terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Geral

Balanço das atividades da ONG-INE (Paulo Afonso) em 2010

Informe Publicitário
institutoesperanca2010@hotmail.com


Crédito: Divulgação


1)      PA SANTA CONTRA AS DROGAS
Período Fevereiro/10 a Março/10
Campanha de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. O Projeto é por uma questão moral e humana além de uma especificação da Legislação (LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006. Art.3º é preciso,articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com a prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas;)
 O projeto desenvolveu atividades nas seguintes áreas: a) prevenção e cuidado com o consumidor de drogas e populações vulneráveis; b) conscientização da opinião pública e de grupos específicos sobre o problema;                                    Houve 70 palestras educativas e preventivas em Escolas – cerca de 140 horas palestras -  (Públicas e Particulares) e Instituições diversas com o objetivo de levar o conhecimento das drogas, dependência, seus efeitos e os males oriundos do uso das drogas. Usamos métodos satisfatórios que comunicou a proposta da Campanha dentro de uma linguagem  mais eficaz para crianças, os jovens e adolescentes, como;
1)   “Drogas não é coisa de criança” com peças teatrais, e material áudio-visual.
2)    "Use Esporte. Não deixe a droga controlar sua vida" realizamos encontros de esportes para promover a valorização dos jovens
3)      Ligue-se na música. Desligue-se das drogas” com encontros musicais. Por meio da música alcançamos liberdade para comunicarmos as jovens. Isso tornou as  ações mais rica, pois divulgamos  ao público informações importantes sobre a prevenção do consumo de drogas. Através de uma linguagem jovem, inclusiva e não discriminatória
      Público alvo atingido
Adolescentes, jovens e famílias em todos os setores da sociedade. Mais de 5.000 estudantes, entre eles, crianças, adolescentes, jovens e adultos assistiram as palestras.
O público em geral recebeu milhares de folders com explicações sobre a prevenção quanto ao uso de drogas, nos Bairros mais carentes como também Bairros com nível melhor e universitários.
  Estratégia pedagógica: Para um efeito mais positivo utilizamos depoimentos de ex-usuários como também seus familiares que serviu de alerta para outras famílias, evitando que novos usuários apareçam.
      Objetivos alcançados
1)        Ciclo de palestras: Aconteceu com intuito de prevenir o uso de drogas, álcool e entorpecentes.
2)      Informação: A arma mais rica em prevenção é a disseminação da informação, conseguimos levar informação, conhecimento com entretenimento em muitos casos e com conhecimento de causa.
3)      Reflexão: Fomos procurados por dezenas de pais e filhos que passaram a ter um dialogo mais aberto sobre o tema, e que provocados pela informação refletiram seriamente sobre o uso das drogas nas famílias, e em muitos casos houve atitude em cessar o uso das drogas e procurar especialistas para o tratamento.

Palestras educativas e preventivas sobre pedofilia

         Período Maio/10 a Outubro/10
a) A ONG-INE realizou nos Bairros Tancredo Neves 01 e 02, durante o mês de Maio/10, sempre as terças-feiras às 19:30h, no salão da 2ª-Igreja do Evangelho Quadrangular, no BTN2 reuniões educativas com mães da comunidade, (cada reunião participavam aproximadamente 40 mães), abordando o tema PEDOFILIA e EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, sempre ensinando como age o pedófilo, suas características e preferências e como proteger seus filhos destes abusadores, dando aos seus atenção, amor e carinho.
b)      No dia 25 de Julho/10 Domingo às 8:00h da manhã a ONG-INE realizou um café comunitário para as crianças da comunidade dos Bairros BTN 01, 02 e 03, com participação de mais 120 crianças acima 05 anos e adolescentes, no salão da Igreja do Evangelho Quadrangular do BTN02. E com brincadeiras pedagógicas foi transmitido para as crianças sobre o valor inestimável da vida, o bem que faz em estar perto dos pais e como amar a si mesmo e valorizando a si próprio.
c)      E no dia 15 de Agosto/10 a ONG-INE realizou no mesmo salão da Igreja do Evangelho Quadrangular no BTN02, domingo às 8:30h da manhã um café comunitário com cerca de 50 mães, que participaram de brincadeiras e atividades que elucidam a interatividade familiar e cria laços com os filhos, no intuito de criar afetividades entre mães e filhos resultando em prevenção, já que a família estará mais coesa e recebendo amor um do outro.
d)      Da segunda quinzena do mês de Agosto/10 a  primeira quinzena do mês de Outubro/10 a ONG-INE realizou sempre as quartas-feiras no salão da 1ª- Igreja do Evangelho Quadrangular no centro da cidade, reuniões  com cerca de 45 mães participando em cada reunião. Os mesmos métodos usados nas reuniões do BTN02 foram usados no centro de Paulo Afonso. Reuniões otimizadas com dinâmicas e palestras áudios-visuais, as mães sentiram felizes por aprenderem a proteger o que ser humano mais tem de precioso – seus filhos.

Campanha Solidária em prol de Alagoas
        Período Julho/10 a Setembro/10
A ONG-INE realizou junto com a comunidade, empresas parceiras, Igrejas, uma significante arrecadação de donativos como agasalhos, colchões, brinquedos, camas, fogão, água mineral e mais 15 (quinze) toneladas de alimentos para os desabrigados das enchentes do Estado de Alagoas. 
Cerca de 300 famílias foram beneficiadas com as doações, que foram entregues pela própria ONG-INE, com seu Presidente, Diretoria e mais 12 voluntários em duas vezes. Sendo a primeira entregue com transporte voluntário de fies da Igreja do Evangelho Quadrangular e a segunda vez o transporte foi gentilmente cedido pela CHESF.

Campanha em prol do Toque de Acolher
No dia 13 de Setembro/10 houve a Audiência Pública no Memorial Chesf, com efetiva participação dos pauloafonsinos e demais Autoridades regionais, estaduais e nacionais.
UM MARCO PARA PAULO AFONSO
O público alvo foi receptivo a proposta, estiveram presentes,
•  Várias outras autoridades,entre elas, juízes, deputados, vereadores, delegados, Polícia Militar, Exército, Poder executivo, entre outras,público em geral, somando mais de 400 participantes.
A ONG-INE preocupada com o envolvimento de menores em crimes, ora muitas vezes praticado a noite, propôs para a população a discussão da implantação desta Portaria em Paulo Afonso, com o objetivo de se tornar mais um mecanismo de defesa das crianças e adolescentes, que tanto tem se envolvido em situações de riscos.
        
                               Resultados  
                                                
A ONG-INE se consolidou neste ano com seus trabalhos pela melhoria de vida da sociedade menos favorecida. Alcançou famílias e provocamos mudanças benéficas como cidadãos, como pessoas e trouxe informações precisas de como proteger seus filhos, e alcançarem a tão sonhada qualidade de vida por meio de seus valores e potencial que há dentro de cada um. Houve inúmeros sorrisos, alegrias e sentimento de satisfação em todo trabalho executado.
Reconhecimento
A ONG-INE recebeu da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso no mês de Setembro/10 a Moção de Aplausos, em reconhecimento de seus trabalhos em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário e a comunidade em geral, pela luta dos direitos da criança e do adolescente em nossa cidade e região.

Obrigado a todos que nos apoiaram,
Em 2011 estamos juntos novamente, na esperança de uma vida melhor pra todos.

Jânio Cardoso
Diretor do INE

    Sem comentários:

    Enviar um comentário