instrumento norteador do planejamento pedagógico do ano letivo. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem vão ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos. 

Além dos indicadores de desempenho, as escolas vão receber materiais pedagógicos que vão dar suporte no planejamento das atividades de 2011.

Concursos


Curso de Direito alcança conceito máximo no Enade/MEC


image
Crédito: Divulgação.
Recebeu nota 5,0

O curso de direito do Campus VIII (Paulo Afonso) da UNEB obtive conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A edição 2009 do exame, cujos resultados foram divulgados no final do ano passado, avaliou o aprendizado dos discentes de cerca de 6,8 mil graduações de 15 áreas de conhecimento, em 1,7 mil instituições de ensino superior de todo o país. Desse volume, apenas 309 cursos (5,5%) receberam nota 5.
Em relação ao curso de direito, além da UNEB, apenas a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) alcançou a nota máxima. A Universidade Federal (Ufba) ficou com 4.
José Miranda, coordenador do colegiado do curso da UNEB em Paulo Afonso, destacou que as atividades desenvolvidas no campus prezam pelo intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, professores e a sociedade.
“Implantamos, por exemplo, um posto avançado do Juizado Especial Federal (JEF), que presta atendimento jurídico gratuito à população de baixa-renda. E estamos buscando outros convênios com órgãos públicos e o setor privado para qualificar ainda mais a formação dos discentes”, adiantou Miranda.

Governador ressalta importância do Poder Legislativo e espera reformas em áreas estratégicas para o desenvolvimento

P.A InDoOr
Crédito: Arquivo PAN
Governador Jaques Wagner
Governador Jaques Wagner
O governador Jaques Wagner comenta em seu programa de rádio desta terça-feira sobre o novo ciclo de crescimento da Bahia e se refere também ao Parlamento Brasileiro e à Democracia, destacando a posse e a importância dos senadores, deputados federais e deputados estaduais, que iniciam um novo mandato esta semana. “Uma terra sem política, sem representação, é a ditadura. E a ditadura, seguramente, não é, nem de longe, uma boa forma de conduzir o País”, enfatiza.
Ao ressaltar a importância do Poder Legislativo e lembrar que os parlamentares, além das suas convicções político-partidárias, devem colocar os interesses do país e do estado acima de suas disputas, Jaques Wagner espera que sejam aprovadas novas legislações para as áreas tributária e política porque “nós precisamos de uma reforma política que fortaleça, cada vez mais, os partidos e a representação popular para que possamos fazer as reformas necessárias e melhorar ainda mais a economia”. 
Reafirmando a importância do conceito de desenvolvimento com inclusão social implantado no país pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador afirma que “só se desenvolve de verdade, quando esse desenvolvimento é para todos e não para 5 ou 10% da população como ocorria antes.”
Tema tratado em palestra na abertura das comemorações dos 200 anos da Associação Comercial da Bahia, Jaques Wagner lembra que a condução da política econômica nacional melhorou a distribuição da renda, diminuiu o número de pobres e transformou o Brasil em um grande país de classe média, elevando a condição de vida da população. “Agora, sob o comando da presidenta Dilma, teremos mais quatro anos de crescimento”.
O governador diz que a Bahia acompanha esse processo de crescimento e destaca as grandes obras de infraestrutura como a Ferrovia Oeste-leste, o novo Porto Sul, o novo Aeroporto de Ilhéus, a duplicação de várias rodovias, melhorias no Porto de Aratu, além dos preparativos para a Copa do Mundo 2014, como projetos que causarão grande impacto na geração de emprego e na inclusão social no estado.
Durante o programa, ele fala também das vítimas do holocausto, informando a participação no Rio Grande do Sul, com a presidenta Dilma Rouseff, do ato em homenagem aos milhões de judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos barbaramente assassinados durante os anos do nazismo na Alemanha.
O programa é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

EBDA distribui sementes para agricultores familiares do Território de Itaparica

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

As 1.380 famílias que aderiram ao programa Semeando, no Território de Itaparica, já receberam as sementes de feijão de corda (vigna) e de milho, para o plantio da próxima safra. A entrega aconteceu na sexta-feira (28), na Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Paulo Afonso, onde 3 toneladas de feijão e 5,5 toneladas de milho foram distribuídas em quites de 4 kg de milho e 2,5 kg de feijão, para agricultor familiar dos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas.
Esta ação visa disponibilizar ao agricultor sementes fiscalizadas e inspecionadas nos padrões de qualidade, para que haja melhoramento da qualidade e da produtividade das lavouras.
O processo de distribuição foi realizado na presença dos representantes do Poder Público Municipal, de associações, Comissões Municipais de Distribuição de Sementes, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, da Funai e de outras entidades voltadas para o desenvolvimento da agricultura regional.
De acordo com Anttonio Almeida Junior, gerente regional em Paulo Afonso, o processo de entrega foi executado com eficiência e transparência. “Estamos implantando as políticas públicas da agricultura familiar em todos os municípios da nossa região. Mais uma vez, as metas foram cumpridas e os agricultores familiares estão satisfeitos com o resultado”, afirmou Almeida Junior.
Para a entrega das sementes é assinado um termo de compromisso entre a EBDA e os representantes da Comissão Municipal de Sementes, que permite ao emissário levar suas cotas para distribuição aos agricultores, em cada município. “Esse é o segundo ano em que nós plantamos usando sementes fornecidas pela EBDA”, comentou Quitéria do Socorro, presidente da Federação das Associações Comunitárias de Paulo Afonso.
“É uma alternativa boa do Governo do Estado, para que o homem do campo possa desenvolver seu trabalho, ajudando a quem mais precisa. Essas sementes vão dar mais garantia de colheita ao nosso povo”, disse Jonas Alves representante da Comissão Municipal de Sementes, do município de Macururé.
Durante a entrega das sementes, a equipe de técnicos da EBDA fez as inscrições dos agricultores familiares presentes no evento, para o Programa Garantia Safra. Orientações técnicas também foram dadas, quanto ao plantio e tratos culturais para o plantio.

TAC prevê indenização de quatro milhões de usuários da OI

P.A InDoOr
Entrou em vigor segunda-feira (31), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por intermédio do Procon, pela empresa de telefonia Oi e pelo Ministério Público do Estado. O acordo prevê a indenização de cerca de quatro milhões de baianos, usuários dos serviços da empresa, prejudicados pelo incêndio na sede da operadora, em Salvador, ocorrido em dezembro de 2010. 

Entre as cláusulas acordadas estão a isenção de cobrança durante o período em que os serviços não foram prestados, a reparação por danos individuais e a restauração, em 72 horas, dos serviços que ainda não foram normalizados. A íntegra do acordo está disponível no site da SJCDH

Descontos nas contas O diretor de Relações Institucionais da Oi, Carlos Aragão, explica que o os consumidores lesados não precisam procurar a empresa para ter validados seus direitos. “Os descontos serão dados diretamente nas contas de telefone dos próximos três meses, de maneira proporcional, considerando os meses de setembro, outubro e novembro”, explicou. Já os clientes pré-pagos ganharão 30 minutos de bônus para ligações locais. 

A medida vai evitar que os clientes recorram a Justiça individualmente, minimizando os prejuízos e acelerando o ressarcimento. “O Procon mostrou que era preciso não judicializar essa demanda, e buscar uma solução na qual a Oi assumisse a responsabilidade por aquilo que ela fez, indenizando voluntariamente seus consumidores”, afirmou a superintendente do Procon, Cristiana Santos. 

O descumprimento das ações propostas vai acarretar a aplicação de multa administrativa no valor de R$ 1 milhão. Para o secretário de Justiça, Almiro Sena, a medida representa um avanço para os direitos do consumidor. “Há um ganho real, efetivo na perspectiva do direito fundamental que é o do consumidor. Então ganham todos, porque todos atuaram com responsabilidade nesse processo”, disse o secretário.

STF retoma trabalhos com 29 ações contra ficha limpa para julgar

Desde que entrou em vigor, lei foi tema de apenas dois julgamentos no STF. Ministro Ayres Britto diz que assunto será tratado como prioridade pela Corte.
Da Redação PANotícias/Do G1, em Brasília
redacao@pauloafonsonoticias.com.br

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação


O Supremo Tribunal Federal (STF) retornará ao trabalho nesta terça-feira (1º), depois do recesso judiciário, com 29 recursos contra a Lei da Ficha Limpa para julgar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses processos questionam pelo menos sete dispositivos da lei, mas apenas um deles foi analisado pelo Supremo até agora.
Desde que a norma entrou em vigor, em junho do ano passado, a ficha limpa foi tema de apenas dois julgamentos no STF, nos casos do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) e do deputado federal Jader Barbalho(PMDB-PA). Ambos foram barrados pela ficha limpa, por terem renunciado a mandato eletivo para escapar de cassação, um dos fatores de inelegibilidade previstos na lei.
Os dois julgamentos terminaram empatados em 5 votos a 5, mas no caso de Jader Barbalho um entendimento, baseado no regimento interno do STF, permitiu manter a decisão do TSE de que a renúncia é motivo para tornar um político inelegível.
A assessoria da Presidência do TSE informou ao G1 que, até sexta-feira (28), não havia mais recursos pendentes para serem enviados ao Supremo. Apesar de não haver casos de ficha limpa previstos na pauta do STF na primeira semana de trabalho após o recesso, o vice-presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, afirma que o assunto será tratado como prioridade pela Corte.
“Como nós já sabemos mais ou menos o ponto de vista os integrantes da Corte, poderemos imprimir um bom ritmo de julgamentos dos processos sem comprometer a composição dos cargos eletivos”, disse Britto. Ele disse acreditar que ao longo de 2011 o STF será capaz de se pronunciar sobre a lei como um todo.
Outro problema que a análise da ficha limpa pelo STF enfrenta é a falta de um dos integrantes do plenário. A vaga do 11º ministro, deixada por Eros Grau, que se aposentou em agosto do ano passado, ainda não foi preenchida.
saiba mais
A indicação de ministros do Supremo é prerrogativa do presidente da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a tarefa para a presidente Dilma Rousseff, que ainda não completou o plenário do STF. Mesmo em falta com a Corte, a presidente Dilma fez questão de comparecer à sessão de abertura do semestre, marcada para as 10h desta terça.
Para o vice-presidente do STF, além da polêmica em torno da ética na política, a Lei da Ficha Limpa evidenciou a fragilidade de manter o Supremo desfalcado.
“A ficha limpa teve essa peculiaridade, evidenciou que uma corte judiciária não pode funcionar por longo tempo desfalcadamente. Os fatos estão demonstrando o grande problema que isso causa. A presidente Dilma deve estar consciente da urgência da indicação do 11º ministro. Espero que isso sirva de lição para todos nós”, declarou Ayres Britto.
De acordo com o levantamento do TSE, nove recursos que foram enviados ao Supremo atacam o dispositivo da Lei da Ficha Limpa que prevê oito anos de inelegibilidade para políticos condenados em decisões de colegiados da Justiça Eleitoral. Este é o caso dos candidatos barrados por condenações de corrupção eleitoral, compra de votos, entre outros.
Em segundo lugar, estão os questionamentos sobre a alínea da lei que trata da suspensão de direitos políticos em decorrência de condenações por improbidade administrativa, que tenha implicado em prejuízo aos cofres públicos. Nesse caso, a norma também prevê oito anos de inelegibilidade.
Nos julgamentos sobre o assunto no STF, em 2010, as posições dos ministros foram muito divididas. Essa polarização revela que, independentemente do dispositivo da lei questionado na Justiça, a polêmica em torno da ficha limpa reside em estar ou não de acordo com a proposta de barrar políticos condenados – o que, para alguns ministros, pode significar ferira direitos fundamentais garantidos na Constituição.
 

Política


Deputados tucanos assumem secretarias nos estados e abrem espaço para suplentes na Câmara

P.A InDoOr
Dez deputados titulares do PSDB que assumirão nesta terça-feira (1º) se licenciarão ainda nesta semana para chefiar secretarias no Paraná, Pará, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, estados comandados por tucanos. Com isso, exercerão o mandato os respectivos suplentes nas coligações estaduais, pelo menos até uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre se esses mandatos pertencem ao partido ou a coligação. Em virtude dessa intensa movimentação, a princípio o PSDB deve ficar com 52 deputados na bancada neste início de legislatura.
Somente em São Paulo, cinco tucanos atuarão como secretários, abrindo espaço para suplentes como Vanderlei Macris (SP). Integrante da legislatura que está prestes a acabar, o tucano afirma que a legenda fará uma oposição firme e determinada, além de exigir do governo federal seus compromissos de campanha. “Vamos exercer nosso papel de oposição: denunciar as mazelas e cobrar do governo federal as ações necessárias para o Brasil”, afirmou.
No Pará, dois suplentes do PSDB devem integrar a bancada do partido na Câmara com as saídas de outros dois deputados da legenda. André Dias (PA) é um deles (foto). Deputado estadual por 16 anos, o parlamentar pretende atuar na solução de problemas que atingem a sua unidade da federação, a exemplo de conflitos fundiários, entraves na legislação ambiental e o elevado preço da energia. Além disso, continuará a defender o desenvolvimento econômico do Pará, como vem fazendo ao longo de sua trajetória política.
Também integrante da atual bancada, o deputado Rogério Marinho (RN) permanecerá na Câmara, visto que o titular Betinho Rosado (DEM) ocupará a Secretaria de Agricultura. “Espero que a oposição possa fazer seu papel de estar sempre vigilante em relação aos atos do Executivo e tenha também uma atuação propositiva”, ressaltou. O parlamentar afirmou ainda que seguirá defendendo a educação pública de qualidade e a ampliação do acesso à tecnologia para a população.
Quem deve sair?
Goiás
Leonardo Vilela
Minas Gerais
Narcio Rodrigues
Pará
Nilson Pinto
Zenaldo Coutinho
Paraná
Luiz Carlos Hauly
São Paulo
Emanuel Fernandes
Edson Aparecido
José Aníbal
Julio Semeghini
Santa Catarina
Marco Tebaldi
Quem deve entrar?
Goiás
Valdivino de Oliveira
Delegado Waldir
Minas Gerais
Bonifácio de Andrada
Pará
André Dias
Dudimar Paxiuba
Paraná
Luiz Nishimori
São PauloVanderlei Macris
Alberto Mourão
(*) Silvio Torres e Walter Feldman não devem exercer o mandato porque optaram por permanecer em secretarias (Habitação do Estado de São Paulo e de Esporte no município de São Paulo, respectivamente)
Rio Grande do Norte
Rogério Marinho