quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Geral


Prefeitura de Glória/Ba promove audiência pública


image
Prefeitura de Glória na Bahia.
Para elaborar calendário de eventos do município.

A Prefeitura Municipal de Glória promoveu, no dia 31 de janeiro, no Centro Comunitário Diocesano, uma audiência pública através da qual várias instituições representativas da sociedade civil discutiram um plano de elaboração do calendário oficial de eventos culturais e esportivos, que dinamizará, organizará e proporcionará uma melhor gestão dos recursos públicos incentivando a prática do esporte e fortalecendo a cultura local.
O calendário de eventos do município traz em seu bojo, além de inúmeras datas comemorativas, ações que objetivam promover a participação da sociedade civil no processo de construção de várias ações de interesse social, a exemplo da mudança da bandeira do município, solicitada através de Projeto de Lei, e da instituição do hino do município.
O calendário de eventos do município também prevê uma ampla comunicação pública, além da promoção de ações voltadas para a inserção regional do município.
As comemorações que compõem o calendário de eventos do município estão em consonância com os instrumentos do ciclo de gestão orçamentário-financeiro do governo municipal, uma vez que são mapeados os recursos necessários à consecução de cada item inserido no calendário.
Dentre as inúmeras comemorações instituídas no calendário de eventos do município, destaca-se o festival da melancia uma vez que o município de Glória apresenta-se como o maior pólo produtor desta fruta no estado e o segundo maior do Nordeste.
Também está presente no calendário de eventos uma gincana estudantil que tem por objetivo integrar os educandos do município numa perspectiva social e de caráter educativo incentivando-os à solidariedade.
Outro evento que também está incluso no calendário é o Festival da Canção Estudantil. A cidade de Glória sempre foi um celeiro de grandes músicos e com o Festival da Canção Estudantil, a prefeitura, revela o caráter educativo da música e a relevância dos contextos escolares no desenvolvimento artístico dos jovens estudantes das escolas públicas.
O Festival da Canção Estudantil, que tem como princípio valorizar as raízes da cultura gloriense, é um dos meios que a Prefeitura Municipal de Glória, entendendo a cultura como a grande matriz do conhecimento, encontrou para assegurar o direito à arte e à aprendizagem dos saberes artísticos.
Estiveram presentes à audiência pública as professoras Julieta Campos, Zaid Menezes e Aurelina Araújo que abordaram com muita propriedade a riquíssima história de Glória. Dona Zaid aproveitou o ensejo para informar que está escrevendo um livro sobre a idílica história da cidade, livro este que será respaldado pela prefeitura através da Coordenação de Cultura da Secretaria de Governo. Dona Aurelina, por sua vez, destacou a importância d literatura de cordel em sala de aula.
Outro evento que ilustra o calendário do município são os jogos estudantis que visam promover a integração dos alunos através da prática esportiva, além de valorizarem o coletivo e a competição sadia. Os jogos também desenvolvem o desporto amador no meio estudantil, incentivando o intercâmbio social e afetivo dos estudantes da rede pública municipal.
Uma feira cultural também integra o calendário de eventos uma vez que esse é um projeto que nasce da necessidade de fortalecer a atividade econômica de artistas, pequenos negociantes, artesãos e produtores rurais, além de estimular a interação entre as pessoas da comunidade.  
O Secretário de Governo, Nivaldo Lopes, disse que o Calendário de Eventos influi positivamente para a construção coletiva de um processo de fortalecimento cultural e esportivo do município, além de integrar e mobilizar os moradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário