quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Esporte

PERGUNTAR OU PROVOCAR NÃO OFENDE: TUDO É BEM VINDO!


image
Credito: Divulgação
Jornalismo com seriedade

Por conta da matéria de nossa autoria, que foi veiculada no dia 27/11/2010, 00:48:00, intitulada “CAMPO E SALÃO:JOGOS DO FINAL DE SEMANA”, o Site Noticias do Sertão recebeu comentários do Internauta Mário Vitor (um dos, já que existem tantos!), datado de 27/11/2010; 11:40:35, no qual ele escreveu: (...) “Por que será que o Site não divulga notícias da Seleção de Futsal? Alguma mágoa ou raiva? Eis a questão.” Ai nós perguntamos: que questão, Mário, você está sabendo algo a respeito? Agradeceríamos se nos deixasse a par de qualquer registro que obrigasse a transcrição daquilo que você está cobrando na nossa matéria. Afinal, a divulgação que o craque considera tão importante não recebeu patrocínio e por conta disso não estávamos obrigados a veiculá-lo.
Em contrapartida, o Internauta Lalau do Esporte, num comentário feito dia 28/11/2010, 01:57:54, contra argumentou e teceu a seguinte opinião: “Se nenhum Site, Televisão, Jornal, Revista, Blog e Rádio não está divulgando esse Campeonato, por que nosso Site local iria divulgar? Tudo isso mostra o quanto ele é prestigiado pela mídia baiana”. Está vendo, Mário, o veterano jogador pensa diferente e o comentário dele se adapta melhor à filosofia da mídia, pois não somos únicos nem exclusivos no universo da Internet.
Dê-nos uma à parte: no time de Futsal que está representando Paulo Afonso, todos ganham dinheiro (e muito, para a realidade da Praça, apesar de não revelarem e ficarem cheios de cólicas e espumando quando alguém provoca sobre o assunto). E outra: todas as pessoas que estão ao redor do futebol de salão local, políticas ou não, tiram proveito próprio, mordem um pedacinho do bolo... Ninguém está ali porque o time pode chegar à Copa Brasil ou competições afins. Quer ver o “amor” à camisa que todos têm? Feche a torneira da grana que jorra ali sem prestação de conta e sem hidrômetro financeiro para que a comunidade fique sabendo (afinal, a quase totalidade dos recursos repassados é dinheiro público). Os pauloafonsinos devem conhecer os números para ter a certeza de que a relação custo-benefício está valendo a pena. Isto tem um pouco a ver com estatística, sabe, mas com seriedade e força de vontade gente que saca do assunto, como um bom contador, faz.
Olha, Mário, pegando uma carona no que Lalau escreveu, recentemente, quando estávamos no Ginásio Luís Eduardo Magalhães, cobrindo jogos do Campeonato dos Comerciários, que acontecem apenas aos domingos pela manhã, na véspera, sábado, tinha sido disputado jogo do time de Futsal de Paulo Afonso. Um ex-jogador, que teve seu momento áureo no cenário do Futebol de Salão, da era gloriosa do CPA, perguntou-nos se estávamos acompanhando o Campeonato Baiano. Dissemos que não e ele falou o seguinte: “não está perdendo nada, é uma vergonha, porque os times que vêm jogar aqui mais parecem pega na rua: tenho vindo (ele) porque meu filho gosta e pede para trazê-lo”. Viu?
Então, por que ficar se vangloriando, mascarando o cenário, se estamos enfrentando somente patos mortos? Isto vem justificar a queda sucessiva de público nas arquibancadas como fomos informados. Ou não? A verdade, somente a verdade, principalmente por parte da Imprensa, que não pode ficar jogando para baixo do tapete alguns fatos que ocorrem ali no Amarelão, nem cair na conversa daqueles que entendam estar perdendo terreno se as críticas começarem a fluir. Encaixa-se aqui um pensamento de Millôr Fernandes: “Livre Pensar é só Pensar”, ou seja, o Repórter, a Imprensa, pode pensar tudo, mas falar tudo, de jeito nenhum. Censura? Pelo amor de Deus não.. Passou este tempo! Dirigentes do desporto local têm como hábito escreverem massageando seu próprio ego e não aceitam que lhe tirem uma vírgula. Quem faz Rádio ou Mídia que se respeite não pode concordar com isto. Para não ser conivente com a “Imprensa de Mentirinha” é melhor procurar outra profissão.
Continuemos: no dia 28/11/2010, 11:37:45,  o Internauta Mário Vitor voltou à carga e digitou aqui no Site Notícias do Sertão: “ E por quê os outros não prestigiam? O povo de Paulo Afonso não pode? Saiba você, Caro Lalau, que o campeão do Campeonato Baiano de Futsal se classifica para a Taça Brasil de Clubes da Primeira Divisão; aí, só vamos apoiar o time quando estivermos bem? Que espírito é esse? Por isso que o esporte pauloafonsino não vai pra frente”.
Olha, Mário, você certamente está vendo todo este estado de coisas como jogador, foi unilateral e em nenhum momento se lembrou que a mídia fornece dados e informações, mas ela sobrevive dos patrocínios. Vamos retornar a um dos nossos parágrafos, quando imaginamos se for retirado o dinheiro que gira em torno do futsal de Paulo Afonso para poder mantê-lo com toda a pujança e status, elogiado pelos torcedores. Pergunte quanto a Imprensa local recebe para divulgar o futsal e o desporto da cidade como um todo. Aqui pra nós, Mário, você vai chorar com peninha dela e começará a entender que um dia aquelas pessoas que se predispuseram a colaborar e só levam pontapés cansaram e deixaram de ser porta-vozes de quem não tem um pouco de respeito por quem as promove e propaga. Sacou? Pra você, o que é bom para o Futsal? O que na sua opinião faz a Imprensa?
Aqui pra nós, discordamos daquilo que ali está citado: “Que espírito é esse? Por isso que o esporte pauloafonsino não vai pra frente”. Mário, esporte é plural.. No ramo da divulgação, o céu nasceu pra todos e ninguém é a estrela máxima, dono do pedaço e somente ele abocanha tudo sozinho. Agora, que o esporte pauloafonsino não vai pra frente porque um Site não divulgou partida de futsal? Que é que é isso? Nosso esporte tem altos e baixos porque está sendo administrado por pessoas que não possuem a qualificação devida, falta-lhes o espírito profissional para a coisa sempre tratada com exacerbada dose de amadorismo. O resultado está aí: começa com tudo, vai por ali, escorrega acolá, depois, naufraga por conta do olho grande dos fracos e despreparados, de invejosos, da política dos equivocados que ainda não se libertaram de apadrinhamentos, dos “entendidos” nos lugares errados. Isto, sim, tem feito estragos no contexto esportivo local. Obrigado, Mário, muito grato, Lalau! Voltem a escrever, pois a ferida continua aberta e só vai sarar com muito diálogo! ‘TODO CONFLITO É CONSTRUTIVO; DESTRUTIVO É O CONFRONTO”.
Por Nilson Brandão

Sem comentários:

Enviar um comentário