sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Geral


Liderança baiana no Nordeste está ameaçada, alerta Aleluia

P.A InDoOr
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) alerta que a liderança baiana no Nordeste está ameaçada. “No comparativo com Pernambuco e Ceará, a Bahia não apareceu bem na foto da 1ª Análise Ceplan de 2011, divulgada quarta-feira (26/01), no Recife. Empresa de consultoria econômica e planejamento da respeitada economista pernambucana Tânia Bacelar, a Ceplan revelou no estudo um desempenho econômico superior de Pernambuco e Ceará frente à Bahia no ano passado”, informa.
Em relação ao PIB estadual, de acordo com a pesquisa da Ceplan, Pernambuco e Ceará cresceram 9,4% e 8,7%, respectivamente, enquanto a Bahia teve um aumento de 7%, no comparativo de janeiro a setembro de 2010 com o mesmo período de 2009. “Esse desempenho baiano ficou abaixo até mesmo da média nacional de 8,4%”, comenta Aleluia.
Na produção industrial, a Bahia também teve um desempenho inferior, conforme a Ceplan. Enquanto a produção industrial pernambucana cresceu 11,2% e a do Ceará 10,8%, a baiana variou 9%, performance abaixo da média nordestina que foi de 9,6% no período de janeiro a novembro de 2010.
“Contra números não há argumentos. Mas, além do estudo da Ceplan se basear em dados oficiais do IBGE, a responsável pela coordenação é Tânia Bacelar, economista que goza de grande prestígio entre petistas baianos.”, observa Aleluia.
Para o deputado democrata, se a economia da Bahia já ficou menor do que a de Santa Catarina no primeiro mandato de Jaques Wagner, o estado está cada vez mais ameaçado de perder a hegemonia no Nordeste. Na opinião dele, a razão disso é o discurso de inclusão social do governador, que limita apenas a tomar carona nos programas assistenciais do governo federal, desprezando completamente a integração produtiva dos menos favorecidos.
 “Bahia que continua líder no Nordeste é o Esporte Clube Bahia, detentor inquestionável da maior torcida regional e dono de dois títulos de campeão brasileiro, além de ser o primeiro time da região a disputar uma final da Taça São Paulo de Futebol Júnior”, ironiza Aleluia.

DEP. ALELUIA

Sem comentários:

Enviar um comentário