segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA

P.A InDoOr
Rodelas, 31 de dezembro de 2010

Para: Os prezados parentes Indígenas da Bahia e a todos os companheiros simpatizantes e amigos da causa indígena no Brasil.

            Venho pelo o presente, desejar a todos um feliz ano novo, que o ano vindouro possa vir carregado de conquista, que juntos possamos avançar nas nossas principais lutas, dando cada vez mais uma maior visibilidade sobre as nossas demandas e sobre a importância da terra para o Índio. Com fé em Tupã o nosso deus do alto, seguiremos firme nessa luta acreditando que poderemos fazer de 2011 o ano da união e do fortalecimento do movimento indígena da Bahia.

            É com imenso prazer que aproveito esse momento para agradecer, a todos os nossos parentes e amigos que a creditam num sonho de podermos ter um deputado Indígena da Bahia, sei que a nossa campanha não ocorreu da forma que esperavam devido a uma série de obstáculos, sobretudo por conta da falta de recursos financeiro, exclusivamente financeiro, pois, o recurso humano que tivemos nessa campanha apesar de ter sido de forma reduzida, se mostrou de uma qualidade inquestionável, demonstrando que é possível realizar as coisas somente pelo o amor e razão, o mutirão da campanha a Deputado Federal de Sandro Tuxá, conseguiu o maior feito que possam comentar de nossa campanha. Foi o de trabalhar a conscientização em nossas comunidades Indígenas do Norte e Oeste, do Sul e Extremo Sul. Informando de forma simples e objetiva a necessidade que nos indígenas temos em eleger os nossos representantes para poder de forma mais direta incidir as nossas propostas e reivindicações dando de fato a visibilidade que tanto precisamos.

            Apesar de alguns críticos insistirem em dizer que a nossa campanha foi um fracasso, sobretudo as pessoa que se dizem serem grandes defensores da inserção dos Indígenas na política partidária, cuja pratica demonstrou serem pessoas hipócritas que querem atribuir para si toda às formas de protagonismo do movimento indígena. Informo que fomos vitoriosos ao lançar a primeira candidatura indígena na Bahia e mais vitoriosa ainda em ter alcançado os quase três mil votos. Todos esses votos vieram de Indígenas e de não indígenas que acreditam na causa, que acredita no potencial da nossa gente, e que conjuntamente puderam dar o recado aos nossos governantes que os indígenas da Bahia, não querem ser só figurantes, que nós almejamos outros espaços, que queremos contribuir de forma mais direta com o nosso estado e com os nossos Povos. Que isso servirá de encorajamento para que no ano de 2012 apareçam vários candidatos Indígenas concorrendo às eleições municipais. E que em 2014 venhamos a superar ainda mais os nossos obstáculo, comungando elegemos nossos candidatos indígenas.

            Por fim, quero agradecer aos parentes da nossa comitiva de articulação e conscientização política que estiveram ao meu lado por mais de 28 dias fazendo o trabalho de visita nas aldeias são eles: Adriano Truká Tupã, Antonio Xukuru Kariri, Rodrigo Curupaty Tupinambá, Davi Pataxó Hãhãhãe, Diego Kayaponã Tuxá, Dinamã Tuxá, Ademar Junior Pankararu, Willamy Awrinã Pataxó Hãhãhãe, Robson Arithanã Javaé Tuxá Rodelas, Rute Pataxó Coroa Vermelha, Jamysson Pataxó Boca da Mata (Coroa), Tatyane Tuxá Rodelas, Yrapuã Tuxá Rodelas, Sandro Hawaty Tuxá Rodelas, junto a eles agradecer ao meu diretório improvisado que tanto contribui e potencializou com tanto fervor a nossa candidatura, aos meus queridos parentes Indígenas e amigos da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, nas pessoas de Janday e Junior Tyrrú Tuxá. Bem como, não podemos deixar de mencionar o nome do nosso parente Luiz Vieira Titia Pataxó – Hã hã hãe pelo seu apoio e contribuição junto aos povos indígenas do sul e extremo sul nessa campanhia de luta.


            Sei que não poderei recordar de todos aqueles que contribuíram em nossa campanha, contudo, agradeço aos povos indígenas que me ajudaram nessa jornada e que todos se sintam contemplados; Tupinambá, Payaya, Pataxó, Pataxó Hahahãe, Kaimbé, Kiriri Banzaê, Atikum, Tumbalalá, Xukuru Kariri, Pankararé, Tuxá Ibotirama, Tuxá Banzaê, Tuxá Rodelas, Pankaru Passagem, Truká Tupã. 


ABRAÇOS E FELIZ 2011
"Sou índio da tribo Tuxá, nação Proká, do arco, flecha, e maracá, malakutinga tuá"
SANDRO TUXÁ - 4319
Deputado Federal

Sem comentários:

Enviar um comentário