terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Educação

SESC Ler Paulo Afonso seleciona professores

Redação
redacao@ozildoalves.com.br


Crédito: Divulgação
Unidade do Sesc Ler Paulo Afonso
Unidade do Sesc Ler Paulo Afonso
SELEÇÃO DE CURRÍCULOS

O SESC Ler Paulo Afonso está selecionando profissionais para lecionarem nas áreas de:

  • Inglês
  • Espanhol
  • História e Cultura Afro Indígena
  • Estudos Ambientais
  • Filosofia
  • Computação

É necessário possuir Nível Superior específico na área, ou correlacionado.
Cursos de Especialização farão o diferencial.

Prazo para Entrega dos Currículos: 31 de janeiro de 2011

Local de Entrega:
SESC Ler Paulo Afonso
Rua Verdes Campos, nº 01, em frente ao CSU
Bairro Tancredo Neves 2
Paulo Afonso - BA

Ou pelos e-mails:

Opinião

Dioclésio Santos: Gostaria de um pouco de silêncio

P.A InDoOr
Por e-mail: Dioclésio Santos

Que algumas coisas passam do limite em Paulo Afonso, todo mundo já sabe. Porém, existe uma situação rotineira que está tirando a paciência do pauloafonsino mais tranquilo que possa existir. A quantidade de carros e motos de propaganda no centro da cidade e nas regiões que ficam próximas é insuportável. Longe de querer tirar o ganha pão dos profissionais desse setor, mas a situação está totalmente fora de controle.

Por volta das dez horas da manhã, no calor de rachar que faz em nossa cidade, a gritaria dos locutores nas estreitas ruas e ainda por cima o uso totalmente incorreto da língua portuguesa, é uma tortura (Rui Barbosa deve tremer em seu descanso eterno).

Posso estar enganado, mas a questão da poluição sonora é prevista em Legislação Federal. Nãosou um rábula, porém gostaria de saber em que situação se encontra a fiscalização desses veículos, já que em nosso município também existe uma lei de autoria do, na época, vereador Paulo Lopis.

Para complicar ainda mais, existem alguns donos de ruas que fecham as vias, abrem as portas dos seus brinquedos e atormentam a vida das pessoas durante praticamente todo final de semana. O som é tão alto que fica impossível assistir a um filme ou conversar.  

Creio que, na minha extrema ignorância, é dever da gloriosa Polícia Militar passar a agir com mais rigor, já que está previsto em Lei Federal.

No entanto, não se pode também atribuir toda a culpa aos proprietários dessas aberrações sonoras. Muitos empresários ainda acreditam que a propaganda é alma do negócio, tirando a paz e o silêncio dos seus possíveis compradores. Por mais barulho que vocês possam fazer as suas irritantes propagandas não irão ampliar as suas vendas.

É simplesmente incompreensível em plena era da internet, televisão digital, radiodifusão, que ainda existem dinossauros empresariais que tornam os nossos dias extremamente barulhentos.

Dioclésio Santos

Esporte

Fim da Novela: Ronaldinho Gaúcho é jogador do Flamengo

P.A InDoOr
O histórico das negociações aconselhava a todos a adotarem prudência ao concluir que Ronaldinho Gaúcho já era jogador do Flamengo. Mas uma reunião na tarde desta segunda-feira entre o irmão e empresário do jogador, Assis, e o vice de finanças do Rubro-Negro, Michel Levy, resolveu todas as pendências que separavam o craque da Gávea, e Ronaldinho deve ser anunciado nas próximas horas pela diretoria.
- O caminho é esse, não tem como fugir - afirmou Assis, na saída do restaurante, trajando bermuda florida e chinelo de dedo.
O vice-presidente jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, garantiu mais cedo em entrevista à "Rádio Brasil" que a situação de Ronaldinho Gaúcho estava bem encaminhada.
Ronaldinho pode ser anunciado a qualquer momento pelo Flamengo
Ronaldinho pode ser anunciado a qualquer momento pelo Flamengo
Como o Grêmio e Palmeiras saíram, ele vai assinar com o Flamengo. Não acredito em reviravolta. Existe uma base negocial pronta, algumas cláusulas já foram consolidadas, mas a gente precisa resolver alguns detalhes para resolver em reunião hoje ou amanhã - disse De Piro.

Entretenimento

Atrativo turístico de Paulo Afonso: Raso da Catarina reserva biológica e indígena

A fauna no Raso é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da ararinha-azul.Famílias dos índios pankararés habitam na entrada do cânion seco na chamada Baixa do Chico
Da Redação PANotícias, J. Renaldo de C. Silva
redacao@pauloafonsonoticias.com.br

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

Reserva ecológica do Raso da Catarina
Reserva ecológica do Raso da Catarina
A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e a indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto que à noite é de até 10°C.
Famílias dos índios pankararés habitam na entrada do cânion seco na chamada Baixa do Chico que apresenta belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez. Uma outra, lembra uma grande catedral gótica.
A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeliáceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, A fauna é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da ararinha-azul.

Vegetação

A caatinga é a vegetação predominante na região, influência do clima BSh. Além de árvores e arbustos baixos, muitas de galhos retorcidos, há muitas espécieis que armazenam água em seus caules e raízes como os cactos mandacarus, facheiros, xique-xique, coroas de frade, e o umbuzeiros. O croatá, é muito comum na região e também armazena água, sendo a salvação de caçadores e moradores da região do Raso da Catarina em muitas ocasiões.
DEMTUR - Os passeios são feitos sempre com a presença de guia local e precisam ser agendados com antecedência para atender a normas do Ibama e da Funai. DEMTUR – Departamento Municipal de Turismo – (75) 3281-3011 (ramal 206).

História da Cidade de Paulo Afonso

O atual Município de Paulo Afonso, nos primórdios do século XVIII, foi habitado por bandeirantes portugueses que, chefiados por Garcia d'Ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizada a Cidade. Seduzidos pela abundância de água e imensidão dos campos muitos se deixaram ficar. Encontrando os pacíficos índios mariquitas e pancarus, com eles dedicaram-se à lavoura e a criação de gado, embora desde meados de 1705, padres católicos tivessem iniciado a catequese dos silvícolas, principalmente com intuito de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.
Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimento por uma de largura. Situada na margem esquerda do rio São Francisco, abrangia as terras alagoanas da Cachoeira, conhecida, então, como "Sumidouro". Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação de gêneros, por parte, não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da Usina cresceu a Cidade.

Entretenimento

2ª Cavalgada de Santa Brígida‏

P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

A 2º cavalgada de Santa Brígida, evento anual, que aconteceu no último dia 8 de janeiro, reuniu mais de quinhentos vaqueiros que desfilaram do parque de exposição até o centro da cidade onde os vaqueiros foram saudados pela população.
A cavalgada contou com três rainhas, entre as quais Cleidiane Medeiros, que deu um tom mais suave e embelezou o desfile cavalgando à frente dos vaqueiros empunhando a Bandeira Nacional.

Organizador do evento, Gileno falou das dificuldades que tem para realizá-lo, mas também enfatizou o prazer que a cavalgada proporciona aos participantes.
Outra atração da cavalgada foi a vaqueirinha Nunes que, em cima do trio, contemplou os participantes do evento com toadas dos dois discos que já gravou. 

O advogado Antônio Martins, que também se fez presente à 2º cavalgada de Santa Brígida, como também o Antonio Vilar popularmente conhecido por Toinho do Minuim , o presidente da Câmara de Vereadores Roberto do Vicente, Cirineu, Baixinho de João Galego, Valdir da Construtora Senhora de Fátima, Almeida Júnior Gerente Regional da EBDA, Pedro Macário Diretor da Ciretran, Agnelo Negromonte, e Edilson Wanderlei.
A 2º cavalgada de Santa Brígida contou com o irrestrito apoio do Ministro Mário Negromonte que sempre se mostrou solícito aos eventos de cunho cultural.

Entretenimento

Novela da Rede Globo será gravada no sertão sergipano

A diretora geral da novela será Amora Mautner e o elenco conta com nomes como Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Nathália Dill e Bianca Bin
Da Redação PANotícias
redacao@pauloafonsonoticias.com.br

P.A InDoOr
Crédito: César de Oliveira


Sergipe será locação para as gravações da próxima novela das seis da Rede Globo, chamada de "Cordel Encantado". A notícia foi recebida com extrema satisfação pelo diretor-presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), José Roberto de Lima, que desde os primeiros contatos com o Renato Azevedo, coordenador de Produção da novela, não mediu esforços para garantir a escolha do estado.
"Nossos primeiros contatos foram por telefone e, desde então, fizemos o que estava ao nosso alcance para fornecer todo e qualquer subsídio do qual precisassem. Enviamos várias informações por e-mail e sedex, como publicações do estado, folders, fotos, vídeos, enfim, tudo o que fosse necessário para mostrar o que Sergipe tem de melhor e, assim, poder surpreendê-los", afirma José Roberto.
Diante desta missão, a diretora de Marketing da Emsetur, Caroline Portugal, não descansou. "Na Abav - Feira das Américas (maior evento de turismo do País) tive a oportunidade de conhecer o produtor, Renato Azevedo, e convidá-lo para visitar o Estado. Ele aceitou e, quando chegaram aqui, gostaram do que viram. Mas ainda haviam outros estados na "disputa", como Alagoas", informa.
Sabendo que o cenário da novela seria o sertão e com o apoio de Thaís Figueiredo, assessora do Departamento de Marketing da Empresa, Caroline Portugal imediatamente reuniu imagens e contatos que pudesse ajudar nessa empreitada. "Automaticamente inseri Silvinha Oliveira no circuito e a ajuda dela foi fundamental  para  todo apoio que tivemos em Canindé do São Francisco", diz. Segundo ela, foi o trabalho em conjunto que rendeu essa vitória à Sergipe.
"Desde o final de setembro que temos mantido contatos com a Globo. Não só informamos sobre cenários, como oferecemos apoio logístico nas várias visitas que fizeram ao nosso estado. Aliás, quero destacar o profissionalismo do Governo do Estado e das pessoas que fazem parte da Emsetur, que foi um dos diferenciais destacados pela equipe da Rede em relação aos outros "concorrentes". Isso vai gerar uma enorme exposição de nossos atrativos turísticos na mídia nacional", reforça José Roberto.
Para Caroline Portugal, é uma exposição que só trará vantagens. "Fico muito feliz de poder participar deste momento do turismo em nosso estado. Sergipe é um destino riquíssimo em belezas naturais, cultura e história. Ser cenário de novela é o melhor merchandising para qualquer produto, principalmente quando não gera ônus, como é o caso. Tenho certeza que a partir de agora Sergipe ficará nas "prateleiras" das operadoras e agências de viagens nacionais e internacionais, já que as novelas da Globo são vendidas para o mundo inteiro", anima-se.
A confirmação sobre a escolha de Sergipe como locação partiu do produtor Raul Gama, que ressaltou o compromisso dos envolvidos em facilitar o acesso da equipe aos cenários. "Percebemos o empenho e que todos estão dispostos a contribuir", revela.
De acordo com a diretora de Marketing da Emsetur, Sergipe mostrou não só que possui belezas naturais mais que suficientes para se tornarem cenários de novelas, como também se destacou por ter uma excelente infraestrutura. "Eles observaram nossa estrutura física e o acesso às possíveis locações. Tudo contribuiu para que nos escolhessem, afinal, serão mais de 100 pessoas na produção da novela", informa Caroline Portugal.
"Cordel Encantado"
Além de Sergipe, um castelo do Vale do Loire, na França, também será cenário para a próxima trama das seis que, segundo informações da colunista Patrícia Kogut, deve misturar os núcleos da Aristocracia e do Cangaço. A diretora geral da novela será Amora Mautner e o elenco conta com nomes como Cauã Reymond, Bruno Gagliasso, Nathália Dill e Bianca Bin. A história de Thelma Guedes e Duca Rachid tem estreia prevista para 2011.
Segundo informações da coluna Controle Remoto, do Jornal O Globo, Nathália Dill viverá o papel da vilã Dora, uma menina que se passará pelo menino Fubá para entrar no Cangaço. Bruno Gagliasso completa a dupla central de vilões.

Política

CIDADÃO REPÓRTER - PARABÉNS DR. AURELIANO.

Apesar de uma maioria burra ir contra, ele esta fazendo o que deveria ter sido feito há 20 anos, moralizar a saúde de nossa cidade. Todas as atitudes do Dr. Aureliano foram coerentes e corretas
Da Redação PANotícias
redacao@pauloafonsonoticias.com.br

P.A InDoOr
Crédito: Arquivo PAN

Dr. Aureliano
Dr. Aureliano
2009
11/01/2011
Maria Jose
Mensagem: Estamos vivendo uma era de mudança, para os mais pragmáticos comparados a era de aquário, AQUARIO afinal que ficou pequeno para os peixes grandes do coronelismo rural de nossa cidade. Às vezes tenho raiva mais entendo o quanto o povo de nossa cidade se deixa ser manipulado, afinal diz o sábio ditado “cabeça vazia, morada do satanás” e é o que vemos em nossa simpática cidade. Muita gente sem nada pra fazer querendo favor político e uns formadores de opinião destilando o seu veneno pra ver onde vai dar e tirar proveito. Vou ser sensata e dar nomes aos bois: As questões da câmara de vereadores de nossa cidade tem que ser tratada com muito carinho e respeito pelo atual presidente, afinal existe processo interessantes e de muita relevância para o povo e que precisa vir à tona e com resposta a exemplo da farra das diárias promovidas pelo AA, isso pra não se falar em processos arquivados pelo AA que eram ameaçadores para o mesmo. Espero que o senhor Regivaldo cumpra o que falou na tribuna, pois esta lá por vontade do povo isso ele não pode esquecer, um pedido apenas, parem de fazer moções é uma vergonha enquanto a cidade esta parada vocês perdem o seu tempo agraciando amigos da câmara.

Outro fato importante foi à nomeação de mais um APOSENTADO para exercer cargo público, assim fica difícil, onde é que estão os funcionários do quadro da Prefeitura? O senhor prefeito nada mais fez que atestar a incompetência de todos os que trabalham no transito isso ficou de bom tamanho para os que queriam a saída de Erico para poder assumir o cargo. Ficou ruim pra todo mundo afinal qual foi o trabalho prestado pelo coronel enquanto teve a frente da policia em nossa cidade? Pra quem não sabe as estatísticas que ninguém mostra esta lá dizendo que houve um aumento de trafico de drogas em mais de 200% em um único ano, quem era o comandante? Homicídios triplicaram. Quem era o comandante? Ladrões vadiando em toda a cidade. Quem era o comandante? E o pior a impunidade nos últimos dois anos, aqui se faz o que quer basta ser amigo de pessoas ligadas a policia. Quem era o comandante? Fica essa pergunta no ar..... Imaginemos como será o trânsito. Não seria mais fácil contratar um Engenheiro de trânsito, esse eu tenho certeza que conhece de transito.

Outro assunto muito delicado é a questão de médicos e enfermeiros em nossa cidade, existem casos que enfermeiros saem do NAIR às 7 da manhã entra na Santa Mônica trabalha o dia todo e depois volta para o plantão noturno do NAIR. Será que pode? Se fizer um gráfico de estatísticas certamente teremos um alarmante numero de erros causados por esses profissionais ou se dizem profissionais. E quem paga...... é o usuário da rede médica. Basta lembrar que o CHICO que faleceu por causa do atropelamento ficou dois dias a espera de um médico pra dizer que ele estava com 12 costelas quebradas e poderia ter mais. Isso pasme pra eu como leigo é uma vergonha e uma falta de respeito ao ser humano.

Bem e como não poderia deixar passar, deixo aqui os parabéns ao S.R. Aureliano isso porque apesar de uma maioria burra ir contra ele esta fazendo o que deveria ter sido feito há 20 anos, moralizar a saúde de nossa cidade. Parem de falar idiotices e passem a ajudar ontem tarde eu tive o desprazer de ouvir em um programa de rádio local um locutor que ao que parece também é político e um comentarista que ao que parece vai morrer de fome se continuar na profissão. Parecia mais uma comedia pastelão o locutor incentivando o pastelão a falar besteira e ele todo empolgado falando palavras difíceis e jargão de efeitos. Para esses medíocres locutor e comentarista peço que façam radio serio que atenda a comunidade e não aos seus interesses, insistir que foi fechada a maternidade quando o gestor foi bem claro que era uma condição provisória é querer aparecer mais que o dono, cada dia que passa admiro mais o S.R. Aureliano pela sua coragem e competência coisa que o locutor esse Pamplona não teve e nem terá nunca, ontem esse rapaz de nome estranho que faz comentários com o locutor político inaugurou mais um nome na galeria dos desinformados, quando falou que o s.r. Aureliano colocara para trabalhar a sua namorada, ai eu pergunto quantos parentes tem o vereador locutor e político empregados às custas da Câmara de Vereadores? E esse rapaz de nome estranho que faz comentários porque não se limita a falar daquilo que entende afinal namorar não é o seu forte. Por fim quero deixar registrado que todas as atitudes do Dr. Aureliano foram coerentes e corretas, se quiserem fazer política tira ele não vai dar certo, pois ele trabalha coisa que a maioria não quer se quiser seriedade tem o aval de quem o conhece e sabe que vai moralizar as coisas, e fica meu repúdio aqueles que querem o mal ou querem fazer política as custas de coisas banais. PARABÉNS DR. AURELIANO.