sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


Somália é indiciado por ter inventado sequestro e corre risco 


de detenção


Imagens do ciruito interno de prédio mostram jogador em elevador no horário em que ele diz ter sido vítima do crime. Pena vai até seis meses

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
 Somália é acusado de ter inventado o sequestro-relâmpago do qual alegou ter sido vítima na última quarta-feira (veja ao lado o vídeo do RJTV).  O jogador do Botafogo já foi indiciado na 16ª DP (Barra) por denunciação caluniosa e corre risco de detenção de um a seis meses por esse crime. Dependendo do julgamento, a pena pode ser convertida para serviços comunitários.
Em entrevista ao RJTV, a delegada Juliana Domingues disse que a farsa foi confirmada com as imagens do circuito de vídeo do prédio onde mora o jogador, que chegou em casa por volta das 4h de quarta. Ele aparece subindo no elevador às 8h46m, com o cordão e o relógio que, na delegacia, alegou terem sido roubados. Pouco depois das 9h, Somália surge nas imagens novamente no elevador, descendo, já sem o cordão e o relógio.
- Fizemos imagens do prédio e do percurso do jogador. Descobrimos que ele chegou de madrugada e saiu para a delegacia às 9h07m da manhã. No depoimento, ele disse que foi abordado por volta das 7h. Também temos imagens do atleta tirando dinheiro da carteira e saindo de casa sem o cordão que ele disse ter sido roubado. Nós desconfiamos, pois a vítima caiu em contradição no depoimento. Por conta disso, nós fomos atrás da verdade, e iremos chamá-lo para uma explicação.
Por conta do episódio, Somália não treinou na quarta. A multa por um atraso seria de 40% do salário. No dia seguinte, o jogador correu normalmente em General Severiano e comentou o sequestro com bom humor. Falou em trauma e disse:
- Fiquei muito nervoso e pensava na minha filha.
O Botafogo comentou o assunto em nota oficial:
"O Departamento de Futebol do Botafogo FR, ao tomar conhecimento de que não seria verídica a justificativa do atleta Paulo Rogério Reis da Silva, conhecido como Somália, para sua ausência na reapresentação da equipe, na última quarta-feira, dia 5 de janeiro, delibera:
1. Que qualquer decisão administrativa referente a uma possível punição em relação à conduta do atleta será definida após esclarecimentos das partes.
2. Que a questão criminal será tratada exclusivamente por um especialista, que deverá ser contratado pelo próprio atleta"

Somália na delegacia após sequestro

Presidente gremista ordena retirada de caixas de som do


 Olímpico



Paulo Odone se irrita com preparação de festa sem acerto definitivo com Assis

P.A InDoOr
retirada caixa de som grêmio olímpico
Durante toda a manhã de sexta-feira, funcionários de uma empresa de sonorização instalaram no gramado do Estádio Olímpico caixas e aparelhagens destinadas à festa de apresentação de Ronaldinho Gaúcho.
A mobilização, enquanto não há acerto oficial entre o Grêmio e o empresário Assis, irritou o presidente Paulo Odone.
Segundo o repórter Felipe Gamba, da Rádio Gaúcha, Odone ordenou a imediata retirada das caixas. O mandatário tricolor exasperou-se ao saber que a festa antecipava a confirmação da contratação.
Os mesmos funcionários já receberam a ordem. Ainda no início desta tarde todos os equipamentos serão retirados de dentro do campo. E Odone promete punir o responsável pelo início dos preparativos.
retirada caixa de som grêmio olímpico
No Rio de Janeiro, Assis conversa nesta tarde com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan, para ajustar a transferência do jogador. Por telefone, um dirigente do Grêmio já passou ao empresário uma espécie de ultimato: com ou sem apresentação de Ronaldinho, o acerto - ou o desacerto - não pode passar desta sexta-feira.

Aeronaves da Polícia Militar salvam vidas e qualifica atendimento de emergência

Trabalho do Graer salva vidas e qualifica atendimento de emergência
Da Redação PANotícias/Agecom
redacao@pauloafonsonoticias.com.br

P.A InDoOr
Crédito: Montagem PAN

Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado da Bahia (Graer).
Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado da Bahia (Graer).
Salvar vidas resgatando e transportando pessoas em suas aeronaves é um serviço disponível para toda a população baiana e faz parte da rotina dos profissionais que trabalham no Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado da Bahia (Graer). 

De acordo com o capitão da PM Reinaldo dos Santos, comandante de aeronave, o Graer conta atualmente com cinco aeronaves, que realizam, além das missões militares, o trabalho de resgate, remoção e transporte inter-hospitalar de pessoas acidentadas ou em situação de emergência médica.

O atendimento ocorre geralmente em locais onde o acesso terrestre é difícil para os veículos e quando o socorro deve ser feito com extrema rapidez. O serviço é articulado, mediante parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por intermédio da Central Estadual de Regulação, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com o Salvar.

O oficial militar informa que estas ações são legais e estão previstas no Plano de Emprego Operacional (Plemop) do Graer. Em 2010, as equipes do grupamento foram responsáveis pela realização de 185 atendimentos, feitos por diversos motivos e em várias regiões do Bahia. 

Captação de órgãos 
O capitão Reinaldo reforça que a rapidez no atendimento é um fator fundamental e muitas vezes as viaturas de acesso terrestre não conseguem chegar ao destino ou então demorariam demais para alcançar a vítima e se deslocar. “Por isso, quanto mais rápido for o tempo-resposta, mais chances o paciente tem de obter êxito e ter sua vida salva, isto qualifica e diferencia o atendimento prestado”, disse. 

O militar acrescenta que, além das modalidades de atendimento à população, as aeronaves e os profissionais do Graer também participam constantemente de ações para captação de órgãos, outro importante trabalho e que também é responsável por salvar muitas vidas. 

Longe de ser um privilégio de poucos, a parceria estabelecida pelo Graer/PM e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) promove importantes ações no atendimento de emergência em saúde que diariamente ajudam salvar vidas.

Idosos do CRAS viajam a passeio para capital alagoana

P.A InDoOr
Crédito: ASCOM

Prefeitura realiza viagem com os idosos do CRAS
Os idosos dos Grupos de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) viajaram para Maceió - AL no dia 10 dezembro de 2010. A viagem, que durou três dias, foi um sonho dos idosos realizado pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) e os CRAS.
Ao todo, 25 idosos viajaram acompanhados de uma equipe multiprofissional que prestaram todo auxílio a eles. Na saída para Maceió, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, fez questão de saudar o grupo desejando-lhe uma viagem tranqüila e proveitosa.
Esse grupo da terceira idade são usuários do CRAS BTN III (que contempla todo entorno desse Bairro: Multirão, Santa Inês, Benone Rezende e Três Lagoas ) e do CRAS BTN II (que contempla: BTN I, Marina França, Rodoviário e PA IV).
No roteiro planejado para os dias 10, 11 e 12 de Dezembro, foram apreciados: Museu Théo Brandão (Cultura Popular), Noite dançante no SESC Poço, Praia do Francês, bairro histórico da cidade (Jaraguá), Mirante do Farol, feiras de artesanato e passeios na orla marítima.
Segundo o depoimento dos idosos, esta foi uma oportunidade única, tendo em vista que alguns deles nunca haviam realizado um passeio fora da cidade em que residem (Paulo Afonso - BA), não conheciam o mar e sentiram-se felizes em ter experimentado espaços com belezas naturais e riquezas histórico-culturais.
A promoção da pessoa idosa, o envelhecimento digno e saudável, a melhoria da qualidade de vida, a socialização e o incentivo cultural nesta fase de vida é uma das prioridades da atual gestão municipal de Paulo Afonso que, através de seus projetos e programas tem procurado melhorar a vida dos pauloafonsinos.
Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Administração do BTN.
Jornalista Natália Cleuber - DRT 1428/SE

Política

Governo assina contrato que prorroga o programa Luz Para Todos na Bahia

Com a continuidade do programa Luz para Todos, será levada energia elétrica para mais 5.998 domicílios rurais baianos. A parceria formalizada no dia 29 de dezembro de 2010 possibilita o desenvolvimento da sexta etapa do programa no estado da Bahia.
Da Redação PANotícias/Agecom
redacao@pauloafonsonoticias.com.br

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

Wilson Brito, secretário de Infraestrutura
Wilson Brito, secretário de Infraestrutura
Um contrato no valor de R$ 48,8 milhões assinado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), e a Coelba garante a continuidade do programa Luz para Todos, devendo levar energia elétrica a mais 5.998 domicílios rurais baianos. A parceria formalizada no dia 29 de dezembro último possibilita o desenvolvimento da sexta etapa do programa no estado.
Segundo o secretario de Infraestrutura, Wilson Brito, representantes da Seinfra e da Coelba estiveram reunidos no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, no dia 1º de dezembro do ano passado, para tratar da continuidade do Luz para Todos - no período 2011/2014 - e do estabelecimento de diretrizes para a oferta de energia, em diversas regiões do estado, além do acesso à rede básica por empreendimentos do setor de geração que estão se instalando na Bahia.
De acordo com ele, a Linha de Transmissão Eunápolis/Teixeira de Freitas II, a definição de novo ponto de suprimento na região de Bom Jesus da Lapa e a construção da Subestação de Poções são fundamentais para garantir o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento sustentável do estado.
Como resultado imediato do encontro, foi assinado o aditivo de extensão de prazo - por mais seis meses - para o sexto contrato do programa Luz para Todos firmado entre a Coelba e a Eletrobrás, com os trabalhos em andamento. Também foi definida a criação de um grupo de estudo regionalizado para atender, com agilidade, as demandas de expansão da rede elétrica, a exemplo das linhas necessárias ao transporte da energia gerada pelas nove usinas eólicas em implantação na Bahia, as quais tiveram os contratos de financiamentos aprovados na terça-feira (4) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 588,9 milhões.
O Luz para Todos foi criado pelo governo federal, é coordenado pelo MME, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural. No primeiro mandato do governador Jaques Wagner (2007 a 2010), foram investidos R$ 2,47 bilhões no programa, beneficiando 432.122 domicílios.

Economia

Projeto Dorper garante maior ganho econômico aos produtores pauloafonsinos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico adquiriu oito reprodutores da raça Dorper e dois da raça White Dorper para serem emprestados aos produtores do município e através do cruzamento com suas fêmeas, possam tirar produtos de melhor qualidade genética, obtendo assim um ganho econômico muito maior na hora de comercializar seus animais.
P.A InDoOr
Crédito: Imagem ilustrativa

Raça White Dorper
Raça White Dorper
O Projeto Dorper é um programa de melhoramento genético da ovinocultura do município de Paulo Afonso que tem como objetivo oferecer condição para que o produtor de ovinos do município possa ter acesso a um animal de qualidade genética superior, melhorando assim o ganho de carcaça dos seus animais. Para isso a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico adquiriu oito reprodutores PO (geneticamente puros) da raça Dorper e dois da raça White Dorper para que sejam emprestados aos produtores e através do cruzamento desses reprodutores com suas fêmeas, possam tirar produtos de melhor qualidade genética, obtendo assim um ganho econômico muito maior na hora de comercializar seus animais.
Paulo Afonso participa da Fanagro 2010 e recebe medalha de campeão.
De 26 de novembro a 06 de dezembro de 2010 Paulo Afonso participou da Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), em Salvador/BA. A Feira é a maior no Brasil e acontece uma vez ao ano encerrando todo o circuito de exposições nacionais. Empresas e expositores dos mais diversos ramos agropecuários participaram do evento onde puderam demonstrar seus produtos (tratores, implementos agrícolas, insumos, animais, etc.) transformando a exposição em um espaço de oportunidade para o agronegócio.
Os animais (caprinos e ovinos) obtidos pelo município de Paulo Afonso que foram expostos na Fenagro receberam excelentes resultados. Um dos ovinos levou o título de Reservado Campeão da raça White Dorper, comprovando assim a grande qualidade racial dos animais adquiridos pelo município que, vale ressaltar, estão à disposição dos produtores locais para melhoramento genético do rebanho do município.
Ainda no ano de 2010, de 25 a 29 de agosto, logo após a implantação do Projeto Dorper em Paulo Afonso, o município enviou seus animais a XXXI Expo-Uauá, na cidade de Uauá/BA, mais conhecida como a “terra do bode” e trouxeram o título de Grande Campeão e Reservado Grande Campeão da raça White Dorper.


Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Administração do BTN.
Jornalista Natália Cleuber - DRT 1428/SE

Enograstonomia

Confira as dicas para combinar e vinhos e alimentos

ANPA
A partir da próxima semana o nosso site estará disponibilizando aos nossos leitores um espaço dedicado aos apreciadores de vinhos e da alta gastronomia, este espaço será assinado pelo sommelier internacional, Marcos França com curso na Universidade de Caxias do Sul e certificação pela Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori(FISAR) e Italian Culinary Institute for Foreigners do Piemonte na Itália.
Quem é Marcos França?Também conhecido como Marcos de Kodó? Criado na cozinha de um simples restaurante na cidade de Jeremoabo pertencente a seus pais, professor formado em Geografia , apreciador da boa mesa e um gourmet nas horas vagas, atualmente possui um Restaurante no centro de Jeremoabo (restaurante Dona Lourdes) tendo sido proprietário de um Bistrô na capital sergipana.O interesse pela gastronomia está no sangue de toda a família, tanto por parte de pai como por parte de sua mãe,por sinal excelente cozinheira, tendo ainda na família a sua irmã que é Chef de cozinha formada pelo SENAC Casa do Comércio em Salvador.Daí o interesse pelo mundo do vinho e pelas questões ligadas a Enogastronomia, vinho e alimento.A cada semana daremos dicas sobre harmonização de pratos e a mais perfeita das bebidas,sua excelência O Vinho. Além das dicas que serão dadas a cada semana, estaremos também disponibilizando sugestões de pratos e os vinhos que mais harmonizam com os mesmos, além de avaliar algumas garrafas disponíveis no mercado regional ou outras trazidas de outros países, criando assim naqueles que nos acessam um dos mais antigos costumes, tomar vinho com sabedoria e apreço.

Concursos

Correios devolve dinheiro de inscrição do concurso público

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

A partir do dia 10 de janeiro e até 11 de abril, os candidatos inscritos no Concurso Público dos Correios nº 600 620/2009, cuja revogação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14/12/10, poderão comparecer a uma agência dos Correios, exclusivamente no seu horário de funcionamento, para receber o dinheiro. Somente as agências próprias estarão habilitadas para fazer o ressarcimento.
Para isso, os candidatos deverão:
1) Comparecer à agência portando documento oficial de identidade com foto (o mesmo utilizado na inscrição) e o comprovante de inscrição, se possível;
2) Informar o número do CPF e o documento de identidade, para os casos dos candidatos que se inscreveram pela internet;
3) Apresentar cópia da procuração utilizada na inscrição, cópia do documento oficial de identidade do procurador e ainda o documento de identidade original do candidato, nos casos de inscrição por meio de procuração;
4) Assinar a via do documento que será emitida pelo sistema para confirmação da devolução da taxa de inscrição.
A taxa de inscrição não solicitada pelo candidato não será aceita em novo concurso realizado pela ECT, devendo o candidato atender a convocação para a restituição dos valores a ele devidos. Novos concursos exigirão pagamento de novas taxas.
Os Correios deverão publicar, brevemente, o edital com as informações sobre o novo concurso, como período de inscrição, valor da taxa, data da realização das provas e o conteúdo programático das disciplinas que serão objeto das provas.
Informações adicionais podem ser obtidas pela Central de Atendimento dos Correios, nos telefones 3003 0100 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (para as demais localidades).

Mais notícias

Lei regulamenta transporte hidroviário intermunicipal na Bahia

P.A InDoOr

Sancionada na última terça-feira (4), já está em vigor a Lei nº 12.044 que dispõe sobre o Sistema Hidroviário Intermunicipal de passageiros e veículos da Bahia. O novo conjunto normativo, que será regulamentado em até 180 dias, reflete a preocupação do Governo do Estado em aperfeiçoar a qualidade dos transportes hidroviários, implementando um instrumento jurídico adequado. 

A Lei - que teve o processo de elaboração acompanhado de perto pela Casa Civil - inova ao especificar as regras próprias deste tipo de serviço, que continuará sendo fiscalizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba). 

As regras recém validadas tratam desde o planejamento e a implantação dos serviços de transporte até os processos administrativos a serem aplicados a empresas infratoras, que não cumprirem a lei. Serão fiscalizados, portanto, a qualidade dos serviços, o conforto oferecido, as tarifas cobradas, o valor de reajuste das mesmas, entre outros itens que, uma vez em desacordo com as normas, podem causar até a perda da concessão por parte da empresa responsável. 

Além da fiscalização e manutenção da qualidade dos serviços prestados à população, a Lei permite a inclusão de pequenos empresários do setor na formalidade, o que amplia as vias legais de trabalho, expandindo a exploração legal das rotas hidroviárias na Bahia.