sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Chuva para a chegada de 2011

Céu com muitas nuvens e chuvas em toda a Bahia neste final de semana Para Salvador, possibilidades de chuvas fracas
P.A InDoOr
Crédito: Imagem ilustrativa

Para quem deseja que o calor, que já toma conta deste verão fique mais ameno, pode contar com um pouco de chuva para passar a entrada do ano novo. È a previsão do serviço de meteorologia da Bahia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). A explicação para as condições do tempo na Bahia até domingo (02/01/2011) está associada às instabilidades provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - uma banda de nebulosidade que se estende desde a região amazônica passando pelas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, deixando o céu encoberto no setor centro-sul do Nordeste brasileiro.

A nebulosidade provocada pela ZCAS influencia as regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul do Estado, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado, onde são esperadas chuvas com intensidade variando de fraca a moderada. Este mesmo sistema associado ao calor, também reforçará o aumento da nebulosidade nas regiões do Recôncavo e Nordeste do Estado, porém eventos de chuvas significativas podem ser registrados em algumas áreas dessas regiões.

As condições do tempo previstas para a capital baiana e Região Metropolitana, entre os dias 31/12/2010 (sexta-feira) e 02/01/2011 (domingo), é de céu com nebulosidade variável e possibilidades de chuvas fracas. As temperaturas máximas deverão variar de 28°C a 30°C em todo o Estado, exceto no setor nordeste onde se espera que as máximas cheguem aos 34°C. Por outro lado, as menores temperaturas previstas deverão variar de 20°C a 23°C, com valores podendo atingir 18°C nas áreas mais elevadas da Bahia.


Maré
Entre os dias 31/12/2010 (sexta-feira) e 02/01/2011 (domingo), a elevação das marés deverá oscilar entre 1,8 metros e 2,1 metros (maré alta) em torno das 1h e 13h e entre 0,2 metro e0,6 metro (maré baixa) em torno das 7h e das 19h. Em toda a faixa litorânea da Bahia, a agitação das ondas será de intensidade fraca e a altura média em torno de 1,5 m.


Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs), durante este período, deverão ficar na categoria de intensidade extrema (com índices oscilando entre 12 e 13) em toda a região Nordeste do Brasil. Isto significa que, os cuidados de não se expor ao sol entre as 10h e 16h, usar protetor solar, bonés, óculos escuros e roupas leves são recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção de câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.


Mais informações
Ascom Ingá

Sem comentários:

Enviar um comentário