quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Geral

Paulo Afonso: Eleita a primeira diretoria do Conselho Regional da ZT Lagos e Canions do São Francisco

Antônio Galdino
Folha Sertaneja


Crédito: Eduardo Cruz
A partir da esquerda, representantes da Chesf,<br>Prefeitura de P.Afonso e Agendha
A partir da esquerda, representantes da Chesf,
Prefeitura de P.Afonso e Agendha
Sob a direção do coordenador da comissão provisória pró-organização do Conselho Regional de Turismo, Antônio Galdino e de Rose Oliveira, do Programa de Regionalização do Turismo, da Bahiatursa, de Salvador, e com a presença da maioria dos seus membros, quatorze com direito a voto e suplentes, foi eleita por unanimidade a primeira diretoria do Conselho Regional de Turismo da Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco, que abrange os municípios de Paulo Afonso, Glória, Santa Brígida, Abaré e Rodelas.
De acordo com o Art. 6º do seu Estatuto, aprovado em Assembléia Geral do dia 13 de setembro, o Conselho Regional é dirigido por uma diretoria formada pelo um Coordenador Geral (equivalente a Presidente), um Coordenador Adjunto (equivalente a vice-presidente) e um Secretário Executivo, eleitos por maioria simples pelos membros do Conselho.
 A Assembléia Geral reunida na tarde desta terça-feira, dia 14 de Dezembro, na Sala 15 do Colégio Sete de Setembro elegeu por unanimidade a seguinte diretoria:
Coordenador Geral – representante do Município de Paulo Afonso
Coordenador Adjunto – representante da Chesf em Paulo Afonso
Secretário Executivo – representante da Agendha.
Mardo David Mardo DavidRepresentantes de varias instituições presentes
Na reunião que elegeu a primeira diretoria deste Conselho Regional de Turismo estavam presentes 14 membros com direito a voto e vários suplentes. A diretoria foi eleita por unanimidade. Estavam presentes as seguintes instituições:
Prefeitura de Paulo Afonso - Antônio Galdino da Silva
Prefeitura de Glória – Ana Patrícia
Chesf – Rosângela Menezes
Codevasf – Ivana Belfort
Bahiatursa – Rose Oliveira
ONG Athuar – Silvano Vanderley
Associação de Mulheres de Glória –
AGENDHA – Mardo David
AGTURB – Eduardo Cruz
SEBRAE – Nadja Monteiro
SENAC –
CDL – Maciel Teixeira Lima
ASCOPA – Cíntia
ABIH/PA – Walter Carvalho (Executive Hotel)
SINDETUR/PA – Maíra (Trilha Turismo)
FASETE – Cleonice Vergne
DEMTUR – Cristiane, Marlos, Rubelvânio, Richardson, Ana Lúcia e Gisilaine
Eduardo Cruz Eduardo CruzApós a eleição membros do Conselho posam para a história
O Conselho Regional da Zona de Turismo Lagos e Cânions do São Francisco terá como membros titulares e seus respectivos suplentes, conforme o Art. 5º do seu Estatuto:
- dois (2) representantes do Setor Público Federal
- quatro (4) representantes do Setor Público Estadual
- cinco (5) representantes do Setor Público Municipal (as prefeituras)
- quatro (4) representantes do Terceiro Setor
- cinco (5) representantes do Setor Privado e
- dois (2) representantes da Comunidade Científica, num total de 22 membros.
O Conselho de Turismo dos Lagos e Cânions do São Francisco é uma instância de governança regional estabelecido em Paulo Afonso e funcionará de forma itinerante nos municípios de sua abrangência que são Abaré, Rodelas, Glória, Paulo Afonso e Santa Brígida e tem por missão apoiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável nestes municípios baianos por meio da proposição e análise de políticas, programas, projetos, planos e iniciativas para articulação dos atores e instâncias governamentais, não governamentais e empresariais regional, estadual, nacional e internacional.
Dentro das diretrizes adotadas pelo Conselho Regional de Turismo estão, dentre outras:
- Atuar como fórum de discussão, consenso e deliberação sobre as estratégias e prioridades de desenvolvimento turístico em sua área de abrangência;
- Divulgar suas ações junto aos Conselhos Municipais e governanças similares;
- Avaliar ajustes necessários à boa conduta e dinâmica de trabalhos de forma sistemática e contínua;
- Apoiar e fomentar a gestão de políticas, programas e projetos de interesse do turismo;
- Articular instituições e parlamentares das esferas municipal, estadual e federal para a captação de recursos e atração de investimentos e benefícios para a região;
- Sugerir aos órgãos em todas as instâncias de governo áreas e setores prioritários para alocação de recursos no âmbito da atividade turística sustentável, socioambiental, econômica, educacional, estrutural dentre outras;
- Criar Comitês, Grupos e/ou Comissões de Trabalho para atender às atividades do Conselho.
A expectativa é que o novo cenário que se estabeleceu na região com as eleições de outubro de 2010 quando o governador reeleito Jaques Wagner teve entre 66% a 81% dos votos nos municípios desta Região dos Lagos e Cânions do São Francisco, o Deputado Federal Mário Negromonte, que assume o Ministério das Cidades também obteve uma votação na região de 26% a 52% nestes municípios e a presidente Dilma teve votação que superou os 81% em todos os municípios e chegou até a 90,55% de aceitação na região.
Estes percentuais permitem imaginar que estas lideranças reconheçam a necessidade de alocação de recursos e investimentos para esta região.
A estes números, acrescente-se as votações de Paulo Rangel, Elmar Nascimento e Mário Negromonte Júnior, eleitos para a Assembléia Legislativa da Bahia e dos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, eleitos para o Senado com expressiva votação na região.
Todos se comprometeram, em suas campanhas, com o desenvolvimento desta região. A Chesf, onde tudo começou, assim como empresários, instituições e prefeituras da região, assim como a imprensa regional, serão parceiros para que se conquistem as metas almejadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário