sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Esporte


POLÊMICA “TORCEDOR” – As cólicas da trupe sem elite


image
Crédito: Divulgação.
Torcedor mostra a sua cara
“NINGUÉM IGNORA TUDO; NINGUÉM SABE TUDO; TODOS NÓS SABEMOS ALGUMA COISA; TODOS NÓS IGNORAMOS ALGUMA COISA” – Paulo Freire.
Que bom postar matéria aqui no Site Notícias do Sertão e sentir a revolução que o texto provocou nos bastidores, assanhou alguns ninhos e currais. De repente, a trupe sem elite saiu vomitando a ira guardada utilizando o expediente de se contrapor, o que é salutar, ao contrário de alguns mais fracos que se escondem por trás de um pseudônimo para fazer ameaças pessoais, que saem do campo das idéias, do raciocínio lógico, e partem para agressões verbais. Este é o expediente daqueles que não têm argumentos e querem ganhar no grito. Nós não praticamos os assuntos do futebol desta forma.
Quando Millôr Fernandes escreveu que “Livre Pensar é só Pensar”, ele quis colocar de forma muito clara que, em alguns pedaços de chão desse nosso amado e querido país, a terra da gente, algumas pessoas têm que ver, ouvir e calar, ou seja, por aqui, há donos do pedaço que querem amordaçar, impedir que ao falar contrariem os mais sensíveis, os que acham, na nossa área mais específica, o esporte, que não podem ser contrariados. É verdade? Sim, é verdade. Infelizmente, por conta da situação financeira tão debilitada em que há tempos vive mergulhado o nosso futebol, quem tem uns trocados a mais no bolso ou suposto poder, acha que já é dono, o rei da cocada preta, pode ditar o jeito que as coisas devem funcionar.
Antes de respondermos a algumas citações politiqueiras e equivocadas que foram feitas por internautas, que utilizaram “seus nomes verdadeiros”, focados na matéria “TORCEDOR DESCREVE COMO VÊ A SELEÇÃO DE PAULO AFONSO”, citaremos um pensamento de Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, ou seja, é muito bom diante de uma discussão sadia, tirar proveito dela, engrandecer-se intelectualmente através da troca de algo muito importante: o conhecimento.
Primeiro, vamos recorrer ao Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira sobre o significado do adjetivoTorcedor. Vejamos o que está na página 1185: TORCEDOR – Que torce, aquele que torce em competições esportivas. Vamos ressaltar aqui o pronome demonstrativo AQUELE: o SER ou OBJETO que está ali ou além,quer dizer, torcedor não é um nome, como Pedro, João, Antônio... Instituiu-se nos meios esportivos que o torcedor é aquele cara que pode xingar a mãe do árbitro, dizer que o treinador é burro, falar que o jogo está uma pelada e muitas e muitas coisas afins.
No entanto, se Joaquin repetir tudo aquilo, poderá ser seriamente punido. Interessante, não? Sabem por quê? Porque torcedor se identifica como “o cara”. Quando a Imprensa vai divulgar o público presente no estádio, o Repórter não diz quantos Paulo tem nas arquibancadas, quantas Severina estão torcendo, enfim, geralmente é: tantos torcedores que pagaram ingresso, outros tantos que tiveram acesso livre, não interessa que nome próprio eles tenham. Inclusive, quem fica no Setor das Gerais é rotulado de “Geraldinos”.
Ah, para não esquecer (desculpem o lapso), o torcedor que deu origem à matéria a qual nos referimos é o “TORCEDOR FANÁTICO DE PAULO AFONSO”, que nós respeitamos.
Com relação ao que um internauta comentou, fugindo do contexto, do tema do relato, eis algumas das “fofocas” (?) classificadas assim por ele que veiculamos no Programa apresentado às 18 horas: 1 – EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA LDPA; 2- CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO DE PAULO AFONSO, PARA O AMISTOSO CONTRA A SELEÇÃO DE OLHO DÁGUA DO CASADO, FEITA PELA LDPA; 3– CONVOCAÇÃO FEITA PELO TÉCNICO NENEN DA CETENCO PARA TREINO NO DIA12/01/2011; 4– “EDILSON VALÉRIO ENVIA LISTA DOS NOVOS DIRETORES DA LDPA”; 5 – CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO DE PAULO AFONSO PARA O JOGO CONTRA A SELEÇÃO DE ÁGUAS BELAS e, o documento datado de 17 de janeiro, assinado pelo Diretor de Árbitros da LDPA, Pedro Gomes dos Santos, Pedro da Caixa, convidando árbitros para reunião. Todos estes documentos foram levados ao ar mais de uma vez. De quebra, em várias audições do “Programa Show de Bola”, 06 da noite, transmitimos o CONVITE formulado por Jorge Catimbó, para tratar do Campeonato RUALITO. E aí, internauta, fofoqueiros somos nós ou o digníssimo você? Cautela, rapaz, senão poderá ser ridicularizado! EM TEMPO: Nós vamos aos treinos da seleção e cobrimos os jogos amistosos no Estádio Álvaro de Carvalho, inclusive com todo o relato cronológico tático e técnico das partidas. Será que este pessoal da “blindagem” pelo menos prestigia de vez em quando? Duvidamos!
A respeito da colocação cega e politiqueira do internauta sobre “uma seleção medíocre em 2010” vamos escrever numa próxima crônica. O mesmo leitor do Site Notícias do Sertão enfatiza numa de suas colocações a frase “Deixem o homem trabalhar”. Esse homem não tem nome, não? Revele-o, porque somente assim os menos avisados tomarão conhecimento. Com a dinheirama que está rolando (?) e as benesses, de ordem pessoal, tem que trabalhar e mostrar serviço mesmo. O ano passado era tão diferente...
E terminamos esta matéria com o comentário do “Professor Eduardo Costa”: “Cadê o planejamento? Cadê o Calendário de Competições para este ano? Quais os parâmetros que iremos utilizar, de VO²máx., Potência, Força, Agilidade, Composição Corporal... Ainda é tempo de fazer um bom trabalho”. Será que o “pessoal” sabe o que é isso? Estamos curiosos para aprender! VO²máx.? Puxa!

Sem comentários:

Enviar um comentário