terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pré-Caju 2011: compre seu abadá sem sair de casa

O Pré-Caju 2011 vai contar com três blocos oficiais por noite, além de trios independentes. Entre as atrações confirmadas estão: Ivete Sangalo, Asa de Águia, Claudia Leitte, Chiclete com Banana e Harmonia do Samba.
P.A InDoOr
Crédito: Divulgação

A 20ª edição do Pré-Caju vai ser realizada entre os dias 20 a 23 de janeiro de 2011 em Aracaju e você já pode se programar para cair na folia adquirindo seu adabá ou camarote, sem sair de casa, através do portal Emsergipe.com.
Conhecida como a maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju gera cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, dinamiza diversos setores da economia, garante uma ocupação de quase 100% da rede hoteleira. .
“A estrutura da festa vai contar com 4 km de percurso, sendo 1 km reservado exclusivamente para camarotes. Para 2011, vamos aguardar cerca de 300 mil foliões por noite. A ASBT vai divulgar a maior prévia carnavalesca do país na Bahia, Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Os turistas são nossos convidados e vão trazer dinheiro para a economia sergipana, além disso vão poder se divertir com segurança e conhecer as belezas de Sergipe”, disse o presidente da ASBT – Associação Brasileira de Blocos e Trios, Lourival Oliveira.
O Pré-Caju 2011 vai contar com três blocos oficiais por noite, além de trios independentes. Entre as atrações confirmadas estão: Ivete Sangalo, Asa de Águia, Claudia Leitte, Chiclete com Banana e Harmonia do Samba. A 20ª edição da festa também vai contar com o retorno de Netinho, Gilmelândia e É o Tchan.
Sem sair de casa, com conforto e segurança, você folião já pode garantir o seu lugar na avenida para curtir a maior prévia carnavalesca do país.

Por Bob charles

Aéreo

Bob Charles
Divulgação
O novo secretário de Desenvolvimento Economico, Gilberto Sérgio (foto),  não mostrou nenhuma habilidade com a pasta que vai atuar. Vai uma dica: distribuir sementes, água em carro pipa, perfurar poços artesianos e remendar passagem molhada nunca foi desenvolvimento social. Foi assitencialismo social puro. O neófito secretário vai precisar ter um fino trato com o povo do meio rural e transito nas secretarias da capital, Salvador. Caso contrário...é melhor pegar o caminho de volta

Omissão
A prefeitura de Paulo Afonso precisa deixar de ser omissa e proibir que os organizadores de eventos no Katarinas interditem a área próxima ao local. A ação esta impedindo que pacientes que precisam de tratamento na Clínica Santa Mônica sejam submetidos a uma mudança inesperada de roteiro, inclusive forçando ao motorista  utilizar uma contra mão para chegar a Clínica. O vexame pode ser evitado se o secretário de serviços publicos, Petronio Nogueira ou um parente vir a precisar de atendimento na Clinica no final de semana. Isso é uma Abuso. 

E agora?
Paira uma nuvem de incertezas nas secretarias que trocaram de titular (saúde e desenvolvimento econômico). Como sempre ocorre nessas ocasiões, os servidores em cargos de comissão não sabem se vão ficar ou se serão dispensados.

Sujeira 
As praias de Paulo Afonso, passam vexames em alguns quesitos. Um deles é a poluição. O esgoto continua caindo direto sobre a beleza do velho Chico.

Lazer na praça 
É sempre bom relembrar: muitas das praças de Paulo Afonso requerem um pouco mais de cuidado por parte do poder público. Pouquíssimas estão bem conservadas.  Os olhos da prefeitura só enxergam a praça das Mangueiras. A população também precisa zelar pelo patrimônio muito útil ao lazer da garotada e da turma da “melhor idade”.
Pionório Freires
Pionório Freires
O prefeito Anilton Bastos ao reunir os secretários para empossar os novos titulares que assumiram a partir de ontem, 3, as pastas da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Serviços Públicos, anunciou aos presentes a indicação de Pionório Freires que deixa a Administração do BTN para assumir a Secretaria Especial de Gestão, ligada ao Gabinete do Prefeito.
A Administração do BTN passa a ser exercida, cumulativamente, pelo Secretário de Infra-estrutura, Zorobabel Paiva. “Com os equipamentos e recursos de que dispõe esta Secretaria e o apoio de todas as outras secretarias vamos fazer muito mais do que já fizemos por este querido BTN”, disse o prefeito ao elogiar o trabalho desenvolvido, a duras penas, por Pionório, naquele bairro.  Com informações da Folha Sertaneja.

Governador promete mais investimentos para agricultura familiar

P.A InDoOr
Crédito: Manu Dias - Agecom
Jaques Wagner
Jaques Wagner
Agricultura familiar, fim da Zona Tampão da Febre Aftosa na Bahia, Programa Minha Casa, Minha Vida, compromissos para o segundo mandato e a posse da presidenta Dilma Rousseff são os destaques do primeiro programa de rádio de 2011 do governador Jaques Wagner, desta terça-feira (4).
O governador reafirma o apoio à agricultura familiar e mais investimentos, assumindo o desafio de transformar o setor “em uma agricultura pujante na Bahia, que possa garantir riqueza ao estado e melhoria de vida para nossa gente. Em 2006 tínhamos apenas seis mil agricultores no ‘Garantia Safra’. Em 2010, fomos para 65 mil (11 vezes mais) e, em 2011, esperamos chegar a perto de 100 mil”.
Wagner diz ainda ter a certeza de que a presença do baiano Afonso Florence (ex-secretário do Desenvolvimento Urbano) no Ministério do Desenvolvimento Agrário poderá potencializar a parceria com o governo federal, “já que a Bahia é o estado com maior número de famílias vivendo da agricultura familiar”.
Febre aftosa - Jaques Wagner fala também do fim da Zona Tampão da Febre Aftosa na Bahia, destacando o esforço do Governo do Estado para atingir essa meta, levando dez mil criadores, com mais de 255 mil cabeças de gado, a integrar a comercialização e o trânsito desses animais em todo o território.
Outro tema em destaque é o ‘Minha Casa, Minha Vida, no estado, sucesso reconhecido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua última viagem oficial à Bahia. “Vamos carregar esse troféu. A Bahia foi o último estado onde o Lula pisou para assinatura de contratos de novas habitações”. Inforema Bahia já contratou 65 mil unidades, ultrapassando a meta inicial que era de 32 mil.
Sobre a emoção de ter participado da viagem de Lula de volta a Brasília para a assinatura do contrato de financiamento da Arena da Fonte Nova, o governador reforça que foi importante para ele, o que “é uma prova do apreço do presidente pela nossa terra”.
Segundo mandato - A satisfação do segundo mandato e de ter participado da posse da presidenta da República Dilma Rousseff é também destaque do ‘Conversa com o Governador’. “Vou dar tudo de mim. Dedicar muito para que a gente possa fazer mais quatro anos de melhoria na vida do povo baiano”.
Ele diz que ficou emocionado com a despedida do presidente Lula em Brasília, que todo mundo também está “agradecido ao trabalho que esse gigante da política fez durante oito anos pelo Brasil, e tem a certeza de que a presidenta Dilma fará um trabalho excepcional”.
Antes de encerrar o programa, Wagner reafirma a sua confiança no bom relacionamento entre o governo baiano e governo federal. Aproveita para desejar, mais uma vez, um 2011 de paz, de sucesso, de muito trabalho e de prosperidade para os baianos.
O programa é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Educação

Concurso da Educação acontece em Paulo Afonso neste domingo

Os mais de 45 mil candidatos que disputam neste domingo 3,2 mil vagas para professor da rede pública estadual farão as provas em 32 municípios baianos. Os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h, impreterivelmente.
P.A InDoOr
Crédito: Imagem ilustrativa

A realização das provas para professor da rede pública estadual com mais de 45 mil candidatos que disputam neste domingo 3,2 mil vagas obedecerá ao horário local do estado da Bahia. Desta forma, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h, impreterivelmente. A relação com os locais, data e horário do concurso público da Secretaria da Educação (SEC), realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), foi publicada na edição de quinta-feira passada (30) do Diário Oficial do Estado.

São ao todo 103 locais de provas espalhados por todo o estado. Na capital, as provas serão aplicadas na Estácio e FIB – Centro Universitário da Bahia, no Centro Universitário Jorge Amado e na Universidade Federal da Bahia (PAF III). No interior, as provas serão aplicadas nos municípios que possuem Diretorias Regionais de Educação (Direc). São eles: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro da Purificação, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Com 4h30 de duração, as provas objetivas serão compostas de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos gerais, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 de conhecimentos específicos, mais a prova discursiva. O concurso público será composto ainda, além das provas, por avaliação de título. A previsão é de que o resultado final das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva sejam divulgados no dia 9 de fevereiro. 

O quantitativo de vagas, distribuídas entre as 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc), são para o cargo de Professor Padrão P – Grau 1, com carga horária de 20 horas semanais e salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,34.
Recomendações
A Saeb e o Cespe/UnB recomendam aos candidatos que não levem aparelhos eletrônicos tais como bips, celulares, walkman, palmtops, pen drives, além de gravadores, máquinas de calcular e fotográficas, além de relógios e acessórios de chapelaria, como chapéus e bonés. A portabilidade destes itens pode implicar na eliminação do candidato do concurso. Recomendação também para que os candidatos leiam atentamente todas as instruções contidas no edital publicado no Diário Oficial do Estado (dia 07 de outubro).

Informações sobre a aplicação das provas objetiva e discursiva também serão divulgadas no 
Portal do Servidor e no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – Cespe/UnB,organizadora do certame. Nestes mesmos canais de comunicação, estão disponíveis também o conteúdo programático das provas e demais informações sobre o concurso.

Educação

Concursos previstos para 2011 devem oferecer 40,2 mil vagas

Só nos Correios previsão é de pelo menos 6,5 mil postos. Na PF e no INSS devem ser lançadas 3.852 oportunidades.
Do G1, em São Paulo
redacao@pauloafonsonoticias.com.br


Crédito: Divulgação

O número de vagas previstas em 2011 em ao menos 60 concursos públicos de nível federal e estadual, além de prefeituras de capitais, chega a 40.264, segundo levantamento feito peloG1, sem contar as instituições que lançarão concursos para cadastro de reserva, isto é, quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão.
Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.
Para este mês está previsto o edital dos Correios. O concurso lançado no ano passado para 6.565 vagas acabou cancelado após briga judicial. A assessoria da estatal informou que o novo concurso deverá oferecer mais oportunidades do que o que não foi realizado.
Ainda no começo do ano deve ser lançado o edital do concurso do Banco do Brasil para formação de cadastro de reserva para escriturário, de acordo com a assessoria de imprensa. Os estados que serão contemplados não foram informados.
Entre os concursos mais esperados do ano, além dos Correios e do Banco do Brasil, estão os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Polícia Federal, Petrobras, Senado e Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os do INSS e da PF ainda aguardam autorização do Ministério do Planejamento para lançar os editais, a exemplo da Defensoria Pública da União e do Ministério da Fazenda, que também deverão abrir seleções em 2011.
Em alguns concursos a organizadora já está definida, como é o caso do Instituto Rio Branco, da EBC e do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro.
No nível federal, o Ministério do Planejamento prevê que 19,6 mil vagas serão preenchidas por meio de concurso público neste ano, sendo 1.689 vagas de concursos já em andamento, 11.712 vagas para novos concursos, 2.651 vagas para substituição de terceirizados e 3.620 novos cargos dependentes de aprovação no Congresso Nacional.
De acordo com o Secretário de Gestão do ministério, Tiago Falcão, a programação de concursos para 2011 leva em consideração a possibilidade de 10 mil aposentadorias ao ano no Poder Executivo Federal.

Inscrições para colégios da PM começam nesta quarta-feira

P.A InDoOr

Crédito: Divulgação

Estarão abertas nesta quarta-feira (5) as inscrições ao processo seletivo para admissão de alunos nos colégios da Polícia Militar e da Creche Nossa Senhora das Graças, da PM, para o ano letivo de 2011. No total, serão disponibilizadas 3.086 vagas para os diversos anos escolares nos municípios de Alagoinhas, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Salvador.

As inscrições serão realizadas pela internet, por meio dos sites da Secretaria da Educação e da Polícia Militar, a partir da zero hora do dia 5 até as 23h59 do dia 9. O critério para seleção dos inscritos será o sorteio eletrônico, que acontece às 16h do dia 12, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Política

Porto Sul e ferrovia são temas de encontro entre Dilma e Wagner

P.A InDoOr
O governador Jaques Wagner visitou, na segunda-feira (3), a presidenta Dilma Rousseff, em seu primeiro dia de trabalho no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Wagner conversou sobre os projetos prioritários para a Bahia, como a construção do Porto Sul e a Ferrovia da Integração Oeste Leste.

“Achei a presidenta Dilma muito tranquila, sorridente e segura de si. Quis saber da Bahia e dos projetos prioritários. Temos muita afinidade”, relatou Wagner. “Vou bater em todas as portas em busca de apoio e recursos para viabilizar os projetos para Bahia”, acrescentou.

Ainda no Planalto, o governador da Bahia aproveitou para manter contato com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com o novo ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Ele também apresentou o vice-governador Otto Alencar aos ministros.

Jaques Wagner aproveitou para levar uma lembrança enviada pela primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, para Gabriel, neto de Dilma Rousseff, que vai completar três meses.

Política

Dilma convoca reunião ministerial para debater conjuntura econômica

Encontro vai ocorrer no dia 14, no Planalto. Guido Mantega fará exposição. Segundo ministro, reunião foi descontraída, e Dilma demonstrou 'felicidade'.
Da Redação PANotícias, do G1, em Brasília
redacao@pauloafonsonoticias.com.br

P.A InDoOr


Ao final da primeira reunião de coordenação do governo da presidente Dilma Rousseff, na segunda (3), o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, anunciou a decisão da presidente de convocar a primeira reunião ministerial para o próximo dia 14, às 14h, no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, no encontro, Guido Mantega (Fazenda), fará uma análise de conjuntura da economia mundial.
“Nesta primeira reunião, haverá uma exposição do ministro Guido Mantega sobre a situação econômica do mundo e seus reflexos na economia brasileira”, disse Luiz Sérgio.
Ele afirmou que a escolha do tema da primeira reunião ministerial não está relacionada a eventuais problemas na economia. Segundo o ministro, o tema foi sugerido por Mantega, com o objetivo de oferecer aos novos ministros um panorama da situação da economia brasileira.
saiba mais
O ministro das Relações Institucionais negou a existência uma crise entre os partidos da base de sustentação do governo, por conta da partilha de cargos na Esplanada. “Não existe crise. A relação com os partidos está muito boa“, afirmou.

De acordo com o ministro, a primeira reunião de coordenação sob o comando de Dilma foi marcada pela descontração e comentários sobre a posse ocorrida no sábado (1). Segundo ele,  Dilma demonstrou “felicidade” durante a reunião.

Participaram do encontro, que durou cerca de duas horas, no Palácio do Planalto, os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento), Antonio Palocci (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação da Presidência), além do próprio Luiz Sérgio e do vice Michel Temer.

Política

Dinho fica e Macário será desapossado, entende Montalvão

P.A InDoOr
Crédito: Dimas Roque

A solenidade de posse do suplente de vereador Pedro Macário (PP) foi o último ato do então presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Antônio Alexadre (DEM) e foi realizada em 30 de dezembro, na quinta-feira passada. O ato foi baseado da decisão do STF que  recentemente determinou que a vaga decorrente de licença ou renúncia fosse ocupada pelo primeiro suplente do partido, e não da coligação. O ato obrigou o atual presidente da Câmara Regivaldo Coriolano (PCdoB) a convocar uma reunião na manhã desta segunda-feira (03/01) com os advogados Fernando Montalvão e Celso Pereira de Souza, aonde se chegou a uma conclusão: o ato de posse de Pedro Macário deverá ser anulado nesta terça-feira (04/01) pelo atual presidente Regivaldo Coriolano.

Veja os argumentos do advogado Fernando Montalvão sobre o caso:

“Essa posse de Macário acontecida já no apagar da luzes da última mesa é uma complicação adicional, embora o que se deve prevalecer no entendimento e vai haver um ato formal do novo presidente tratando dessa posse que foi dada a Macário, no dia 30 e a situação da convocação do primeiro suplente da coligação que é Dinho do partido PSC, o que eu lhe adianto, embora vai haver o ato formal do presidente da câmara, o que eu lhe adianto é que a tendência é a manutenção da convocação do vereador Dinho e o desapossamento do suplente de vereador Macário. Essa posse fica um ato sem efeito, mesmo porque, a própria câmara de vereadores já tinha dado posse anteriormente ao vereador Dinho, e, passa a ser um ato jurídico perfeito e acabado. A Mesa, não poderia passar meses depois para dar um novo entendimento, além do que a decisão do Supremo Tribunal Federal não se aplica a todo e qualquer caso, ela foi dado em um caso específico de um deputado.” concluiu o advogado Fernando Montalvão.