quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Entretenimento

Natal Infantil
Carla Perez e Patati Patatá animam o natal das Crianças no BTN
Evento
 Uma mega estrutura está sendo montada pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte para o show da cantora Carla Perez e dos palhaços Patati Patatá para animar o natal das crianças. O show acontece no dia 19 de dezembro, em frente à Ceasa no BTN. Segundo o diretor de eventos, Kôca Tavares, as crianças do BTN também terão a oportunidade de se divertirem ao som da cantora. “Ano passado nos tivemos o show de Carla Perez realizado no Lindinalva Cabral, este ano como também já temos o Natal no Parque no Centro da cidade nada mais justo que levar entretenimento e diversão também para as crianças do BTN”, destacou o diretor explicando a mudança. Brincadeiras, muita música e alegria poderão ser conferidas no show que promete levar crianças e famílias inteiras a se divertirem e viverem o clima natalino. 

     

Polícia

Soldado do Corpo de Bombeiros de Barreiras é encontrado morto


P.A InDoOr



Foi encontrado por volta das 08h30 da manhã de hoje, 02, no interior de um veículo Fiat Stilo, de placa HAK 6925-Brasília/DF, o corpo de Paulo César Coutinho Junior, 29 anos. O carro estava estacionado na rua Profº José Seabra, em frente ao setor administrativo do Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Barreiras.

A Polícia Militar chegou até o corpo após denúncias de vizinhos que estranharam a presença do veículo estacionado em frente a garagem de uma empresa. O rosto da vítima apresentava sinais de violência e o corpo estava seminu, de bruços no banco traseiro, com as calças arriadas na altura dos joelhos.

Durante a perícia técnica, foi constatado que o som do carro havia sido arrancado. Os policias do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também encontraram manchas de sangue na tampa traseira do carro.

Solteiro, Paulo César se formou em 2010 no 10º Grupamento de Bombeiros Militar de Simões Filho/BA e acabara de ser transferido para a Unidade dos Bombeiros de Barreiras.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) do Complexo Policial de Barreiras para realização da necropsia. Até o momento a Polícia não tem suspeitos do crime.

Mais fotos, clique para ampliar!


Polícia


Comissão aprova adicional de periculosidade para policiais e bombeiros


P.A InDoOr

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei6307/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que cria adicional de periculosidade de 30% sobre a remuneração para policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal. Terá direito ao benefício o militar que comandar ou exercer, durante pelo menos 25% de sua jornada de trabalho, funções consideradas perigosas, como patrulhamento ostensivo, transporte de presos e combate a incêndio, entre outras.

O relator, deputado Capitão Assumção (PSB-ES), recomendou a aprovação do projeto. Ele ressaltou que a falta de uma lei nacional que obrigue os estados a pagarem o adicional de periculosidade desestimula os militares a fazerem serviços externos já que executando trabalhos burocráticos receberão a mesma remuneração de quem atua ostensivamente no combate ao crime.

“Além disso, vários estados e municípios já legislaram concedendo adicional de periculosidade a categorias muito menos sujeitas a riscos que os militares estaduais”, acrescentou Assumção.

Licenças
 Durante os afastamentos legais de até 30 dias e naqueles decorrentes de acidente em serviço ou doença contraída no exercício da função, os militares continuarão a receber o adicional.

Também receberão o benefício os profissionais, em treinamento, que executarem ações com tiros, explosivos ou inflamáveis.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:

Polícia


Urgente: Policial da turma de 2008, formado em Paulo Afonso, leva tiro na cabeça


P.A InDoOr

O Policial Militar Fernando, formado no 20º BPM, turma E, hoje (02/12), pela manhã, em Barreiras, deu entrada no Hospital da cidade, com um tiro na cabeça, não resistindo e vindo a óbito.

Primeiras Notícias:

O Sd Fernando estava de serviço, quando resolveu passar em casa para tomar um remédio, acontece que a namorada de seu colega de farda, 15 anos, estava brincando com a arma do namorado na residência, quando um disparo acidental aconteceu acertando o Sd Fernando na cabeça.

Apesar do empenho dos colegas o Sd 1ºCl Fernando faleceu. O PM dono da arma e a namorada estão detidos.

Maiores informações e fotos a qualquer momento!

Polícia


Exclusivo: suspeito de matar baixinho de Benone há seis meses havia sido preso por tráfico


P.A InDoOr


Parece mentira! Mas o elemento João Cavalcante Alves, suspeito de ter assassinado " baixinho do Benone", que veio a óbito ontem, ao confrontar-se com a Policia Militar de Paulo Afonso, já havia sido preso há quase seis meses atrás por Tráfico de Drogas.

Confira a matéria abaixo:

“No dia 12/06/2010, uma viatura da 2º Cia, ao realizar patrulhamento na Rua São Carlos, BTN 3, notou que duas pessoas em uma moto ao avistá-los, haviam jogado um pequeno pacote no matagal e iniciou fuga. Realizado o acompanhamento ( na polícia não se usa o termo perseguição), os policiais que atuam no BTN, conseguiram deter os meliantes JOÃO ALVES CAVALCANTE e JOCÍLIO DRUMONT DE MOURA, com eles foi encontrado a importância de R$ 1.184,15, além de “papelotes” de uma substância idêntica a cocaína.

Os dois foram conduzidos à Delegacia para as providências cabíveis, enquadrados no crime de tráfico de drogas.”

Em menos de duas semanas João Alves Cavalcante e Jocílio Drumont de Moura, já estavam soltos dando prosseguimento ao seu árduo trabalho. 

Política

Governador Jaques wagner é homenageado por Lula


image
Governador Wagner.
Ele destaca a importância dos Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
O governador Jaques Wagner recebeu na manhã desta quinta-feira (2), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medalha de reconhecimento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) pelos serviços prestados quando foi ministro da pasta. Em pronunciamento, Wagner destacou que o importante da obra do Conselho foi construir um caminho comum de diálogo nas políticas públicas reunindo empresários, representantes da sociedade civil e governo.
Para o governador, “a marca do sucesso do Conselho foi acreditar que não há melhor caminho para se resolver um problema do que o diálogo”. Ele lembrou da época em que deixou o Ministério do Trabalho para assumir o Conselho de Desenvolvimento, que ainda estava se estruturando e que, segundo ele, deu certo, ajudando o país a superar os entraves da crise econômica internacional ao propor medidas para superar problemas financeiros.
Wagner destacou que o Conselho foi importante para consolidar a democracia por meio do diálogo com todos, incluindo o movimento social na esfera do poder. Ele lembrou que, quando era ministro do Conselho, elaborou a Agenda Nacional de Desenvolvimento e criou o Observatório da Equidade para propor sugestões para reduzir as desigualdades sociais e regionais.
O governador disse que tem orgulho do aprendizado do diálogo realizado dentro do Conselho e lembra ter visto, convivendo e dialogando, o presidente de um banco financiador, o produtor rural e o líder sindical, que conversavam e reconheciam a importância um do outro. “Isso só foi possível graças ao espaço de diálogo criado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social”.
Wagner ressaltou ainda que a criação do Conselho foi uma obra imaterial em favor da democracia participativa, pois, avalia, o melhor caminho é participar para construir políticas públicas onde todos podem opinar. Para ele, a medalha que recebeu “representa um pouco da construção da democracia participativa que é uma marca do governo Lula”.
Wagner homenageou também os ex-funcionários do Conselho que hoje estão no governo da Bahia, a atual secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, que foi sua secretária executiva, e o seu chefe de gabinete, Fernando Schmidt, que ocupa o mesmo cargo no governo do Estado. O governador retorna ainda nesta quinta-feira (2) a Salvador.

Notícias

SAMU não atende vítima de acidente automobilístico na CHESF


image
Credito: Notícias Agora
Serviço Médico de Urgência que não apareceu para prestar socorro
Por volta das 8 horas da manhã de hoje, (02), um Chevette de cor cinza placa de Petrolândia KHK-5620, colidiu com uma moto Biz de cor azul placa de Paulo Afonso JMU-7894 defronte ao ambulatório da CHESF na Rua Caraibeiras. A condutora da moto, que atende pelo nome de Camila e cujo sobrenome não foi passado à reportagem, ficou por um longo período estendida no chão com um grave ferimento na cabeça de onde esvaía uma grande quantidade de sangue à espera da ambulância do Serviço Médico de Urgência que não apareceu para prestar socorro.
O comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente-Coronel Carlos Alberto Neves, ligou para o Hospital Nair Alves de Souza solicitando uma ambulância que chegou em poucos minutos e conduziu a vítima para aquela unidade hospitalar.
O proprietário do Chevette, o senhor Tadeu Miguel da Silva, muito nervoso, disse à polícia que tentou evitar a colisão, mas tudo aconteceu muito rápido. A polícia vai esperar o resultado da perícia para atestar o laudo da ocorrência, entretanto, a princípio, para ter havido imprudência por parte do motorista do Chevette uma vez que a preferência era da condutora da motocicleta.

Fonte: Notícias Agora

Educação

Vestibular para todos


Prefeitura abre inscrições para cursinhos pré-vestibulares
Cursinho
 A Prefeitura de Paulo Afonso através da Secretaria de Desenvolvimento (SEDES) está disponibilizando 210 vagas gratuitamente para cursinho pré-vestibular. As inscrições podem ser efetuadas até amanhã, 03/12, na SEDES, na Rua Princesa Isabel, nº 278, Bairro Perpétuo Socorro, das 07h às 13h. A responsável pelas inscrições é a srª Jorlene Araújo que solicita aos interessados que compareçam a SEDES dentro do prazo estabelecido.

Notícias

Beneficiados do ‘Bolsa Família’ reclamam do atendimento em Casa lotérica

P.A InDoOr
Esta semana o volume de reclamações dos usuários nas casas lotéricas se multiplicaram. Uma das causas das reclamações é a lentidão do atendimento nas casas lotéricas, porque os caixas são exclusivos para as operações dos jogos. As filas gigantescas se formam, nas duas casas lotéricas, principalmente para pagamento do benefício do  Bolsa Família, do governo federal. Geralmente as pessoas têm que ficar no meio da rua, no calor causticante, sem nenhuma proteção ou qualquer tipo de assistência. Nas duas casas lotéricas, Avenida Getúlio Vargas e Alto Novo, as filas permanecem por todo o dia. Além do pagamento dos benefícios, as unidades também precisam executar outros atendimentos como recebimento de boletos, água, luz e IPTU.
Na Casa Lotérica da Rua do Alto Novo nossa reportagem ouviu as queixas de vários usuários. Pessoas que se deslocaram de outros municípios para receberem seus benefícios e chegaram a permanecer “quarando” na fila porque a direção da casa prioriza as operações dos jogos que é mais rentável. Outra queixa é não há atendimento especifico para gestantes, idosos e deficientes.

Polícia

Comando do 20º BPM vai reforçar a segurança do centro e do BTN no período natalino



Tenente Coronel Neves e Major Dórea
Tenente Coronel Neves e Major Dórea
O comandante do 20º BPM, tenente coronelTenente Coronel Carlos Alberto Neves da Silva vai reforçar o policiamento no Centro da cidade de Paulo Afonso e no BTN distribuídos em Rádio Patrulha e em duplas chamadas de Cosme e Damião. O objetivo é dar mais tranqüilidade para quem vai fazer as compras de Natal.  Durante este período a polícia estará mobilizada para cobrir o centro e os bairros e conter qualquer ação delituosa que possa prejudicar a tranqüilidade dos pauloafonsinos e visitantes. As áreas próximas aos bancos também deverão ter o policiamento reforçado. Conforme o tenente coronel Neves em entrevista a imprensa durante a passagem do comando, “o sucesso das operações policiais depende também da ajuda da comunidade. “Muitos delitos ocorrem por falta de atenção da vítima”, alertou. Buscando inibir os como os abusos cometidos nas estradas a Polícia Rodoviária Federal também estará mais atenta às principais vias de acesso a Paulo Afonso, por ser uma região com os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.





Carro roubado em Salvador é encontrado em oficina em Paulo Afonso

Da Agência de Notícias de Paulo Afonso (ANPA) – Washington Luís
Washington Luís
Uma denúncia anônima feita na tarde da última quarta feira (1º/12) levou uma guarnição da Polícia Rodoviária Federal até uma oficina de lanternagem localizada na Avenida Beira Rio - Bairro Jardim Bahia, na cidade de Paulo Afonso (480 km de Salvador), onde foram encontrados cinco veículos, entre eles, um Fiat Uno de cor branca, placas HCO 3120 de Belo Horizonte - MG, pertencente a uma empresa sediada naquela cidade, que segundo os policiais responsáveis pela operação, de acordo com os dados obtidos, tem registro de furto recente na capital baiana. Detido para averiguação, o proprietário da oficina, identificado pelo apelido de “Nêgo” filho de “Zé Bode”, disse não lembrar o nome do cliente que solicitou o serviço de lanternagem e pintura do veículo fruto de roubo, que foi recolhido ao pátio do Complexo Policial. Policiais de plantão na 18ª Coorpin informaram à nossa reportagem que o pai de “Nêgo”, um morador do Jardim Bahia, também dono de oficina, já tem passagem pela polícia por receptação de carro roubado.

Agenda

03/12/2010  

Paulo Afonso
Tanga roxa e toneladas do forro  no katarinas

 04/12/2010 - 23:00

Paulo Afonso
Boate  no katarinas




01/01/2011 e 02/01/2011 - 23:00

Paulo Afonso
Bloco Insaciáveis - no centro Cultural Lindinalva cabral

Água Branca - Moto Cross 2010


04/12/2010 - 11:00
Água branca - Moto Cross 2010

P. Afonso - Noite de Louvor no Lindinalva Cabral

04/12/2010 - 19:30
Paulo Afonso - Noite de louvor
no Lindinalva Cabral


Delmiro - Flavinho e os Barões no Clu. Palmeirão


04/12/2010 - 21:00
Delmiro - Flavinho e os Barões
no clube Palmeirão



Água Branca - Banda Tarraxinha e Amor A2
07/12/2010 - 23:00
Água Branca - Banda 
Tarraxinha e Amor A2


Petrolândia - II Exposhow no Par. de Exposições

10/12/2010 - 16:00
Petrolândia - II Exposhow 
no Parque de Exposições

Delmiro - Luau Cultural com Gean Ramos

10/12/2010 - 22:00
Delmiro - Luau Cultural
com Gean Ramos

Petrolândia - II Exposhow no Par. de Exposições

11/12/2010 - 10:00
Petrolândia - II Exposhow no Par. de Exposições

P. Afonso - Oz Bambaz no Katarinas

11/12/2010 - 22:00
P. Afonso - Oz Bambaz no Katarinas

Petrolândia - II Exposhow no Par. de Exposições

12/12/2010 - 09:00
Petrolândia - II Exposhow no Par. de Exposições

P. Afonso - Show Humoristico com Adamastor Pitaco

17/12/2010 - 21:00
P. Afonso - Show Humoristico com Adamastor Pitaco

Delmiro - Flavinho e os Brões e Avibe

25/12/2010 - 23:00
Delmiro - Flavinho e os Brões e Avibe

Jeremoabo - Flavinho e Desejo de Menina

26/12/2010 - 22:00
Jeremoabo - Flavinho e Desejo de Menina

Delmiro - Marreta é Massa e Swing Play

26/12/2010 - 23:00
Delmiro - Marreta é Massa e Swing Play

Delmiro - Garotos da Bahia e Tonelada do Forró

31/12/2010 - 23:45
Delmiro - Garotos da Bahia e Tonelada do Forró

Mais notícias

 Lançada campanha contra Aids para verão e Carnaval 2011



Crédito: AGECOM


“Sexo sem camisinha não tem nada a ver”. Esse é principal mote da campanha de prevenção de DST/HIV/Aids para o verão e o Carnaval de 2011, lançada, na tarde de quarta-feira (1º), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de DST/Aids, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A iniciativa marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, reunindo centenas de estudantes, que se emocionaram com a presença do cantor Léo Santana, da banda Parangolé, contemplado com o Troféu Artista Voluntário na Luta contra a Aids/2011.
A campanha, que este ano tem como público-alvo os jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, com prioridade para as populações das classes C, D e E, começa a ser veiculada em janeiro de 2011. São outdoors, spots de rádio e filmes para a televisão, com o cantor Léo Santana interpretando uma versão da música “Rebolation”, na qual incentiva o uso do preservativo nas relações sexuais.
O cantor, que cedeu a imagem gratuitamente para a campanha, recebeu o troféu das mãos de uma fã, escolhida pelo subsecretário da Saúde do Estado, Amauri Teixeira, que representou o secretário Jorge Solla. “Seja um voluntário você também. Agradeço à Secretaria da Saúde e a Uneb pela homenagem”, disse Léo Santana. Ele já está divulgando a campanha por meio de redes sociais.
Amauri Teixeira fez questão de agradecer a presença e o engajamento do cantor na campanha e falou sobre a importância do destaque que está sendo dado à juventude, não só por causa da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/HIV/Aids, mas também para a prevenção da gravidez na adolescência, que “é um grave problema”.
Contra o preconceito

A campanha também foca a desconstrução do preconceito contra quem vive com HIV/Aids, buscando dar mais visibilidade às questões do viver com o problema, combater o estigma e a discriminação e mostrar a proximidade da infecção do universo dos jovens. “Não existe sociedade feliz com exclusão, com preconceito”, ressaltou Amauri, que também chamou atenção para a importância da vinculação da imagem de Léo Santana à campanha, já que o cantor é um ídolo da juventude.
Durante o evento, a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, apresentou o perfil epidemiológico da doença na Bahia, mostrando que atualmente, 84% dos municípios baianos têm pelo menos um caso notificado da infecção. Além da tendência de interiorização dos casos, ela disse que há uma tendência de crescimento da infecção entre os segmentos mais pobres da população e para a feminilização da Aids, com o registro este ano de 1,5 casos na população masculina para cada caso na população feminina.
Com relação aos jovens, a coordenadora revelou que o número de casos tem sido crescente neste segmento populacional e mencionou a pesquisa de comportamento, atitudes e práticas, realizada pelo Ministério da Saúde, em 2009, a qual apontou que 96% dos jovens têm informação sobre a prevenção de DST/Aids e usam preservativo na primeira relação. O percentual cai para 40% quando se pergunta pelo uso do preservativo nas relações subsequentes.
Números

No Brasil, no início da década de 1980, a epidemia do HIV atingiu, principalmente, os usuários de drogas injetáveis, homossexuais e também os indivíduos que receberam transfusão de sangue e hemoderivados. Nos últimos anos da mesma década e início dos anos 1990, a epidemia assumiu outro perfil - heterossexuais passaram a ser a principal via de transmissão do HIV, apresentando maior tendência de crescimento em anos recentes. Outra característica é a expressiva participação das mulheres na dinâmica da epidemia. Na Bahia, este ano, foram confirmados 560 casos de Aids.
Juazeiro 
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi lembrado também pelo Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade da Sesab que é referência no atendimento a pessoas com doenças infecto-contagiosas na região norte do estado. Durante todo o dia aconteceu uma campanha educativa, com a distribuição de panfletos informativos e camisinhas. Para a assistente social do HRJ, Cássia Menezes, a informação é uma valiosa arma no combate à doença. “É importante continuar orientando a população, conscientizando para a prevenção”.

INMETRO E IBAMETRO FISCALIZAM ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO



O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – iniciou, esta semana, em Salvador (BA), a fiscalização em ônibus e micro-ônibus que fazem transporte coletivo para verificar se os veículos estão devidamente adaptados às normas do Instituto no quesito acessibilidade aos portadores de necessidades especiais (com deficiência ou com mobilidade reduzida).

De acordo com o Decreto Federal 5.296, publicado em 2004, é de responsabilidade do Inmetro fiscalizar esses transportes, em todo o país,incluindo os veículos urbanos, interestaduais e intermunicipais.

Até 31 de dezembro, o Inmetro e os seus órgãos delegados vão totalizar a inspeção na frota nacional de aproximadamente 150 mil veículos, quantidade dos veículos em circulação passíveis de adaptação de acessibilidade. Deste total, 40% já foram inspecionados.
 “O Inmetro realizou capacitação específica junto aos servidores dos seus órgãos delegados em todo o país. Nos estados do Sul e Sudeste essa fiscalização já começou”, destacou Marcos Barradas, responsável pelo Programa Brasileiro de Acessibilidade do Inmetro.

Os veículos corretamente adaptados devem ter o Selo Acessibilidade do Inmetro afixado na porta de serviço dianteira dos ônibus. O Selo, de cor laranja, indica que as adaptações estão em conformidade com os requisitos estabelecidos pela regulamentação técnica do Inmetro e que os veículos estão autorizados a trafegar.

O executivo está em Salvador para concluir o treinamento dos servidores dos Instituto de Pesos e Medidas (Ipems) da região Nordeste. O evento foi finalizado na quarta (01/12), na sede do Ibametro, na Pituba. O Ibametro é o órgão delegado do Inmetro na Bahia.

Mobilidade reduzida - De acordo com o Censo de 2000 do IBGE, 24,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, representando 14,5% da população brasileira. Dados mais recentes, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), apontam que, em 2008, os idosos representavam 10,5% da população no Brasil, proporção que vem aumentando a cada ano.

A falta de acesso ao transporte coletivo é um dos gargalos do ingresso no mundo do trabalho para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. A RAIS de 2007 contabilizou cerca de 348.000 pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida, empregadas, mas estão fora do mercado, aproximadamente, 4 milhões de pessoas com essas características.

Veículos com características urbanas

Os ônibus adaptados passam a ter assentos preferenciais para obesos, idosos, gestantes, deficientes visuais (com espaço na lateral para acomodação de cão guia), e acesso para cadeirantes (com plataforma elevatória veicular ou rampa de acesso para cadeiras de rodas e para a sua acomodação - box). Os ônibus também terão que eliminar possíveis barreiras que impeçam a livre circulação dos passageiros e ter letreiros de fácil leitura. Os órgãos gestores do transporte coletivo de passageiros ficam responsáveis pela definição do percentual da frota em uso a ser adaptada com elevadores para cadeiras de roda e pela fiscalização do cumprimento da regulamentação.
Os ônibus em circulação, fabricados até 15 de outubro de 2008 deverão estar adaptados e inspecionados até 31 de dezembro de 2010. O prazo terminava em julho do ano passado, mas foi prorrogado pelo Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para permitir que todas as empresas do País possam cumprir as determinações.

As adaptações feitas pelas empresas de ônibus são inspecionadas por cerca de 300 Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro em todo o País. Os ônibus aprovados recebem um Selo de Identificação da Conformidade (Selo Acessibilidade) na cor laranja, afixado na porta de serviço dianteira dos ônibus, indicando que as adaptações estão em conformidade com os requisitos estabelecidos pela regulamentação técnica do Inmetro e que os veículos estão autorizados a trafegar. De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a frota nacional de coletivos urbanos em circulação no País é de aproximadamente 110 mil veículos.

Veículos com características rodoviárias

Os ônibus adaptados passam a ter assentos preferenciais para obesos, idosos, gestantes, deficientes visuais, e acesso para cadeirantes (com cadeira de transbordo ou plataforma elevatória veicular). Os ônibus também terão que eliminar possíveis barreiras que impeçam a livre circulação dos passageiros e ter letreiros de fácil leitura. Os órgãos gestores do transporte coletivo de passageiros ficam responsáveis pela definição do percentual da frota em uso a ser adaptada com elevadores para cadeiras de roda e pela fiscalização do cumprimento da regulamentação.

Os ônibus em circulação, fabricados até 31 de dezembro de 2008 deverão estar adaptados até 31 de dezembro de 2010.

As adaptações feitas pelas empresas de ônibus são inspecionadas por cerca de 300 Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro em todo o País. Os ônibus aprovados recebem um Selo de Identificação da Conformidade (Selo Acessibilidade) na cor laranja, afixado na porta de serviço dianteira dos ônibus, indicando que as adaptações estão em conformidade com os requisitos estabelecidos pela regulamentação técnica do Inmetro e que os veículos estão autorizados a trafegar. De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a frota nacional de coletivos rodoviários em circulação no País é de aproximadamente 40 mil veículos.

Veículos novos já são fabricados acessíveis

Desde 16 de outubro de 2008, os ônibus com características urbanas, e desde 01 de janeiro de 2009, os ônibus com características rodoviárias já devem sair de fábrica acessíveis, em conformidade, respectivamente, com os critérios estabelecidos na norma ABNT NBR 14022 e ABNT NBR 15320.
A partir de 18 de dezembro de 2010, os ônibus devem ter, além das adaptações de acessibilidade, a certificação compulsória do Inmetro que será evidenciada através da aplicação de um Selo de Identificação da Conformidade (Placa Indelével).

Alguns equipamentos previstos para veículos adaptados

       Encosto de cabeça dos bancos preferenciais na cor amarela;
       Bancos para deficientes visuais, com espaço físico para cão-guia e interruptor de solicitação de parada com campainha sonora diferenciada;
       Assentos preferenciais para obesos, maiores que os demais;
       Rampas de acesso, plataformas elevatórias veiculares e espaços físicos internos para cadeirantes (box);
  • Letreiro em pano oleado com caracteres nas cores verde-limão e/ou amarelo limão e com altura de 150mm;
  • Dispositivos táteis nos balaústres dos bancos preferenciais e na cor amarelo;
  • Piso do assoalho antiderrapante. 

Alguns equipamentos previstos para veículos novos

       Bancos preferenciais na cor amarela;
       Bancos para deficientes visuais, com espaço físico para cão-guia e interruptor de solicitação de parada com campainha sonora diferenciada;
       Assentos preferenciais para obesos, maiores que os demais;
       Rampas de acesso, plataformas elevatórias veiculares e espaços físicos internos para cadeirantes (box);
  • Letreiro eletrônico com caracteres nas cores amarelo âmbar e/ou branco e altura de 150mm;
  • Colunas, balaústres, pega-mãos e corrimãos, na cor amarelo;
  • Dispositivos táteis nos balaústres dos bancos preferenciais;
  • Piso do assoalho antiderrapante. 

Próximos prazos
Prazo final para que ônibus com características rodoviárias em uso estejam adaptados
31 de dezembro de 2010
Prazo final para que ônibus com características urbanas em uso estejam adaptados
31 de dezembro de 2010
Prazo final para que os veículos novos com características urbanas e rodoviárias saiam de fábrica em conformidade com os requisitos estabelecidos nas regulamentações técnicas de acessibilidade (certificação compulsória)
18 de dezembro de 2010

Ascom – Ibametro:  (71)  3116-3183/  (71) 9989-1645


Política

Último ato governamental de Lula será em Caetés, sua cidade natal



Crédito: Divulgação

A última parada oficial de Luiz Inácio Lula da Silva enquanto presidente será Caetés (PE), cidade onde nasceu há 65 anos, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete .
Ao final de um mês de dezembro no qual Lula comandará, em média, duas inaugurações por semana, além de "iniciar" Dilma Rousseff na visita natalina aos catadores de lixo em São Paulo, o presidente fará no dia 29, em Caetés, o último evento governamental antes de passar a faixa à sucessora.
Em sua cidade natal, Lula será homenageado e cortará a fita de uma nova agência do INSS.
Em seguida, visitará regiões de Pernambuco castigadas pela chuva neste ano. O programa terminará à noite em Recife, onde o governador Eduardo Campos (PSB), aliado de Dilma durante a campanha presidencial, promoverá um grande ato de despedida. Da Folha.com 


Maria Rita Lopes Pontes homenageada no Congresso



A diretora das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Lopes Pontes, recebeu na tarde de quarta-feira (1º) a Medalha do Mérito Legislativo, em solenidade realizada no Salão Negro do Congresso Nacional. Ela foi homenageada pela obra social conhecida internacionalmente. A honraria foi proposta pelo deputado ACM Neto (DEM), 2º vice-presidente e corregedor da Câmara Federal. O prêmio existe desde 1093 e os contemplados são indicados por membros da Mesa Diretora.

Com informações:
Alexandre Reis (imprensa)


Saúde

Secretaria de Saúde leva atendimento a Zona Rural de Paulo Afonso


Crédito: Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Núcleo de Apoio à Saúde da Família
NASF COMEÇA O ATENDIMENTO PERMANENTE NA ÁREA RURAL

Começou no dia 1º. de dezembro, quarta-feira, o atendimento permanente do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, na área rural de Paulo Afonso. A primeira comunidade atendida foi a do São José.

Agora, todas as quartas-feiras, uma equipe do NASF composta por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo fará esse atendimento, de forma permanente, para evitar o transtorno de locomoção de alguns pacientes para o centro da cidade e promover palestras educativas e de conscientização de vários problemas enfrentados pelos moradores dessas comunidades, visando a reduzir os casos de patologias que se desenvolvem, por falta de informação.

Na quarta-feira, dia 1/12, houve palestra da fonoaudióloga para pais e filhos, orientando os mesmos para a observação e cuidados com as crianças que têm problemas, principalmente, de fala e atendimento do fisioterapeuta para paciente com dificuldades de locomoção.

As pessoas atendidas receberam com alegria e entusiasmo a ação do NASF, pois as dificuldades encontradas, por elas,  no deslocamento para a cidade, deixam de existir.

Dando continuidade aos atendimentos, a próxima comunidade a receber a equipe do Núcleo, será a da Malhada Grande , no dia 08.12.

Busca Rápida:

O quê? Atendimento NASF inicia na zona rural
Quando? Dia 01/12, quarta-feira.   

Maiores Informações:

NASF/DEPASA
(75) 3282-9277

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Saúde
3281-5140
Jornalista Paulo Lima  (75) 3281-5140 /  8111-9814