quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Entretenimento

Instituto Mauá expõe artesanato de couro a partir desta quinta-feira

P.A InDoOr
O couro vira arte nas mãos de Lúcia Boness, artesã desde os dez anos. Com passagens por Portugal e eventos countries em todo o país, a exemplo da Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos (SP), ela acaba de ganhar exposição na Galeria Mestre Abdias, Instituto Mauá, em cartaz desta quinta-feira (6) até 28 deste mês.
São peças criadas exclusivamente à mão e voltadas para todos os públicos, entre roupas, bolsas, jaquetas, colares, pulseiras, biquínis, cartucheiras, cintos e tamancos de madeira pintada. Todas estão à venda.
A exposição integra o calendário mensal de eventos da galeria, cujo espaço é cedido gratuitamente a artesãos cadastrados no Mauá e a artistas plásticos e fotógrafos que moram no estado há, pelo menos, um ano. 

Saúde

Cidadão Repórter: Luiz Aureliano bota ordem na casa

P.A InDoOr
Crédito: Imagem ilustrativa


05/01/2011 Dulcidario Sabino   
Comentário: Para conhecimento na Sec. Saude, foi colocado um Aparelho que evita os FANTASMAS, pois a pessoa tem que colocar suas digitais nos horarios de entrada e saída. - Outro fato , o Sr. Aureliano já alterou o horario de expediente do pessoal do Cartão SUS ( antes só ate´as 13hs) agora funciona nos dois expedientes> manhã e tarde, o que já começa BEM para a população. E por fim, se os VEREADORES são contra deve ser BOM para a POPULAÇÃO, pois isto quer dizer que favores / bilhetes e bajulações podem não ser a Tônica deste Gestor.

Opinião

Internauta: Se tem uma coisa que anda crescendo em Paulo Afonso nos últimos anos é a população de "viúvas de marido vivo"

Redação
redacao@ozildoalves.com.br


OZILDOALVES.COM.BR - CONTATO
Mensagem enviada através do site em 6/1/2011 - 0h2m
=============================================================

Nome: RICARDO
E-mail: ricardoalessandrof@hotmail.com

Alguns dias atrás testemunhei uma caravana com vários ônibus com trabalhadores pauloafonsinos saindo da cidade para trabalharem nos chamados "trechos" em busca de sobrevivência e sustento as suas famílias, ficando de seis meses até um ano sem terem qualquer contato com os seus familiares. Foi lamentável presenciar o choro de uma das mães ao se despedir de seu filho.

É inaceitável que uma cidade como Paulo Afonso, com suas belezas naturais e potenciais econômicos principalmente nas áreas do turismo e agricultura ainda esteja sofrendo com a fuga desesperada de seus filhos em busca de trabalho e sobrevivência fora do município.

Se tem uma coisa que anda crescendo em Paulo Afonso nos últimos anos é a população de "viúvas de marido vivo" onde esses maridos partem para trabalharem fora do município e deixam suas namoradas ou esposas e filhos aqui na cidade, passando muito tempo sem ter contato. E o que é pior, os governantes do município ficam alardeando pelos quatro cantos que hoje estamos vivendo em uma cidade feliz. Mas afinal que felicidade é essa senhor prefeito?

O senhor e os seus discípulos estão querendo a qualquer preço tapar o sol com a peneira ao dizerem que hoje a nossa cidade está feliz, que a saúde está avançando, que o esporte está recebendo os merecidos incentivos, que as grandes festas estão acontecendo e que empregos estão sendo gerados no município.

Quem é pauloafonsino de verdade e que quer ver o bem da nossa cidade sabe que isso não é verdade, mas quem é acabrestado como muitos eleitores inocentes que votam em qualquer candidato que seja apresentado pelo grupo do prefeito, sem que esse candidato jamais tenha pisado os pés em nossa cidade, podemos dizer que esses não estão nem aí para os problemas de nossa cidade e só estão pensando no benefício deles.  

Operação Carro-pipa leva água à população de 38 municípios do Nordeste


image
Crédito: Divulgação.
Sete deles estão no estado da Bahia
Para garantir o abastecimento da população de cidades do Semi-árido, começou a mobilização do Exército para a operação Carro-pipa, um programa do Governo Federal de distribuição emergencial de água. No Sertão nordestino, são 38 municípios com cobertura. Destes, sete são da Bahia e 31 são de Pernambuco. Para traçar metas de ação para o ano de 2011, o Exército de Petrolina realizou uma reunião com presidentes das comissões municipais de defesa civil.

“Em 2011, nós vamos implementar a operação, bem como buscar atender a diversas comunidades que precisam dessa distribuição emergencial de água”, afirma o comandante do 72 BI, tenente-coronel Helvétius Marques.

Confira a lista completa das cidades beneficiadas pela operação no Estado da Bahia:

BAHIA
Abaré
Casa Nova
Chorrochó
Curaçá
Juazeiro
Pilão arcado
Remanso.

Economia

Agricultores colhem algodão colorido em Água Branca/AL


image
Algodão Colorido.
Na comunidade Quixabeira, zona rural do município

A retomada da cultura do algodão no Sertão alagoano já está dando resultados no município de Água Branca, onde agricultores fizeram a colheita e agora trabalham no beneficiamento do produto.
Na comunidade Quixabeira, zona rural de Água Branca, eles obtiveram o algodão em sua cor normal (branca) e também uma variedade colorida (marrom). No local, foi implantada uma unidade de beneficiamento e uma minitecelagem, onde são trabalhadas as duas variedades.
Os próprios moradores cuidam da primeira etapa do beneficiamento, que consiste em fazer o descaroçamento, e já produzem mantas, redes e tapetes. Mas a maior parte da produção, após a primeira etapa de trabalho ainda na comunidade, é enviada para a Fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia. O algodão colorido será enviado para Campina Grande (PB), onde será processado para obtenção de peças mais trabalhadas.
A retomada da cultura do algodão no município faz parte de um projeto da Embrapa Algodão, sediada em Campina Grande, na Paraíba, em parceria com o Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida (Coep), e com assistência técnica da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri-AL), além da parceria da Secretaria Municipal de Agricultura.

Política

Ministro das cidades dará prioridade a BR 235 na região de Jeremoabo

Redacão
Bob Charles


O ministro das Cidades Mário Negromonte concedeu na tarde dessa quarta-feira, (5) uma  entrevista exclusiva pelo telefone ao programa Noticias da 106 da Jeremoabo FM, ancorado pelo radialista Adalberto Moreno. Perguntado sobre o clima de tensão durante a transmissão de comando, Negromonte disse não ter notado constrangimento. "O que ele queria era se manter no cargo", disse.
Na ocasião, em breves palavras, o ex-ministro Márcio Fortes não conseguiu disfarçar seu incômodo durante a cerimônia de transmissão do cargo ao sucessor deputado baiano do PP eleito pelo quinto mandato.
Perguntado com quem teria uma relação mais próxima em Jeremaobo, Negromonte mencionou vários nomes dentre eles o  ex-prefeito Dr. Spencer e o vereador Neguinho de Lié. Sobre sua relação com a região, Negromonte não hesitou: Embora dividido entre a Bahia e o resto do Brasil,  Paulo Afonso, Glória e Jeremoabo que são os principais redutos eleitorais do PP na região, serão tratados com especial carinho. Para isso é preciso que os prefeitos dessas cidades elaborem projetos e encaminhem para o ministério, disse.
Negromonte destacou que uma das prioridades da sua pasta para a região de Jeremoabo será a BR 235. No mesmo programa, a emissora entrevistou o deputado estadual  Mário Negromonte Júnior (PP), que igualmente  destacou a importancia da sua eleição para a região e a dupla responsabilidade que recai sobre os seus ombros com a indicação do pai para o Ministério das Cidades. "Mas estou pronto para o desafio" finalizou.

Política

Paulo Rangel: "não sei se haverá mudanças de rumo na política de Paulo Afonso"

Sobre Maria Oliveira, presidente do PT de Paulo Afonso, o deputado petista Paulo Afonso deu alguns conselhos: "acho que a presidente do partido tem que refletir sobre o processo político, tem que consultar todo diretório, tem que ter cabeça fria, nós não sabemos o que vai acontecer"
Entrevista: Francisco Sales
Da Redação


Crédito: Arquivo 

Na solenidade de posse da nova mesa-diretora da câmara municipal de Paulo Afonso, realizada na noite de ontem (05/01), o deputado estadual Paulo Rangel (PT) falou sobre o amigo Regivaldo Coriolano (PCdoB), que foi empossado presidente do Poder Legislativo para o biênio 2011/2012 e falou dos rumos políticos de Paulo Afonso para os próximos anos:

Regivaldo na presidência da Câmara vai engrandecer o Poder Legislativo

Pra mim um prazer muito grande estar participando desta posse, Regivaldo que é um companheiro há muitos anos, há mais de 30 anos nós fazemos política juntos tanto no movimento social junto ao Sindicato que é esse homem sério, esse homem comprometido, esse democrata convicto que vai engrandece o poder legislativo, engrandece a política de Paulo Afonso.

PT e DEM jamais, mas tem dúvidas sobre o cenário político de Paulo Afonso

PT aliado aos Democratas, isso aí jamais, agora na política, eu diria que muitas coisas podem acontecer, nós temos visto pessoas que antes eram situação deixaram de ser situação, passaram a ser oposição, assim como pessoas que são oposição passam a ser situação, aliança PT e DEM isso não existe, agora não posso dizer pra você como vai ficar o cenário político em Paulo Afonso daqui pra frente, claro que nesse momento, a nossa prioridade é construir uma grande aliança com os setores que fazem oposição na nossa cidade.

Sobre nota da presidente (Maria Oliveira) do partido de Paulo Afonso afirmando que DEM e PT não de juntam

Eu acho que ela foi coerente em relação ao DEM, agora eu acho que a presidente do partido, ela tem que refletir sobre o processo político, tem que consultar todo diretório, tem que ter cabeça fria, nós não sabemos o que vai acontecer, aliança com DEM , volto a afirmar, não acontecerá, agora não sei se haverá mudanças de rumo aqui na política de Paulo Afonso.

Namorado diz que Lucival, jornalista baiano, tem toda chance de vencer BBB

O jornalista Lucival França, nascido em Salvador, é atualmente assessor de imprensa. Aos 29 anos, Lucival, que também é blogueiro, é gay assumido e tem um relacionamento estável.
P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

O novo BBB cursa disciplina no mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Ufba, Universidade Federal da Bahia, e se formou no Centro Universitário Jorge Amado. Alex Galletti, namorado do jornalista, diz que ele é muito tranquilo e que tem todas as chances de ser o terceiro baiano a vencer uma edição do Big Brother Brasil. "Acho que é só ser o que ele é", diz Alex, para quem Lucival é batalhador e calmo.

Alex diz que ficou surpreso quando soube da seleção de Lucival, que não havia falado nada do novo projeto. "Vamos esperar começar. Prefiro não ficar interferindo muito", diz. A seleção de Lucival também foi surpresa para a empresa Janelas do Mundo, onde ele trabalhava. "O nosso assessor de imprensa some por uma semana e de repente está no Big Brother Brasil 11 #BoaSorteLucival", postou o twitter da empresa - em mensagem que foi reproduzida por Carlinhos Brown, um dos assessorados pela Janelas do Mundo.

Carol Neves | Redação CORREIO
caroline.neves@redebahia.com.br

Balanço aponta crescimento do Ibametro em 2010

Levantamento das atividades realizadas pelo Ibametro em 2010 aponta a execução de 910 mil operações de confiabilidade metrológica, com a verificação de 460 mil produtos, com foco na cesta básica, e a inspeção de 450 mil instrumentos, entre balanças, bombas de combustíveis, taxímetros e outras.
P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) está entre os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que apresentaram maior crescimento em 2010, em relação à quantidade de atividades realizadas em 2009, registrando um aumento da ordem de 50%. No balanço anual entre os estados, realizado pelo Inmetro, o instituto baiano ocupa a segunda posição em crescimento.
“Estamos felizes porque este resultado é o reflexo do esforço conjunto da equipe do Ibametro para cumprir as metas acordadas com o Inmetro para 2010”, afirma Eduardo Sampaio, diretor-geral do órgão. Ele assegura que foram superadas as metas previamente estabelecidas, “o que revela o compromisso na oferta do serviço de qualidade à população”.
A direção do Ibametro apresentou os resultados aos seus servidores durante Encontro Técnico realizado em dezembro último, reunindo as equipes que atuam na capital e interior do estado. Na oportunidade, Eduardo Sampaio citou outras conquistas alcançadas pelo Ibametro no período, ressaltando, entre elas, a implantação de Telecentros, instalações equipadas para educação continuada e à distância em unidades na capital e interior. 

Foram apontados ainda a reforma de agências regionais, o crescimento da produtividade e a recertificação ISO 9001:2008, o que, segundo Eduardo, evidencia o alto nível de qualidade das atividades desempenhadas pelo instituto na Bahia.

Levantamento das atividades realizadas pelo Ibametro em 2010 aponta a execução de 910 mil operações de confiabilidade metrológica, com a verificação de 460 mil produtos, com foco na cesta básica, e a inspeção de 450 mil instrumentos, entre balanças, bombas de combustíveis, taxímetros e outras. Também foram fiscalizados 10 mil estabelecimentos comerciais, resultando na apreensão, por irregularidade, de 70 mil produtos como brinquedos, pneus, material elétrico e, dentre outros, material têxtil.

Homossexuais poderão realizar reprodução assistida em laboratório para ter filhos

P.A InDoOr
Brasília – O Conselho Federal Medicina (CFM) mudou as regras de reprodução assistida abrindo espaço para que casais homossexuais possam ter filhos por meio da técnica de fertilização de embriões. 

Outra inovação importante é que a técnica da reprodução assistida poderá ser usada após a morte do doador do material, desde que haja autorização anterior. As novas regras foram aprovadas em dezembro passado.
O CFM também estabeleceu um número máximo de embriões a serem implantados nas pacientes. Mulheres de até 35 anos podem implantar até dois embriões; de 36 a 39 anos, até três; acima de 40, quatro embriões. A ideia é prevenir casos de gravidez múltipla, que aumentam as chances de aborto e de nascimento de bebês prematuros.

Os médicos continuam proibidos de usarem técnicas para definir o sexo ou alguma característica da criança por meio de intervenções na reprodução assistida.

Edição: Lana Cristina

INSS paga hoje aponsentados e pensionistas que têm cartão com final 4 e 9

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

Brasília - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita hoje (6) o benefício de aposentados, pensionistas e demais segurados que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 9, sem considerar o dígito. Também recebe o pagamento nesta quinta-feira quem ganha acima do piso previdenciário e tem cartão com final 4 ou 9.
A folha de dezembro pagará 28.141.263 benefícios até amanhã (7), num valor total de mais de R$ 19,3 bilhões. Desse montante, R$ 15,5 bilhões são pagos em 19,8 milhões de benefícios urbanos e R$ 3,9 bilhões, em 8,4 milhões de benefícios rurais.
Edição: Juliana Andrade

Pesquisa do IBGE aponta Jeremoabo como o maior produtor de mel do nordeste baiano

Febamel
Divulgação
O IBGE divulgou os dados referentes a produção brasileira de Mel do ano de 2009, gentilmente sistematizados pela Unidade de Agronegócio do SEBRAE Nacional. A produção Brasileira teve ligeiro crescimento de 2,57%, alcançando 38.745 toneladas. O Sul com 16.501 toneladas e o Nordeste com 14.963 toneladas respondem, juntos, por mais de 80% da produção nacional. 
     Após ter a sua produção estagnada em 2.200 toneladas em 2007 e 2008, interrompendo um ciclo de crescimento fabuloso ocorrido nos anos anteriores, a Bahia sofreu uma redução significativa de 14% na sua produção, alcançando apenas 1.922 toneladas. A Bahia é um de apenas dois estados no Nordeste que não cresceram, e passou a ser o 8° Produtor Nacional (antes 7°).
     Municípios importantes como Teixeira de Freitas e Ribeira do Pombal reduziram a sua produção em 80, respectivamente 30%. Campo Alegre de Lourdes, Vitória da Conquista, Lafaiete Coutinho, Cícero Dantas, Heliópolis e Nova Soure também registraram redução na ordem de 30 a 40%!
     Contrariando a tendência de queda, alguns municípios tiveram sua produção aumentada: Canudos multiplicou a produção por seis, em Quijingue e Monte Santo ela dobrou, e Itabela, Barra, Cansanção, Guaratinga e Euclides da Cunha cresceram consideravelmente.
     O novo líder do ranking estadual é Água Fria, que vem crescendo desde 2005, e produziu 146 toneladas em 2009. O segundo lugar é ocupado
 por Jeremoabo, e em terceiro fica Ribeira do Pombal, que tinha ocupada a liderança nos anos anteriores. Segue a lista dos 30 maiores produtores:
Ranking                    2009     2008    2007    2006   2005    Variação 2008/09
1. Água Fria               146       136      131       65        59                  +7%
2. Jeremoabo           120       133       89        84        69                  -10%
3. Rib. do Pombal     105       150     250      230      140                 -30%
4. F. de Santana          75         70        57        45       48                   +8%
5. Tucano                    72          65        61       68       73                  +11%
6. Inhambupe             63          63       63        65       96
7. Pilão Arcado           57          63       56        62       62                   -10%
8. Sátiro Dias              57          57       57        59       61
9. C.Alegre Lourdes 55         85       77         97       97                   -35%
10. Eunápolis              55          52       31        30       01                    +6%
11. Mucuri                   50          48        16        14      09                     +3%
12. Remanso              48          40        33        41      40                    +20%
13. Paulo Afonso       47          52        58        64      68                    -10%
14. Barra do Choça   43          50       150       61      60                    -14%
15. Araci                      39          35         30       28      13                   +11%
16. Andaraí                 38          43         24       22      22                    -11%
17. Vit. Conquista     35          60       100       73      70                    -42%
18. Sta Cruz Vitória  34           --         27       20       18 
19. Laf. Coutinho      30          55        53       50       05                    -46%
20. Macaúbas            30          30        20        01       01
21. Cícero Dantas     28          40        42        50       22                   -30%
22. Heliópolis             28         40        50        55       14                   -30%
23. Teofilândia           28         25        20        18       09                    +12%
24. Nova Soure          27         45        28        33       47                   -40%
25. Euclides Cunha   25         19        17        26       21                   +32%
26. Biritinga                23         20         15        12      08                   +15%
27. Teixeira Freitas    18         89        19        17      15                    -80%
28. Alagoinhas            18        19        19         19        22                  -4%
29. Serrinha                18        15         12         11       14                  +20%
30. Canudos                18        03         03        02        02                 +500%
*
Com um pouco mais de organização e união dos apicultores, com uma assistência técnica mais efetiva, com uma cooperativa mais atuante, com colaboração do clima e com um olhar carinhoso da administração municipal, o município de Jeremoabo, com o potencial que tem que tem, principalmente margeando o Raso da Catarina, assumirá nos próximos anos tranquilamente o posto de maior produtor de mel da Bahia.