segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos(DEM) convocou a imprensa local e, em almoço realizado no Restaurante Velho Chico comunicou a mudança de 3 secretários, na Saúde, Desenvolvimento Econômico e Serviços Públicos

Antônio Galdino
redacao@pauloafonsonoticias.com.br


Crédito: Arquivo PAN
Anilton Bastos, durante coletiva no Velho Chico
Anilton Bastos, durante coletiva no Velho Chico
Ao reunir-se com a imprensa regional em almoço promovido pela Prefeitura, no Restaurante Velho Chico, dia 29 de dezembro, o Prefeito Anilton Bastos, fez uma síntese de sua gestão até agora e anunciou uma reforma administrativa que inclui a mudança de três secretários municipais e vários detentores de cargos do segundo escalão, embora estes nomes não tenham sido anunciados.
Do quadro de secretários, Petrônio Nogueira, Secretário do Desenvolvimento Econômico passará a dirigir a Secretaria de Serviços Públicos, no lugar de Paulinho de Deus que saiu de férias em outubro e não mais retornou ao staff municipal. No lugar de Petrônio, assume o Engenheiro Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira, atual diretor administrativo da FASETE.
A mais polêmica das mudanças anunciadas pelo prefeito Anilton Bastos aconteceu na Secretaria de Saúde onde já atuaram Gesana Freires, Jackson Oliveira e era dirigida até agora pela enfermeira Andréa Bathomarco.
A polêmica foi pela indicação do nome do médico Luiz Aureliano que tem sido bombardeado pelos vereadores Antônio Alexandre e Marquinhos do Hospital, dentre outros, na Câmara dos Vereadores.
Estes dois vereadores, ambos do DEM, são da base aliada ao prefeito Anilton Bastos. Antônio Alexandre, presidente da Câmara no biênio 2009/2010, chegou a declarar em entrevista à Rádio Bahia Nordeste que “se Aureliano assumir a Secretaria de Saúde, eu deixo o DEM imediatamente”. Alexandre está licenciado da Câmara para tratamento de saúde e só deverá retornar ao legislativo em cerca de 120 dias.
Na entrevista coletiva, Anilton respondeu a todas as perguntas feitas pelos sites, jornais e rádios presentes ao encontro. Respondeu a Washington Luiz, da Rádio Betel e a Renaldo Carvalho, do PAN Notícias. Concedeu também longas entrevistas às rádios Bahia Nordeste (Gil Leal e Fábio Salvador), Delmiro FM (Anderson) e a Francisco Sales e Osildo Alves, da Rádio Betel.
O prefeito Anilton Bastos informou que “a partir do dia 3 de janeiro estaremos dando posse aos secretários Luiz Aureliano, na Saúde, Gilberto Sérgio, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petrônio Nogueira, em Serviços Públicos”. Sobre a Saúde no município de Paulo Afonso, Anilton disse a todos os que participaram da coletiva que “nós melhoramos bastante, basta você andar, veja o tempo de marcação de consulta diminuiu, o tempo de marcação de exames diminuiu, então nós melhoramos muito, agora queremos melhorar mais.
Sobre a reação de Antônio Alexandre, repudiando o nome de Luiz Aureliano, o prefeito disse: Eu espero que os dois vejam que a gente está procurando dar o melhor para Paulo Afonso e que divergências existem, mas, vamos deixá-las de lado e procurar trabalhar. Eu tenho certeza que o Antônio vai aceitar, vai ver com bons olhos e daqui a pouco vai aplaudir o resultado do Aureliano frente a secretaria de saúde porque todos vocês sabem que Aureliano é um rapaz trabalhador, é um rapaz competente, conhece a filosofia, a política do SUS e tem um bom trabalho frente ao Nair, se quiser pode perguntar para as pessoas que elas vão dizer que o Nair melhorou. Ele pode ter problemas de relacionamento, mas isso vai melhorar, eu acho que tem que respeitar as pessoas e não vai ser diferente com ele, então eu acho que ele tem muito a oferecer para Paulo Afonso, vamos deixar passar uns 3, 4 meses pra gente fazer uma avaliação, nós estamos melhorando, mas posso melhorar mais, e nós vamos mudar quantas vezes forem necessárias.
O prefeito Anilton também foi questionado sobre uma provável aliança com o governador Wagner ao que respondeu: Eu tenho uma relação institucional com o governador Wagner, ele quando aqui esteve, fiz questão de recepcioná-lo, tivemos uma conversa amigável, inclusive cobrando alguns programas, a exemplo da UTI, do SAC , do nosso asfalto que nós ficamos fora, esse trecho aqui da Polícia Rodoviária até o aeroporto, então eu vou cobrar obras aqui para o município, pelo DEM, enquanto hoje eu sou do DEM, mas, eu não vejo nenhum tipo de dificuldade em manter um relacionamento com o governador Jaques Wagner.
Sobre a ida do prefeito para outro partido da base aliada do governador Anilton disse: Eu hoje sou filiado ao DEM, tem muita conversa a respeito do DEM, alguns problemas que existem a nível de Estado, a nível de Brasil, nós vamos aguardar os acontecimentos. Por enquanto, eu sou filiado ao DEM, e as coisas vão evoluindo, mas, hoje eu sou um filiado do partido Democratas. Perguntado sobre a avaliação do Governo Wagner, o prefeito fez referências à sua atuação em Paulo Afonso, dizendo que vai conversar com o governador: Quem olhar francamente, sem revanchismo, sem política, vai ver que ele tá devendo muito aqui pra Paulo Afonso, muito mesmo, inclusive eu vou dizer isso pra ele. Eu quero que tenha algumas obras que se voltem para Paulo Afonso, algumas coisas, eu quero até crer, que ele não possa está sabendo disso, como é o caso da BA-210 que vai ser recuperada em quase 500km, aqui nós estamos sendo penalizados porque o trecho da Polícia Rodoviária até o Aeroporto que não dá nem 10km, está fora da licitação da obra e eu acho que ele não está sabendo diss. Outro exemplo e o Centro de Referência da Mulher que tinha uma contrapartida do Governo do Estado e depois foi tirada essa contrapartida e o município teve que assumir. Eu acho que o governador também não está sabendo disso, então vou ter uma conversa, vou cobrar, eu tenho quase certeza que quando ele souber disso, ele vai querer investir”.
Anilton também foi questionado sobre reeleição e Paulo de Deus, candidato. E falou: É uma tendência natural das pessoas que quando exercem já algum cargo, que se proponham para uma reeleição, então isso vai acontecendo com naturalidade, a gente vai observar com muita tranqüilidade, se todos acharem que a gente deve ir para uma reeleição, eu vou colocar o meu nome para que as pessoas possam avaliar. Se Paulo de Deus vai ser candidato ou não, eu não me preocupo com isso, minha preocupação é trabalhar e isso nós vamos fazer até o final, mesmo porque, durante esses dois anos até agora, muito, mas muito, já foi feito em Paulo Afonso. Não existe nenhum problema, pelo menos da minha parte, com relação a Paulo de Deus, nós somos primos, somos parentes, inclusive, ele sucedeu ao nosso Governo, então não existe nenhum problema com Paulo de Deus, agora, eu não posso está preocupado se A, B ou C vai ser candidato, eu tenho que está preocupado é com nosso Governo e quem escolhe o prefeito são as pessoas, é o povo de Paulo Afonso.
Questionado por Osildo Alves sobre o Secretário de Finanças, Valdenor e sobre o concurso público, o prefeito falou: Eu tenho dados que mostram, que talvez, a pessoa menos conhecida é Waldenor Teixeira. Eu acho que quem conhece de perto Waldenor, há de convir comigo, é uma pessoa séria, correta e ciente dos seus deveres. Polêmico pode ser ou não, mas eu acho que ele vem cumprido com o seu papel sempre, eu acho que merece sim a confiança do prefeito Anilton Bastos Pereira.
Quanto ao concurso público, quando assumi, eu pedi três meses pra fazer uma avaliação sobre ele. Infelizmente, antes do término do prazo, entraram na justiça, algumas ações foram ajuizadas e foram julgadas, Eu, enquanto gestor, tenho que defender o município. Então hoje, está praticamente concluído, vamos esperar o parecer final da justiça, para que a gente possa tomar nossa decisão, eu vou acatar a decisão da justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário